O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Diretório Acadêmico de Jornalismo (DAJOR) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindiJorRS), convidam a comunidade acadêmica e o público em geral para a palestra “Saúde Mental e Jornalismo Internacional”, com a jornalista Mônica Cabañas.
O encontro acontece na segunda-feira, 6 de outubro, às 10h, pelo Google Meet, no link: https://meet.google.com/hfu-hiuf-fyr.
A participação garante certificado de 2 horas de atividade complementar para os estudantes.
Mônica Cabañas é uma profissional com trajetória marcada pela diversidade, profundidade e compromisso com a transformação social. Com mais de três décadas de atuação em diferentes continentes, conecta comunicação, políticas públicas e saúde mental, trazendo uma perspectiva única sobre o papel do jornalismo em contextos internacionais e na promoção do bem-estar dos profissionais da área.
Currículo resumido
Doutora em Educação pela Universidade Santander do México, Mônica Cabañas possui Mestrado em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha), Mestrado em Administração pela Universidade Autônoma do México (UNAM), Mestrado em Terapias Ericksonianas pelo Centro Ericksoniano do México (CEM) e MBA em Gestão de Seguridade e Previdência pela Fundação Getúlio Vargas. É também especialista em Comunicação Grupal pela PUC/RS.
Atualmente, é diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindiJorRS), onde coordena o Núcleo de Saúde Mental e Qualidade de Vida. Vive na Suíça, atuando como correspondente internacional para veículos como Brasil de Fato RS, Rádio FM Cultura e o programa Paralelo 30 da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Também é editora do jornal on-line Versão de Jornalistas do SindJoRS.
Data: Segunda-feira, 6 de outubro
Horário: 10h
Local: https://meet.google.com/hfu-hiuf-fyr
Certificação: 2h de atividade complementar
Uma oportunidade imperdível para refletir sobre os desafios da prática jornalística e o cuidado com a saúde mental em tempos de intensas transformações globais.
