Abertura de vagas de estágio

abertura de processo de seleção de estágio obrigatório nos termos do Edital 148/2025 do Programa de Estágios na UNIPAMPA.

1. DA VAGA

1.1. As vagas ofertadas seleção são destinadas a estágio obrigatório para estudantes regularmente matriculados em cursos da UNIPAMPA.

1.2. Descrição da vaga

Campus ou Setor da Reitoria: São Borja

Local da vaga ofertada:  Projeto de Extensão Pampa News: Webtelejornal da Unipampa

Supervisor: Roberta Roos Thier

Vagas: 03

Cursos de origem dos estudantes: Jornalismo

 

2. ATRIBUIÇÕES DO ESTAGIÁRIO:

2.1. Serão atribuições do estagiário:

a) Produção de pautas;

b) Participação nas reuniões de pauta semanais;

c) Gravação de reportagens e entrevistas;

d) Gravação do programa semanal;

e) Edição;

f) Publicação do conteúdo.

3. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO e REQUISITOS

3.1. Para seleção serão utilizados os seguintes critérios de seleção e pesos:

Critérios de Seleção

Peso

Desempenho Acadêmico (Histórico)

2

Entrevista

2

Currículo Lattes

2

Habilidade com produção audiovisual

4

3.2. Os candidatos devem atender integralmente aos seguintes requisitos:

3.2.1. ter disponibilidade de horas semanais para o estágio obrigatório;

3.2.2. estar regularmente matriculado em componente curricular obrigatório de Estágio ou equivalente;

3.2.3. ter integralizado os pré-requisitos do componente curricular de estágio obrigatório definidos no Projeto Pedagógico do Curso.

3.2.4. ter disponibilidade de horas semanais para realização do estágio;

3.3. É de responsabilidade banca de seleção verificar os requisitos dos candidatos , durante o processo de seleção.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição dos discentes que desejam participar da seleção será realizada via GURI, no endereço https://inscricoes.unipampa.edu.br/

4.2. Para a inscrição, o discente candidato deverá anexar:

a) Histórico escolar simplificado atualizado gerado no Portal do Aluno (GURI), em formato PDF.

b) Comprovante de matrícula na disciplina de Estágio (poderá ser apresentado durante a elaboração do termo de compromisso de estágio)

c) Caso candidato concorra as vagas reservadas para pessoa autodeclarada como preto, pardo ou indígena, deve apresentar a autodeclaração de raça/etnia para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos);

d) Caso candidato concorra as vagas reservadas para pessoa com deficiência, deve apresentar  Laudo médico de especialista na área da deficiência, preferencialmente no modelo disponibilizado pela UNIPAMPA, emitido nos últimos doze meses, que contenha parecer legível do grau ou o nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID-10), provável causa da deficiência e a dificuldade apresentada pelo candidato – física, mental, visual, auditiva ou múltipla – para o exercício ou desempenho de atividades acadêmicas (somente para candidatos com deficiência).

4.2.1 Candidatos que ingressaram na Unipampa pela reserva de vagas nas ações afirmativas estão dispensados de apresentar a documentação que se refere nos itens c) ou d), pois serão solicitados pela banca de seleção à Secretaria Acadêmica do campus do candidato.

5. RESULTADOS

5.1. Os resultados provisório e final deverão ser publicados por ordem de classificação, para que, caso necessário, seja realizada a devida substituição do estagiário.

5.2. A divulgação dos resultados provisório e final serão em ordem de classificação nas datas estipuladas no conforme cronograma desta Chamada Interna.

5.3. Os resultados provisório e final deverão conter as notas atribuídas a cada critério exigido no item 3.1 desta chamada interna.

5.4.  Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 6 (seis).

5.5. Caso o número de inscritos ou homologados seja igual ou inferior ao número de vagas oferecidas, a banca de seleção poderá optar por não realizar a classificação dos candidatos, e sim, apenas a verificação do atendimentos dos requisitos pelos candidatos, devendo ser publicado o resultado final da seleção.

6. CRONOGRAMA:

Período de inscrições de candidatos via Sistema GURI

https://inscricoes.unipampa.edu.br/

02/09 até 04/09/2025

Homologação das inscrições

05/09/2025

Resultado da homologação das inscrições

05/09/2025

Período para interposição de recurso

06/09 até 08/09/2025

Resultado Final da homologação das inscrições

09/09/2025

Entrevista (caso haja)

10/09/2025

Data provável para publicação do Resultado Provisório da Seleção

11/09/2025

Interposição de recursos via GURI

11/09 até 12/09/2025

Data provável para publicação do Resultado final

15/09 até 16/09/2025

Data provável para o início das atividades do estagiário

17/09/2025

 

7. disposições finais

7.1. É requisito OBRIGATÓRIO​ para a efetiva realização e início das atividades de estágio a celebração do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) entre o estagiário e a Universidade Federal do Pampa. Para a celebração do TCE, o setor que oferta a vaga de estágio deve encaminhar o processo SEI referente à seleção para o interface de estágio do campus.

