Inteligência Artificial e jornalismo foram temas trazidos para discussão
A palestra “Repensando a responsabilidade na era das máquinas criativas” com David Gunkel, professor da NIU (Northern Illinois University), nos Estados Unidos, autor do livro “Person, Thing, Robot” foi realizada na terça-feira (22) durante a manhã. O evento teve a mediação da professora do curso, Eloísa Klein, que auxiliou na interação entre o palestrante e os alunos ouvintes no auditório do Campus II.
Foram abordados temas ligados à inteligência artificial (IA), como por exemplo, o Chat GPT, questões relacionadas à autoria dos produtos gerados por essas tecnologias e também sobre o futuro do jornalismo com o avanço da inteligência artificial. Sobre o impacto das inteligências artificiais dentro do curso de Jornalismo, o professor Gunkel disse que no começo, a ação das universidades foi barrar o uso da IA, entretanto, impedir a aplicação dessas tecnologias, segundo ele, faz com que os alunos não aprendam. O ideal, disse ele, é autorizar e estimular tal aplicação, orientando como adaptar e pôr em prática dentro da sala de aula, dessa forma será possível analisar onde estão suas limitações e onde essa tecnologia pode ser usada para o jornalismo.
A respeito da importância de trazer o professor David Gunkel à Unipampa, a professora Eloísa Klein comentou que por estarmos situados em uma cidade pequena no interior do estado, é ainda mais necessário trabalhar com a possibilidade de abrir a mente. “O que a gente tem acesso é só através do que a gente vê na televisão, ouve nas notícias, busca na internet, e muitas vezes isso não é suficiente, a universidade tem que ser maior do que lê e o que a gente vê na mídia, ela precisa também aproximar pessoas, fazer com que a gente tenha contato humano.” comenta.
Texto: Maria Eduarda Cogo
Fotos: Maria Eduarda Cogo e Eloísa Klein