Diretório acadêmico fala sobre sua gestão

Bolsista da Coordenação do Curso realizou entrevista com a chapa atual 

O Diretório Acadêmico de Jornalismo (DAJOR), está com uma nova gestão, trazendo novidades e divulgando seus objetivos. Atualmente, a nova coordenação é formada pelo presidente Matheus Henrique Ribeiro, pela vice-presidente Pauline Gonçalves, o tesoureiro Francisco dos Santos, a coordenadora acadêmica Elis Regina Madeira e a diretora de comunicação, Pâmela Anschau.  O objetivo principal do DAJOR, segundo seu presidente, é a luta pelos direitos e deveres dos estudantes na Universidade, além da busca de representatividade junto aos discentes.

Alguns projetos e iniciativas já tiveram “grande repercussão dentro desta gestão”, na avaliação que eles fazem do trabalho realizado. Um exemplo que citam é o das doações, no mês de maio, feitas em relação às enchentes que assolaram todo o estado do Rio Grande do Sul, inclusive, o município de São Borja. Foi neste período, explicam eles, que o Diretório Acadêmico mostrou a sua força. Através da mobilização dos estudantes do curso de Jornalismo, juntamente com a Atlética Raposas do Pampa e com os cursos de Publicidade e Propaganda e Direito, criaram-se iniciativas como a de arrecadação de donativos para as famílias ribeirinhas que estavam passando por aquele momento difícil.

A ação contou, segundo Matheus Ribeiro, “com a participação de 60 voluntários, sendo eles, alunos e também demais membros da comunidade acadêmica, amigos e pessoas dispostas a fazer o bem”.  Ele explica que “o valor total arrecadado foi de aproximadamente R$ 5 mil reais, dinheiro esse que foi direcionado para compras de mantimentos, produtos de higiene e limpeza, cobertores, etc”.

Segundo o presidente do DAJOR, aquela foi uma primeira missão do diretório e que começou com pouca mobilização, mas, que no decorrer dos dias, “tomou grandes proporções e possibilitou uma ajuda importante na vida de cada família atingida”.

“Atender demandas dos estudantes e buscar um meio ambiente acadêmico tranquilo” é algo que os atuais gestores “buscam fortemente”, segundo eles. É através de conversas recorrentes com os alunos do Curso, explicam eles, que assuntos como atividades externas, questões com os professores e tudo que envolva o meio acadêmico é tratado pelo DAJOR, sendo de total importância para os estudantes.

O Diretório Acadêmico conta também com o forte apoio da gestão do Campus e os contatos são estabelecidos através de frequentes mensagens em grupo de WhatsApp com o Diretor, Valmor Rhoden.  Este é um meio de comunicação onde são repassadas questões pertinentes que envolvem os discentes do curso de Jornalismo, explicam eles. O grupo de WhatsApp, chamado “Discentes de Jornalismo”,  favorece a troca de informação e atende a todas as questões acadêmicas que são de extrema importância para os alunos do Curso.

link do grupo: https://chat.whatsapp.com/FqHENXTQzbbBg21e5mG73A

O DAJOR tem “um papel fundamental dentro da vida de cada discente do curso de Jornalismo”, expressam os integrantes da chapa atual.  Nas palavras do atual presidente do Diretório Acadêmico (DAJOR), Matheus Henrique Ribeiro, que durante a antiga gestão, também já atuava  como Coordenador de Assuntos Gerais, foi a partir dessa sua atuação que ele foi convidado a assumir como presidente do Diretório.

“Uma das maiores satisfações é poder entender como funciona o curso de Jornalismo, não só com uma visão de discente, apenas, mas representar os discentes na direção, representar os discentes na coordenação, com os professores também, poder tá criando grupos, criando eventos que estão por vir, trazer palestras, enfim, e é bem gratificante.” ressalta Matheus Henrique.

As ideias e futuras novidades estão sempre sendo consideradas pela atual gestão. E é através das reuniões que ocorrem de 15 em 15 dias, durante as segundas-feiras, que são pensadas e elaboradas novas propostas e possíveis eventos. Durante todas as reuniões, a participação dos membros do DAJOR é muito significativa e todas as propostas e ideias ficam salvas em pastas no drive para possíveis discussões. É através dos encontros que são discutidas ideias de propostas e implementações, além de todas as questões que são debatidas com os alunos do curso durante o dia a dia.

Esse ano, a atual gestão do DAJOR vai buscar intensificar ainda mais a Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo e também irá trazer palestras e assuntos que envolvam ainda mais o interesse dos alunos em relação ao Curso. A ideia, segundo eles, é ter o apoio dos docentes que são da comissão de eventos, Eloisa Klein, Adriana Duval e Miro Bacin. As propostas mais significativas tratam da integração dos calouros, a apresentação do curso de Jornalismo e a possibilidade de oferecer um meio acadêmico mais atrativo e integrador para os futuros calouros.