7.1.1. Para elaboração do TCE o discente deverá preencher o formulário do seu respectivo campus, disponível no endereço https://sites.unipampa.edu.br/estagios/orientacoes-para-realizacao-do-tce-via-sei/

7.2. O termo de compromisso de estágio (TCE) somente será efetivado caso as atividades a serem desenvolvidas pelo discente tenham relação com as áreas de conhecimento e de atuação profissional expressas no perfil do egresso do curso com o qual o discente possui vínculo, conforme descrito em seu projeto pedagógico.

7.3.1. É atribuição da Coordenação de Estágio (quando houver) ou da Coordenação de Curso validar as atividades previstas no TCE.

7.4. A inscrição do candidato implica a aceitação das condições expressas neste Edital e na respectiva Chamada Interna e das decisões que possam ser tomadas pela UNIPAMPA em casos omissos.

7.5. Casos omissos a este Edital e a Chamada Interna de Seleção de Estagiário serão resolvidos em primeira instância pela Coordenação Acadêmica e segunda instância pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Seleção de bolsista de extensão para a 3ª Mostra I4 Documenta

Informações:

🚨 Vaga de Bolsa de Extensão 🚨

O Projeto 3ª Mostra i4 Documenta está com 1 vaga para bolsista de extensão!
📅 Período: setembro a dezembro/2025
⏰ Dedicação: 12h semanais
💰 Valor: R$ 300,00/mês
🎬 Atividade: auxiliar na preparação da 3ª Mostra i4 Documenta
📜 Certificação de horas de extensão

👉 Requisitos:

  • Estar regularmente matriculado(a) nos cursos de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda da Unipampa no semestre 2025/2.
  • Ter disponibilidade de 12h semanais.
  • Conhecimento em ferramentas de produção e divulgação em mídias sociais.

📌 Envie seu Currículo Lattes até 05/09/2025 para: sarafeitosa@unipampa.edu.br

Vem fazer parte dessa experiência e contribuir com a Mostra! ✨

Unipampa São Borja recebe projeto do grupo RBS Primeira Pauta

O projeto Primeira Pauta, que há 16 anos incentiva estudantes de todo o Rio Grande do Sul a produzirem vídeos e participarem do concurso que oferece uma semana imersiva no Grupo RBS, teve como palco, no dia 26, o campus da Unipampa em São Borja.
Por meio do Google Meet, duas jornalistas renomadas participaram do encontro: Juliana Motta, correspondente da região Centro-Oeste, com atuação em Santa Maria, e Mariah Coelho, responsável pela cobertura da região Oeste, em Uruguaiana. Elas proporcionaram uma troca esclarecedora sobre o funcionamento do Primeira Pauta e a rotina de trabalho no telejornalismo, área tão admirada pelos estudantes.
O encontro durou cerca de uma hora e meia, dividido em dois momentos. O primeiro foi voltado a orientar os alunos sobre como produzir o vídeo de inscrição: o que dizer, como se destacar e quais pontos são avaliados. Mariah, egressa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), compartilhou sua experiência como participante selecionada do Primeira Pauta “No ano em que participei era pandemia, então foi tudo remoto, mas mesmo assim foi algo inesquecível. Aprendi muita coisa e tive contato com jornalistas que eu só via pela televisão” Há um ano e meio no Grupo RBS, Mariah destacou que ter participado do projeto a ajudou a conquistar espaço, já que permaneceu no banco de talentos da emissora.
O segundo momento foi voltado à troca de experiências sobre a rotina jornalística. Juliana Motta trouxe relatos sobre os desafios e emoções da profissão, destacando a cobertura do desastre da Boate Kiss, quando foi uma das primeiras jornalistas a chegar ao local “A rotina prepara, mas não blinda. Cada vez que há envolvimento com situações difíceis, isso me atravessa como sujeito, não apenas como jornalista” O relato reforça a relação com a teoria do newsmaking, que evidencia o papel do jornalista como profissional da mídia, mas sem desconsiderar sua dimensão humana diante das situações que vivencia.
Ao final, os estudantes participaram ativamente com perguntas sobre como lidar com a imprevisibilidade da profissão e de que forma se tornar um profissional multimídia, temas que refletem as inquietações de quem sonha em integrar grandes equipes de comunicação. O Primeira Pauta, nesse sentido, tornou-se mais palpável e próximo da realidade dos futuros jornalistas. Amanda Moreira, estudante do 6º semestre, conta que esta é sua terceira participação na reunião do Primeira Pauta. Além de aprender sobre o concurso, ela ressalta
que, a cada edição, conhece jornalistas que compartilham suas experiências “O que me chamou a atenção foi a fala muito sensata das meninas, que abordaram o multiplataforma e como os jornalistas precisam ser versáteis, desenvolvendo essas habilidades” Amanda disse ainda que pretende participar, pois está se sentindo mais segura em relação à sua formação. Esse encontro é importante para intercâmbio entre alunos com profissionais gabaritados que já trabalham na área, e agregam na formação dos discentes que serão os futuros profissionais a atuar nesses espaços midiáticos.

Texto: Heloisa Teixeira Domingues, bolsista da Coordenação do Curso