Colação de grau interna diploma novos formandos

Solenidade foi realizada dia 5 de setembro, com presença do reitor da Unipampa

 

Mais um evento de colação de grau dos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social marcou a agenda da Unipampa no campus São Borja.  A colação interna realizada dia 5 de setembro, aconteceu no Campus I da Universidade durante a tarde e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos além de membros da comunidade acadêmica.

A mesa de autoridades foi composta pelo  reitor, Edward Frederico Castro Pessano , o diretor do Campus, Valmor Rhoden e os coordenadores dos cursos nesses três campos do conhecimento. A coordenação do Curso de Jornalismo esteve representada pela professora Eloisa Klein.

A sessão solene conferiu o título de Bacharel em Jornalismo aos nossos formandos. O estudante Jardel Carlos Souza Tavares esteve presente enquanto demais formandos, como as graduandas Maria Eduarda Greco Cargnelutti e Raissa pinheiro Stringuine realizaram suas formaturas em gabinete, uma modalidade fechada de colação de grau e prevista em regimento para quem justifique a impossibilidade de comparecimento às cerimônias públicas.

De acordo com a professora e coordenadora substituta do curso de Jornalismo Eloisa Klein, a alegria de poder ajudar esses concluintes em toda sua trajetória, gera uma grande satisfação de dever cumprido nos professores. “Nós conseguimos ajudar esses alunos a terminar a sua caminhada, além de ressaltar a nossa alegria de termos uma universidade pública, de podermos permitir aos alunos fazerem um curso inteiro de maneira gratuita, isso pra nós é uma grande satisfação, e saber que a gente deixou uma marca e que a gente contribuiu com cada um dos alunos que se formaram.” destaca a docente. A professora do curso, Alciane Baccin, homenageada, acompanhou a solenidade e prestigiou a outorga do título aos formandos.

O formando Jardel Tavares conta que tem ainda muitos outros desejos futuros dentro da sua jornada acadêmica. Seus planos e perspectivas prevalecem com fortes anseios para realizar o mestrado e o doutorado, além das fortes expectativas para se inserir no mercado de trabalho e atuar na sua área de formação.

“Eu sou um rapaz lá do norte, e eu vim de lá pra concluir aqui o ensino superior, a Unipampa é a minha segunda casa. Sentirei muita falta dos laços que criei aqui, das amizades, dos professores e do convívio com os meus amigos, as sociais que a gente fazia e os momentos que a gente se reunia entre amigos para realizar matérias e entrevistas. Tudo isso vai ficar guardado em um lugar bem especial pra mim”, disse Jardel.

Texto e imagens: Amanda Moreira Ferreira, bolsista da Coordenação do Curso

Café com Libras: Fortalecendo a comunicação de surdos na comunidade

Projeto visa a Comunicação Cidadã com envolvimento de docentes e alunos

  Uma tarde enriquecedora, de aprendizados, muito conhecimento partilhado, Libras e muito café. O primeiro encontro do segundo semestre do ano do Projeto de Extensão Café com Libras, registrado há três anos o no Curso de Jornalismo, foi realizado na Praça da Lagoa neste sábado(31). Com diversas atividades teóricas e práticas interativas de sinais relacionados a letras do alfabeto, alunos e professores interagiram com pessoas da comunidade, numa integração entre surdos e não surdos.

    O Projeto Café com Libras vem desenvolvendo um ambiente de crescente trocas de conhecimentos na comunidade de São Borja, junto aos participantes surdos ou ouvintes e que trazem suas vivências, compartilhando percepções de vida, fazendo dos encontros do projeto um meio no qual se cria e se consolida uma nova cultura surda em São Borja.  Esse avanço é positivamente notado nos encontros, que agora incluem a produção de um Video Book, visando contribuir para a documentação do projeto e registro histórico deste movimento de cidadania comunitária. O projeto tem apoio da Unipampa, através da Pró-Reitoria de Extensão e das políticas institucionais extensionistas na Universidade. A valorização das vivências em meio à comunidade surda e o fortalecimento na comunidade local de surdos por meio dela, traz os relatos dos participantes, que passam ou já passaram pelo Café com Libras e faz com que o projeto chegue, cada vez mais, também a novas pessoas. O Video Book é organizado por Jonatan Soares e Micael Olegário.

Texto e imagens: Jonatan Soares, bolsista do projeto.