Aulas teóricas estimulam a capacidade hermenêutica e de expressão
Beatriz, explicando em sala os sentidos a partir das leituras
Alunos do segundo semestre curricular do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foram provocados durante as aulas de Teorias da Comunicação a uma metodologia participativa, quando experimentaram a oportunidade de expor aos colegas sua leitura compreensiva de textos fundadores na área.
A metodologia de ensino não é inovadora, mas tem seu valor à medida que procura criar um ambiente de aprendizagem em sala de aula mais interativo e dinâmico, por meio da abertura de espaços de diálogo, com protagonismo do estudante e fazendo com que direcionem a aprendizagem a partir de seus próprios entendimentos dos textos, sem fugir ao sentido dado pelos autores. O efeito foi de auxílio na concentração dos alunos e alunas e no incentivo ao seu envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Para os alunos que foram convidados a compartilhar seus conhecimentos sobre os autores estudados, a experiência contribuiu significativamente no desempenho acadêmico. Uma das graduandas participantes, Beatriz Chetco, afirmou: “Para mim, é muito eficaz. Antes da faculdade, eu era estimulada a decorar o conteúdo, mas, com esse método eu realmente consigo compreender o que estou estudando.”
Os colegas que assistiram atentos às apresentações também perceberam os benefícios da metodologia. A estudante Heloísa Teixeira Domingues comentou sobre a eficácia do método: “Funciona muito bem quando já tive algum contato inicial com o conteúdo. Ao ser exposto pelos colegas, consigo associar o que já vi com as novas informações recebidas. Gostei bastante e consegui entender o que foi apresentado.”
A experiência reafirma a importância de metodologias participativas no ensino superior ao tornar os alunos protagonistas de seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, o entendimento e a retenção do conteúdo são significativamente ampliados, segundo relatam os próprios estudantes.
Texto: Pâmela Anschau de Almeida
Imagem: Alice Gulart Coffi