Unipampa apoia ações da defesa civil

Trabalho iniciado nesta segunda foi de separação de toneladas de donativos
Alunos e professores da Unipampa, Campus São Borja, vêm se revezando em equipes de trabalho comunitário em diferentes frentes, em função das chuvas em todo o Estado.  O objetivo, segundo explica o professor Roberto Castanho, professor do Campus e presidente do Comitê Técnico e Social de Enfrentamento às Condições de Emergência sobre Eventos Climáticos Excepcionais no Estado do Rio Grande do Sul, é o de mitigar a situação vivida pela população gaúcha.
A inundação  já afeta na forma de estado de calamidade reconhecido, 397 municípios no Rio Grande do Sul, mas já são mais de 420 com problemas decorrentes do excesso de chuvas.
A iniciativa, iniciada nesta segunda-feira (13), é uma ação comunitária e responde a um chamado da Defesa Civil e de empresários locais, mobilizados em ações de cidadania ativa. Segundo explica o professor Castanho, o trabalho deve se estender por bastante tempo porque depois que as águas baixarem, será necessário apoiar esta população na reconstrução de suas vidas.
Os donativos que chegam em caminhões estão sendo separados em centros de triagem para destinação a cidades do RS e também à população local.

ABEJ cria rede universitária de notícias sobre o desastre no RS

Estudantes e professores de Jornalismo das instituições de ensino superior do Brasil podem ajudar no combate às fake news e à desinformação sobre os acontecimentos relacionados à enchente no Rio Grande do Sul. A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) lança a plataforma Reune (Rede Universitária de Notícias e Extensão), um site de jornalismo colaborativo dedicado à publicação de notícias produzidas por universitários.

São aceitas notícias, reportagens, artigos de opinião, em formatos textuais, audiovisuais ou sonoros, sem limite de espaço. As produções devem ser assinadas por estudantes e por professores orientadores. Para publicar no canal, os professores devem estar devidamente cadastrados na plataforma. Estes terão acesso como editores e autonomia para publicar.

Fonte: ABEJ