Da teoria à prática: As experiências das aulas laboratoriais no curso de Jornalismo

Professores e estudantes relatam suas percepções e divulgam amostras do que fazem

No curso de Jornalismo da Unipampa, a partir do quarto semestre, os alunos começam a exercitar aulas laboratoriais,  deixando de focar exclusivamente no estudo das teorias dos semestres iniciais e começando a vivenciar as aulas práticas.  O ensino, por exemplo de Produção Audiovisual Jornalística I, disciplina que marca o início das práticas em telejornalismo, favorece a aprendizagem na perspectiva do telejornalismo em sua origem, como também no acompanhamento tecnológico que vem se obtendo com o passar do tempo.

É neste espaço que os alunos têm a oportunidade de colocar em prática essas constantes mudanças e transformações discutidas em sala de aula, integrando o aprendizado teórico às experiências reais de produção audiovisual. A professora Roberta Roos Thier, que ministra os componentes de Tele I e Tele II, considera que as dificuldades que estão presentes neste desafio, são dificuldades que acontecem tanto para quem é aluno, quanto para quem entra no mercado de trabalho. E são nestas aulas que ela observa a funcionalidade dos discentes.  O seu objetivo em aulas laboratoriais é observar se tudo que foi dado em aulas expositivas irá fazer sentido em uma aula prática.

“A aula de pauta”, diz ela, “tem coisa mais simples do que uma lauda de pauta? Ahhh… como é que eu produzo a pauta? Ahhh… a pauta é pra isso, pra ver o tema, pra ver as fontes, pra ver o endereço, pra ver o telefone e colocar as informações. Mas, na hora que nós formos exercitar surge um monte de dúvida. Onde é que eu coloco, como é que é, o que a gente faz, então é justamente isso: Uma coisa é ver na teoria e outra coisa é praticar, por mais simples que seja.” ressalta a docente.

Há cerca de 11 anos, durante sua trajetória como professora de audiovisual, surgiu a necessidade de criar o Pampa News, com o intuito de ser um laboratório de prática experimental para alunos exercitarem a produção audiovisual.  O objetivo principal do Pampa News é o de dar aporte a experiências práticas, servindo como um trampolim para o mercado de trabalho.

Durante os componentes práticos, os docentes avaliam o que os alunos produzem e levam em conta vários aspectos sobre as novas turmas, principalmente, o número de alunos, o perfil de cada um e a forma como poderão ser desenvolvidas as atividades. E como o tempo acaba se tornando curto, na maioria das vezes, não se consegue explorar significativamente a forma individualizada de cada discente. Foi para isso, segundo a professora Roberta, que o Pampa News surgiu, servindo de apoio e exercício focado nas práticas.

Todo o aluno que sente essa necessidade de experimentar e exercitar algo novo tem total perfil para fazer parte da equipe. O querer, de acordo com a professora Roberta, é o perfil adequado para realizar trabalhos laboratoriais como aulas em estúdios. Essas aulas laboratoriais são decisivas em relação a muitos aspectos da vida do aluno no curso de Jornalismo. A aluna Kendra Caroline Chaves D’avila, por exemplo, destaca a importância de poder estar praticando aulas laboratoriais: “Às vezes, no começo, geralmente, a gente não consegue fazer perfeitamente as coisas, mas, depois a gente vai pegando a prática, e aí a gente consegue desenvolver um método próprio da gente de fazer uma reportagem, de coletar um dado, confirmar uma informação. Eu acho que é válido pra gente isso, pra gente fazer os nossos próprios métodos para entrar no mercado de trabalho bem estruturado”, avalia, levando em conta sua experiência.

Além de toda a sua importância dentro da vida acadêmica, as aulas laboratoriais também  geram desafios na vida de cada discente. E além de ouvir e buscar tomar notas das explicações dos professores, os estudantes também devem ter o perfil de querer exercitar todos esses fundamentos. O aluno Matheus Henrique Ribeiro destaca que: “O aluno sair da zona de conforto, sair ali da teórica, da sala de aula, onde a gente vai aprendendo como faz, e chegar no laboratório e botar em prática tudo que aprendeu na sala de aula. O perfil do aluno é aquele estudante que quer saber mais, não só aquilo que aprende, mas também chegar em casa e estudar, e pesquisar, e sair procurando, e vendo vídeo de como faz tal coisa, pegar no seu próprio celular e fazer na área de campo, na rua.”

