Estudantes participam de encontro anual com profissionais da RBS

Iniciativa já é tradicional e alimenta aspiração de futuros talentos

Um bate papo dos alunos de Jornalismo da Unipampa foi promovido no final desta tarde de segunda-feira (27) com os jornalistas Maurício Rebellato (repórter da RBS) e Lizie Antonello (Editora Chefe da região Centro-Oeste) .
Foi possível conhecer um pouco mais sobre o projeto da RBS que acontece desde 2009 (ano do seu surgimento), o Primeira Pauta – e que tem como objetivo, incentivar futuros jornalistas a buscar novas oportunidades profissionais e melhorar seu conhecimento a respeito de sua futura profissão.

A proposta do Grupo RBS é a de oferecer uma oportunidade de imersão no Grupo de mídia, na RBS TV, GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho e Rádio Gaúcha. Para isso, há etapas de seleção. Na primeira fase, o candidato deve realizar sua inscrição através de um formulário juntamente com a criação de um vídeo, respondendo a seguinte pergunta: Por que eu quero participar do concurso jornalístico Primeira Pauta RBS? O envio do vídeo deve ser anexado junto ao formulário.

A data limite para a inscrição é até o dia 13/09.
Link para a inscrição:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=Q7jPniFJ_kikwZptT- udzrpPx7sz5OpMjUE-CqTtPRhUNUswWjkyT05STURSWlk3MTBDTjRaUU8zVi4u

Já na segunda etapa do processo, após avaliação dos vídeos, apenas 15 alunos serão selecionados. E nesta etapa, será realizada a criação de um texto com tema livre, em formato de reportagem. A comissão avaliadora, composta por profissionais de  diferentes áreas da RBS, irá eleger os cinco trabalhos que tiverem maior destaque.

A terceira etapa conta com a orientação e acompanhamentos remotos de um profissional da Redação Integrada ou da RBS TV. Esses cinco estudantes escolhidos se encontrarão durante os dias 4 e 15 de novembro de forma remota. Já nos dias 18 e 22 de novembro, os selecionados vão participar presencialmente da Semana Primeira Pauta. É neste processo que os discentes irão realizar uma reportagem em texto, áudio e vídeo.

Estes trabalhos serão publicados em GZH e vinculados na Rádio Gaúcha.

Segunda parte do papo com os alunos

O encontro com Lizie Antonello e Mauricio Rebellato também proporcionou uma etapa de bate papo sobre as coberturas das enchentes no RS. Foi durante este momento que os dois Jornalistas explicaram a vivência na cobertura e compartilharam suas experiências durante esta calamidade climática que ocorreu no Estado do RS.
Surgiram várias perguntas dos estudantes aos Jornalistas. Uma conversa totalmente repleta de relatos de experiências com depoimentos marcantes e esclarecedores.
O repórter Rebellato exemplificou, de maneira clara e com cuidados éticos,  o bom filtro que cabe ao profissional quando está atuando na situação onde existam tragédias humanas. “Esse filtro jornalístico vai muito de cada um, do bom senso, de pensar que é uma outra vida que está ali na tua frente e de pensar também de que forma eu gostaria de ser tratado se fosse comigo”. De acordo com ele, “sempre deve haver um bom senso ao conversar com os entrevistados, pois somos todos humanos construindo essas reportagens”, disse ele.
Na última da conversa com os alunos ocorreu um sorteio de dois livros especiais do Grupo de Investigação do Grupo RBS (GDI). A missão do GDI é revelar o que o poder tenta ocultar, denunciar corruptos e corruptores, comprar brigas com o poder público e exercer o que há de mais nobre no Jornalismo.
A Unipampa irá receber uma edição do livro para ficar depositada no acervo da biblioteca da Universidade.

A aluna Gabriela Antunes, do quarto semestre do Curso de Jornalismo comenta sobre essa oportunidade oferecida pelo Grupo RBS,  destacando a grande oportunidade de aprendizagem que este projeto oferece. “Eu acho que é uma boa oportunidade e que na minha cabeça, dependendo do teu rendimento, tu consegues avançar muito na carreira por conta desse projeto, e talvez ele abra muito mais oportunidade do que não fazer (não que quem não faz não vai ter). Também acho que esse projeto ajuda a chegar mais perto de realizar o sonho daquelas pessoas que sempre quiseram trabalhar na RBS. Eu acho que agrega muito pra todo mundo, também pra Unipampa, porque imagina só saber que um aluno que estuda com a gente tá lá na RBS, acho que dá um incentivo a mais pra todo mundo do nosso curso.” Vários egressos do Curso de jornalismo da Unipampa atuam em grandes emissoras em todo o País, alguns inclusive, na RBS, por sucursais espalhadas em todo o Estado.

Texto e imagem: Amanda Moreira Ferreira

Inscreva-se no evento internacional da unipampa

As inscrições e submissões de trabalhos no 16º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – Siepe, vão até o dia 02/09. 
 
