As deficiências das mídias foi seu tema de pesquisa
Professor Marco Bonito durante palestra na Universidade SENAC em São Paulo
Descrição da fotografia: Fotografia colorida do professor Marco Bonito em pé, no palco do auditório da Universidade SENAC, à frente dele aparecem algumas cabeças das pessoas presentes e atrás há a imagem de um slide de sua apresentação onde se vê um celular quebrado e o título: As mídias deficientes, conteúdos com barreiras informacionais para as pessoas eficientes”
O professor Marco Bonito reassumiu suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na Unipampa, após a conclusão do seu pós-doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP), cujo tema de pesquisa foi: “A deficiência das mídias”. Seu trabalho investigativo tratou de identificar as deficiências contidas nos processos comunicacionais da produção de conteúdos publicados nos canais oficiais da USP, que criam barreiras informacionais para o pleno consumo, seus usos e apropriações, pelas pessoas com deficiência sensorial (visual, auditiva e mental).
Durante este período de um ano em que esteve afastado para desenvolver este trabalho, o professor também colaborou para a criação do Observatório de Comunicação Científica entre Universidade e Sociedade: Disseminação cultural do conhecimento científico, um projeto estratégico da USP, que se enquadra nos Projetos de Ciência Cidadã; Identidade nacional e desigualdade social. Além disso, o professor Marco também foi convidado para ministrar algumas aulas na graduação na USP, apresentar sua pesquisa e palestrar em eventos acadêmicos, em diversas universidades no Brasil e também na França, onde esteve à convite da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR) em março deste ano.
Ao retomar suas atividades aqui no campus São Borja, o professor volta a ministrar aulas no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa e nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Assim como, volta a integrar a equipe diretora da Agência i4, a liderar as atividades do Grupo de Pesquisa t3xto e também desenvolverá projetos de pesquisa e extensão em parceria inédita com o Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, colaborará com a gestão acadêmica ao reassumir suas atividades nas comissões dos cursos onde atua e também na comissão do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) do campus.
Para conhecer mais sobre os trabalhos científicos relacionados aos temas de pesquisa do professor Marco Bonito, visite seu repositório científico em: marcobonito.academia.edu ou entre em contato através do e-mail: marcobonito@unipampa.edu.br.
Cassiano Battisti, estagiário
Foto: Assessoria de Comunicação da Universidade SENAC