Além do Pampa News, outro importante espaço de prática jornalística para os alunos da Unipampa é a Agência Experimental de Jornalismo, a I4. Criada em 2013, tem por objetivo realizar a produção de conteúdos jornalísticos diferenciados, possibilitando a experimentação, inovação e interação com o público a partir de variados sistemas de produção. É na I4 que os discentes conseguem simular várias situações reais de coberturas jornalísticas. Um exemplo mais recente foi a cobertura das eleições municipais em São Borja. Durante este período, toda a equipe da I4 participou diretamente dos debates, e após a finalização, puderam conversar com os candidatos. Praticando e simulando, principalmente, a pressão do tempo em relação a uma redação.

Durante todo este percurso, as dificuldades são comuns para os estudantes. E assim como no Pampa News, na I4 não é diferente. Os alunos do curso de Jornalismo costumam ter uma carga horária extensa de componentes e por serem projetos extracurriculares, tanto a I4 quanto o Pampa News exigem ainda mais dedicação, ocupando um grande espaço no tempo de apuração e produção de notícias e conteúdos.

Além do tempo considerado um fator comum de dificuldades durante estes ensinos laboratoriais, outro desafio frequente nas aulas práticas é o de conquistar a credibilidade, algo que é inerente à profissão. Mesmo em uma agência de notícias como a I4, os voluntários frequentemente, enfrentam dificuldades ao tentar obter a confiança dos entrevistados.

A docente Alciane Nolibos Baccin, co-coordenadora da I4, ressalta a importância de equilibrar a teoria e a prática: “Tem que andar junto a teoria e a prática. Eu acho que praticar, fazer jornalismo a partir das técnicas é muito simples, agora tu ter uma reflexão profunda de como tu tá fazendo esse jornalismo, só quem já passou pela faculdade tem essa reflexão.”

Ela também enfatiza a necessidade de produzir um jornalismo de qualidade, onde a agilidade e a precisão caminhem juntas, exigindo um alto nível de dedicação dos participantes da Agência Experimental de Jornalismo.

A discente Elis Regina Rodrigues Madeira, voluntária da I4 aponta considerações valiosas sobre conseguir ligar as teorias com as práticas durante aulas e projetos laboratoriais. “Na faculdade, nós tivemos, redação I, II e III, dadas pelo professor Leandro e pela professora Alciane. Então, pelo que nós estudamos em redação, como escrever uma notícia, como escrever uma reportagem, como elaborar os títulos das matérias, isso a gente usa muito pra questão das produções das matérias para a I4. Então, sim, a teoria é ligada muito com a prática.” ressalta a discente.

As aulas laboratoriais oferecem uma prática de como é estar trabalhando com o jornalismo no dia a dia, tanto em uma redação quanto em um estúdio. A aluna Ana Carolina de Moura Conceição considera as aulas laboratoriais experiências mais próximas do núcleo do jornalismo e ainda destaca: “Eu me sinto muito bem fazendo essas aulas, porque eu acho muito legal. Eu adoro participar destas aulas porque nos semestres passados a gente não estava tendo muitas aulas práticas, e essas aulas práticas elas são uma forma de me imaginar daqui uns anos formada, me imaginar realmente trabalhando com o jornalismo depois que eu me formar.”

Todo aluno que busca cursar Jornalismo sempre almeja aulas práticas, mas é sempre importante destacar a importância de todas as teorias nos semestres iniciais. São elas que vão abrir portas para futuras práticas e compreensão de conceitos futuros. No curso de Jornalismo da Unipampa, oferece-se aos estudantes não apenas uma visão prática do trabalho jornalístico, mas também o preparo essencial para enfrentar os futuros desafios do mercado. A teoria e a prática, como destacam estudantes e professores, é o que realmente forma jornalistas reflexivos e capacitados para o futuro mercado de trabalho.

Links de alguns trabalhos disponíveis na íntegra em relação a alguns trabalhos realizados pelos discentes e voluntários da I4 e do Pampa News.

https://youtu.be/BdM0brg5qew?si=_RJj_0B2YumgfDr-

https://youtu.be/2NnkhFRnAO0?si=-GicicEw2OtySMpA

https://sites.google.com/view/i4plataformadenotcias/jornalismo/reportagem-i4?authuser=0

Texto: Amanda Moreira Ferreira, bolsista da Coordenação do Curso.

Crédito das Fotos: Jonatan Mancias Soares