1. Curso de Farmácia | Curso de Farmácia

1. Curso de Farmácia

O Curso de Graduação em Farmácia da Unipampa iniciou suas atividades no Campus Uruguaiana no segundo semestre de 2006, atendendo às exigências e às políticas do governo federal, estabelecidas no programa de expansão e renovação das Instituições Federais de Ensino Superior, que vem sendo promovida pela reivindicação da comunidade da região.

Atualmente, a matriz curricular do curso de Farmácia da Unipampa é estruturada em componentes curriculares. O regime de matrícula é semestral, por componente curricular e respectiva carga horária/créditos, sendo que, cada quinze (15) horas corresponde a 1 (um) crédito.

A reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso em 2019 para atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CES/CNE 06/2017) reduziu a carga horária em sala de aula, sendo inferior a 30 horas semanais, viabilizando a inserção de atividades de extensão no currículo em atendimento à legislação vigente (Resolução CES/CNE 07/2018) e proporcionando semestres seriados para melhor aproveitamento dos discentes. Além disso, a diminuição da carga horária também possibilitou maior carga horária de estágios obrigatórios e participação em atividades complementares como projetos de pesquisa, extensão, estágios extracurriculares em farmácias e drogarias, entre outras.

Até o ano de 2019, o ingresso de discentes no Curso de Farmácia ocorria apenas no primeiro semestre de cada ano, sendo disponibilizadas 50 vagas anuais. A partir de 2020, o ingresso dos discentes passou para duas entradas anuais, com 25 vagas em cada. Senso assim, atualmente o Curso de Farmácia da Unipampa possui 2 grades curriculares vigentes e a “antiga” está sendo gradualmente substituída, com previsão de que em 2022 a semestralidade de oferta de componentes curriculares esteja plenamente implementada.

Carga horária total do novo currículo do curso de Farmácia da UNIPAMPA: 4035 horas, distribuída em 3810 h de componentes curriculares obrigatórios, incluindo 105 h de TCC, 405 h de atividades de extensão e 870 h de atividades de estágio. Além disso, o acadêmico deve integralizar 105 h de atividades complementares de graduação (ACGs) e 120 horas de componentes curriculares complementares de graduação (CCCGs).

Carga horária total do curso de Farmácia da Unipampa (currículo antigo): 4355 horas, distribuída em 3165 h de componentes curriculares obrigatórios, incluindo o TCC, 885 h de atividades de estágio, 215 h de atividades complementares de graduação (ACGs) e 90 horas de componentes curriculares complementares de graduação (CCCGs).

Os acadêmicos poderão realizar as CCCGs em qualquer um dos cursos oferecidos na UNIPAMPA, sendo que o colegiado de Farmácia elencou as disciplinas da área de saúde como recomendadas.