 
Os trabalhos a serem apresentados no 16º SIEPE devem ser submetidos ao evento na forma de um resumo simples, exclusivamente, por um dos(as) autores(as), utilizando o Portal de Eventos da Unipampa
 
Importante: as normas para submissão de trabalhos e elaboração do resumo simples estão disponíveis no item 4 do Regulamento no link eventos.unipampa.edu.br/siepe/files/2024/07/16siepe_regulamento.pdf 
Com o tema “Bioma Pampa: biodiversidade, conservação, inovação”, a 16ª edição do Salão de Inovação, ensino, Pesquisa e Extensão – siepe, maior evento científico da Unipampa, vai trazer para o centro das discussões as potencialidades, inovações, biodiversidade, clima, conservação e muito mais sobre o Bioma Pampa.
 
✍🏼️ Marque na agenda:
✅ 16º Siepe
🗓️ Quando: de 22/10 a 24/10
📌Local: Campus São Borja
 
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis na página SIEPE – Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – Unipampa

Oportunidade de Bolsa na Assessoria

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos às bolsas para apoio às ações de comunicação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os estudantes selecionados vão atuar na Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM) da Universidade. São ofertadas 2 vagas para a área de Jornalismo1 vaga para a área de Relações Públicas1 vaga para a área de Publicidade e Propaganda 1 vagas para a área de Acessibilidade Digital.

Os interessados podem se inscrever até o dia 7 de agosto preenchendo este formulário. A carga horária para a área de Jornalismo é de 20 horas semanais e o valor da bolsa é de R$500,00 mensais. O período de duração do estágio vai de setembro de 2024 até junho de 2025. É exigido que os candidatos da área de Jornalismo estejam matriculados do 5º semestre em diante; para as áreas de Relações Públicas e Publicidade, exige-se que os candidatos estejam cursando a partir do 4º semestre e para a área de Acessibilidade Digital em qualquer curso e semestre.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, como cronograma, documentação exigida e critérios de seleção estão disponíveis na Chamada Interna ASCOM 01/2024. Dúvidas também podem ser esclarecidas através do e-mail ascom@unipampa.edu.br

Fonte: ASCOM UNIPAMPA

Alunos destacam o valor de voltar para casa nas férias

Quem consegue viajar, relata o benefício de passar um tempo em sua região de origem

O mês de julho é, tradicionalmente, um momento que gera anseios também entre universitários, em função das férias da metade do ano. O fim do semestre letivo permite que muitos retornem por algumas semanas para as suas respectivas cidades, seja aqui mesmo no Rio Grande do Sul ou até para outros estados do país.

Poder tirar um período de férias para aproveitar o descanso junto a seus familiares é algo que tem, segundo eles, um valor imensurável. É o que relata a aluna Ana Carolina Gomes, do curso de Jornalismo, ao dizer que, para ela, “as férias têm um valor imenso”. A estudante comenta o quanto a sua cidade natal, São Paulo, faz falta no seu dia a dia, durante o período de aulas na Unipampa, em São Borja: “A riqueza cultural e as inúmeras opções de lazer são apenas alguns dos aspectos que me fazem sentir tanta falta de SP”, diz ela. “Cada lugar, cada canto da cidade tem um significado especial, e estar de volta durante as férias é um verdadeiro presente.”

Neste período em que a Universidade está em recesso (as aulas recomeçam logo mais, em 19 de agosto), todos os momentos em família se tornam especiais para os estudantes. É nas férias que muitos retornam a suas cidades, mas, também momento em que mesmo aqueles que são de São Borja ou que aqui ficam, buscam recarregar suas energias, curtindo os momentos de descanso e lazer. Além dos reencontros, com familiares e amigos, este é também um momento no qual se podem realizar as atividades de lazer que ficaram impedidas durante o período de aulas.

O cansaço de um semestre, afinal, sempre sobrecarrega a todos.  Os estudantes relatam que são muitas informações diárias com que lidam durante o período letivo e que o peso de usar vinte e quatro horas por dia um celular e as redes sociais também os esgota. Eles descrevem situações em que se reconhecem nesses contextos  com a cabeça sempre muito envolvida em um turbilhão de coisas, por isso se sentem cansados. As férias são um momento para renovar energias e eles demonstram que entendem perfeitamente isto.

O colega de Ana no curso, João Pedro Pettinatti, conta por exemplo, que optou por se desligar de tudo que estava esgotando seu tempo e sua mente assim que as aulas terminaram. Os planos das férias dele foram de acampar nas praias do litoral sul de São Paulo e aproveitar a natureza e suas singularidades,  no objetivo de se desconectar um pouco das redes sociais e poder respirar ar puro.

Texto: Amanda Moreira Ferreira, bolsista junto à Coordenação do Curso