A Unipampa trouxe uma novidade para egressos dos cursos do Campus

Ex-alunos falam sobre suas trajetórias na Universidade

A direção do Campus São Borja criou  o “Espaço do Egresso”, um meio de divulgação que traz, constantemente, relatos de discentes que passaram pela universidade e contam suas experiências na graduação e pós-graduação. 

Conforme explica o diretor, professor Valmor Rhoden, tudo isso faz parte da política de relacionamentos de egressos com o Campus. “Os egressos são chamados para palestras, eventos e compartilhamentos de suas experiências”, conta ele. 

Desde o ano passado, a Unipampa disponibiliza um Jornal Mural, que a cada nova edição, conta com o depoimento de um diferente ex-aluno da Unipampa. Esse ano, a ideia expandiu para outros meios do Campus. Uma vez por mês, ocorre a divulgação de um depoimento nos meios de comunicação da Universidade: Facebook (fanpage), Instagram, e grupos do WhatsApp. 

A ideia é extrair depoimentos de ex-alunos de todos os cursos, e de forma aleatória, para relatarem suas novas experiências durante e após a faculdade.  Além disso, conforme o diretor, busca-se mostrar e compreender como a Unipampa ajudou para a formação da sua carreira profissional. 

No mês de abril, o egresso do curso de Jornalismo, Micael dos Santos Olegário foi o escolhido para dar o seu depoimento. O seu sentimento, de acordo com ele, se resume em gratidão. Sensação essa que ele refere tanto à instituição como um todo, até “todas as pessoas que a tornam uma Universidade de excelência”. 

Para o ex-aluno, esse olhar especial referente aos egressos estimula os atuais discentes a quererem seguir nesse caminho acadêmico e demonstra, de forma ainda mais visível, a afetividade que a Universidade tem em relação a todos os seus alunos. 

“Em resumo” diz ele, “a Unipampa é fantástica e falar sobre ela sempre me emociona e faz despertar esse sentimento de gratidão que sempre carregarei comigo.”

No Mestrado

Micael dos Santos Olegário é formado em Jornalismo pela Unipampa e, atualmente, está realizando sua Pós Graduação em Comunicação na UFSM, num mestrado acadêmico em Comunicação Midiática. A sua linha de pesquisa trata sobre Mídias e Identidades Contemporâneas. Para ingressar no mestrado, ele apresentou seu Projeto de Pesquisa que está em fase de desenvolvimento no curso. Nele, busca investigar mídias jornalísticas independentes que mostram a crise climática a partir de um olhar que dialoga com a decolonialidade e a cidadania comunicativa.

Sua pesquisa está em fase inicial, mas de acordo com ele, “a ideia é entrevistar jornalistas de algumas mídias que trabalham com o tema, buscando a relação entre esses dois conceitos e como eles podem ser articulados no sentido de uma descolonização das mídias e uma transformação nos modos de dizer e narrar o Antropoceno e as mudanças climáticas”, descreve Olegário. 

Texto: Amanda Moreira Ferreira, bolsista da Coordenação do Curso.