Projeto “Crônicas da Cidade” buscou aproximação ainda maior com a comunidade
A 36ª Feira do Livro de São Borja, que acontece de 23 a 25 de outubro, na Praça da Lagoa, tornou-se palco para a aproximação ainda maior entre a comunidade local e os acadêmicos do Curso de Jornalismo da Unipampa, numa troca enriquecedora de experiências e de conhecimentos que se dá, não só por meio de livros, mas também, por exemplo, no contato direto com a população local, aprendendo sobre a cidade, quem mora nela e até mesmo sobre a profissão de Jornalista. Pelo menos é o que avaliam alunos e professores que prestigiam a programação deste ano.
O estudante Jaime Magueta, aluno do 6º semestre do Curso, destaca a importância da presença dos universitários em eventos culturais fora do ambiente acadêmico. “Às vezes, nos isolamos na região do Passo, onde fica o Campus e as salas de aula”, diz ele, “e esquecemos de contar outras histórias com maior contato com a comunidade. Ir até eventos culturais acaba dando espaço para outras histórias de vida de diversas pessoas. Nosso papel é conversar com elas, entendê-las”, explica. Para ele, como futuro jornalista, a participação na Feira do Livro deste ano tem proporcionado um contato direto com outras pessoas que também desejam ser jornalistas e podem cursar jornalismo, mas que, muitas vezes, infelizmente, desconhecem como funciona o processo de ingresso numa universidade pública e o que a Unipampa oferece no Ensino Superior. Em entrevista para o site do Curso, Magueta falou da importância da abertura de diálogo com aqueles que têm interesse na profissão: “Várias pessoas que querem cursar jornalismo e não sabem como funciona, acabaram por exemplo, conversando conosco e descobrindo as muitas formas de ingresso e o que a Unipampa proporciona”, conta Jaime.
O projeto Crônicas da Cidade, coordenado pelos professores do Curso, Miro Bacin e Adriana Duval, tem um estande próprio dentro da Feira em que são mostradas as produções em jornalismo feitas por aspirantes à carreira, ouvindo histórias contadas por pessoas da comunidade e transformando-as em reportagens de texto. O projeto trouxe como objetivo à Feira, justamente, promover essa integração comunitária e oferecer-se como oportunidade ainda maior para esse diálogo local, que já acontece através das narrativas publicadas. A presença ativa do projeto na programação oficial deste ano tem funcionado, segundo explicam os professores do projeto, como um canal de comunicação eficaz, esclarecendo dúvidas e compartilhando informações sobre como funciona o “Crônicas da Cidade”, dando espaço para aqueles que querem contar suas histórias através da imprensa e também atraindo novos talentos para essa atividade profissional no seu futuro.
Conforme a professora Adriana Duval e o professor Miro Bacin explicam, a participação do projeto do Curso de Jornalismo da Unipampa, na Feira do Livro de São Borja, não apenas fortalece os laços entre a academia e a comunidade, mas também abre portas para novas perspectivas e possibilidades àqueles que buscam seguir a carreira jornalística. Segundo os professores fazem questão de destacar, o diálogo e a troca de experiências durante o evento certamente deixarão marcas positivas, contribuindo para a construção de uma relação cada vez mais próxima e colaborativa entre a universidade e a comunidade local.
Texto e fotos: Maria Eduarda Cogo, bolsista de Gestão do Curso
Fotos em colaboração: professor Miro