Estudantes participam de encontro anual com profissionais da RBS

Iniciativa já é tradicional e alimenta aspiração de futuros talentos

Um bate papo dos alunos de Jornalismo da Unipampa foi promovido no final desta tarde de segunda-feira (27) com os jornalistas Maurício Rebellato (repórter da RBS) e Lizie Antonello (Editora Chefe da região Centro-Oeste) .
Foi possível conhecer um pouco mais sobre o projeto da RBS que acontece desde 2009 (ano do seu surgimento), o Primeira Pauta – e que tem como objetivo, incentivar futuros jornalistas a buscar novas oportunidades profissionais e melhorar seu conhecimento a respeito de sua futura profissão.

A proposta do Grupo RBS é a de oferecer uma oportunidade de imersão no Grupo de mídia, na RBS TV, GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho e Rádio Gaúcha. Para isso, há etapas de seleção. Na primeira fase, o candidato deve realizar sua inscrição através de um formulário juntamente com a criação de um vídeo, respondendo a seguinte pergunta: Por que eu quero participar do concurso jornalístico Primeira Pauta RBS? O envio do vídeo deve ser anexado junto ao formulário.

A data limite para a inscrição é até o dia 13/09.
Link para a inscrição:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=Q7jPniFJ_kikwZptT- udzrpPx7sz5OpMjUE-CqTtPRhUNUswWjkyT05STURSWlk3MTBDTjRaUU8zVi4u

Já na segunda etapa do processo, após avaliação dos vídeos, apenas 15 alunos serão selecionados. E nesta etapa, será realizada a criação de um texto com tema livre, em formato de reportagem. A comissão avaliadora, composta por profissionais de  diferentes áreas da RBS, irá eleger os cinco trabalhos que tiverem maior destaque.

A terceira etapa conta com a orientação e acompanhamentos remotos de um profissional da Redação Integrada ou da RBS TV. Esses cinco estudantes escolhidos se encontrarão durante os dias 4 e 15 de novembro de forma remota. Já nos dias 18 e 22 de novembro, os selecionados vão participar presencialmente da Semana Primeira Pauta. É neste processo que os discentes irão realizar uma reportagem em texto, áudio e vídeo.

Estes trabalhos serão publicados em GZH e vinculados na Rádio Gaúcha.

Segunda parte do papo com os alunos

O encontro com Lizie Antonello e Mauricio Rebellato também proporcionou uma etapa de bate papo sobre as coberturas das enchentes no RS. Foi durante este momento que os dois Jornalistas explicaram a vivência na cobertura e compartilharam suas experiências durante esta calamidade climática que ocorreu no Estado do RS.
Surgiram várias perguntas dos estudantes aos Jornalistas. Uma conversa totalmente repleta de relatos de experiências com depoimentos marcantes e esclarecedores.
O repórter Rebellato exemplificou, de maneira clara e com cuidados éticos,  o bom filtro que cabe ao profissional quando está atuando na situação onde existam tragédias humanas. “Esse filtro jornalístico vai muito de cada um, do bom senso, de pensar que é uma outra vida que está ali na tua frente e de pensar também de que forma eu gostaria de ser tratado se fosse comigo”. De acordo com ele, “sempre deve haver um bom senso ao conversar com os entrevistados, pois somos todos humanos construindo essas reportagens”, disse ele.
Na última da conversa com os alunos ocorreu um sorteio de dois livros especiais do Grupo de Investigação do Grupo RBS (GDI). A missão do GDI é revelar o que o poder tenta ocultar, denunciar corruptos e corruptores, comprar brigas com o poder público e exercer o que há de mais nobre no Jornalismo.
A Unipampa irá receber uma edição do livro para ficar depositada no acervo da biblioteca da Universidade.

A aluna Gabriela Antunes, do quarto semestre do Curso de Jornalismo comenta sobre essa oportunidade oferecida pelo Grupo RBS,  destacando a grande oportunidade de aprendizagem que este projeto oferece. “Eu acho que é uma boa oportunidade e que na minha cabeça, dependendo do teu rendimento, tu consegues avançar muito na carreira por conta desse projeto, e talvez ele abra muito mais oportunidade do que não fazer (não que quem não faz não vai ter). Também acho que esse projeto ajuda a chegar mais perto de realizar o sonho daquelas pessoas que sempre quiseram trabalhar na RBS. Eu acho que agrega muito pra todo mundo, também pra Unipampa, porque imagina só saber que um aluno que estuda com a gente tá lá na RBS, acho que dá um incentivo a mais pra todo mundo do nosso curso.” Vários egressos do Curso de jornalismo da Unipampa atuam em grandes emissoras em todo o País, alguns inclusive, na RBS, por sucursais espalhadas em todo o Estado.

Texto e imagem: Amanda Moreira Ferreira