Curso recebe visitantes de projeto social

Crianças e adolescentes de Maçambará estiveram com alunos de Jornalismo

Crianças e adolescentes do projeto social Ponto de Partida, promovido pela Prefeitura de Maçambará, tiveram a oportunidade de conhecer a Unipampa Campus São Borja. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre o educador social do projeto, Marcos Serres, e o professor do curso de Jornalismo, Eduardo Vieira da Silva. Os dois professores são amigos e se conhecem há alguns anos.

O passeio pelas dependências da universidade ocorreu na tarde de sexta-feira (13), e contou com a participação das crianças e adolescentes na aula do professor Eduardo da Silva, no componente de Produção Literária, no Curso de Jornalismo. A ideia foi incluir estes jovens numa agenda a São Borja e para que pudessem ter a experiência de participar de uma aula na instituição de ensino superior, e ter a oportunidade de conhecer o Campus São Borja.

Além disso, um dos principais momentos da visitação foi quando eles conheceram os laboratórios da Unipampa, especialmente o de TV. O Projeto Ponto de Partida é uma iniciativa da Prefeitura de Maçambará, por meio do Departamento de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O projeto faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é um serviço essencial da Secretaria de Assistência Social e do CRAS. Existem também espaços para outros segmentos sociais como idosos e mulheres da área rural, mas a ideia do projeto Ponto de Partida é atender crianças e jovens, ajudando principalmente no desenvolvimento cidadão, no fortalecimento da autoestima, da autonomia e no combate ao trabalho infantil e adolescente.

No projeto atendem-se jovens de 12 a 18 anos com o objetivo principal de integrar estes adolescentes à sociedade. É neste projeto que ocorrem debates sobre Artes, Educação Financeira e sobre o Meio Ambiente.

O projeto está completando três meses de inauguração, mas mesmo sendo recente, já é perceptível a evolução de muitos jovens em relação à integração social, metas de vida e sonhos, segundo os próprios participantes.

A ideia do nome “Ponto de Partida” tem como significado, conforme o projeto, o desenvolvimento de uma vida cidadã, participativa e independente, pensando nos efeitos a longo prazo, preocupando-se em como isso irá impactar na vida dos participantes.

Conforme destaca o educador social Marcos Serres: “Lugar de adolescentes e crianças, não é trabalhando, mas sim, estudando, se divertindo, sendo integrados na sociedade, criando vínculos, convivendo, se fortalecendo e se empoderando”.

Integrante do projeto, Helena Garcez, 18 anos, ressalta o quão significativo é poder visitar a Unipampa Campus São Borja: “Eu acho que eu fui a pessoa que mais ficou empolgada quando disseram que a gente ia vir aqui pra Unipampa, porque eu queria muito conhecer uma universidade, um lugar de curso, eu queria muito. Eu estou adorando aqui, estou achando aqui muito simpático, as pessoas daqui também.”

O professor Eduardo Vieira da Silva destaca a relevância da iniciativa de apresentar a instituição para estas crianças e adolescentes: “É importante que eles tenham acesso. O objetivo foi esse: garantir que eles conhecessem a Unipampa para depois poderem escolher se querem estudar aqui. Mas, acima de tudo, agora eles sabem que existe perto deles uma universidade com essa qualidade”, salienta o docente, que atua como professor substituto em Jornalismo e Relações Públicas no campus local.

A aluna Heloisa Teixeira Domingues, do segundo semestre de Jornalismo, que faz  o componente curricular de Produção Literária, participou desta aula compartilhada. Durante o intervalo da aula, ela estava tendo uma bate-papo com uma das integrantes do projeto, e foi neste momento de trocas que ela pode passar algumas informações pertinentes e esclarecer algumas dúvidas que pairavam durante o diálogo. Questões sobre como ingressar na Unipampa, moradia e os cursos que cada Campus oferece, foram alguns dos assuntos abordados na conversa entre as duas.

Heloisa considera valioso o processo de participação de outras comunidades para conhecerem a Unipampa e durante uma conversa com os seus colegas de curso, considerou ainda mais válido levar informações sobre a Universidade para municípios vizinhos, com o propósito de oferecer ainda mais conhecimentos sobre a Unipampa e esclarecer dúvidas sobre a instituição.

Ela ainda destaca: “Eu gostei muito da participação de todos na aula, eu senti que aquilo ali foi uma pequena amostra que acaba incentivando as pessoas a quererem participar daquele ambiente. Principalmente porque é uma aula bem didática com o professor Eduardo, então eu acredito que eles tenham conseguido compreender bem o que a gente estava fazendo ali, o foco da gente e dos cursos. Mas ainda sinto que a gente tem um déficit de divulgação do que a Universidade Federal faz.” ressalta a aluna da Unipampa.

Texto e fotos; Amanda Moreira Ferreira, bolsista da Coordenação do Curso.