Alfabetização visual em meio ao patrimônio histórico

Alunos de Fotografia têm semestre de muito aprendizado

A turma de Introdução à Fotografia de 2023/1, do Curso de Jornalismo, teve um semestre intenso, com variadas produções e registros de alguns pontos turísticos importantes da cidade, especialmente do Centro de São Borja, como a Igreja Matriz, a Praça XV de Novembro e os museus de João Goulart e Getúlio Vargas.

A partir da instrumentalização teórica, os alunos aprimoraram o olhar, pondo em prática as técnicas básicas de composição fotográfica, utilizando-se das câmeras DRSL, semiprofissionais, do Curso e de seus próprios celulares. “É o ganho mais importante para quem está chegando, estimulando a criatividade e aperfeiçoando a percepção visual do mundo; saem do ver, da ordem do biológico, para o olhar, da ordem da cultura”, diz o professor do componente, Miro Bacin.

Todos os trabalhos foram apresentados e analisados em sala de aula. Bacin aponta que os resultados das práticas, expostos aos colegas, ajudam os estudantes ao compartilhamento de pontos de vista entre si.

Além das saídas de campo, os alunos utilizaram o Laboratório de Fotografia do campus, onde manusearam os equipamentos do estúdio e experimentaram possibilidades de produção de imagens criativas.

Bacin avalia o semestre como uma valiosa oportunidade de o aluno iniciar sua alfabetização visual e a entender a fotografia como arte e como informação.

Texto e Fotos: Miro Bacin