Especialização em Produção Vegetal

O curso

Modalidade:

Lato sensu

Objetivo:

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Produção Vegetal objetiva proporcionar aos diplomados em Agronomia ou áreas afins a atualização e a ampliação dos conhecimentos na área da produção vegetal, contribuindo, além da qualificação dos profissionais, com o desenvolvimento local, regional e nacional.

Organização didático-pedagógica:

O Curso de Especialização em Produção Vegetal da UNIPAMPA, de acordo com as concepções institucionais, visa proporcionar aos pós-graduandos uma formação acadêmica reflexiva, propositiva e autonomizante. Esta formação será pautada pelo desenvolvimento de conhecimentos teórico- práticos, que respondam às necessidades contemporâneas da sociedade.

A região de inserção apresenta grande demanda por conhecimento aplicado na área na qual o presente curso se destina e este enfoque institucional será o balizador para a estruturação da referida pós-graduação.

O curso estará dividido em quatro módulos (Fitotecnia, Fitossanidade e Água, Solo e Atmosfera, Áreas conexas), totalizando treze componentes curriculares, mais os componentes de Metodologia da Pesquisa, Seminários e Elaboração de Trabalho de Conclusão (TCC), totalizando 525 horas (495 sem TCC), a serem integralizadas em 18 meses.

Perfil do egresso: 

O egresso do Curso de Especialização em Produção Vegetal da UNIPAMPA terá uma sólida formação acadêmica generalista e humanística na área da produção vegetal, em consonância com o perfil do egresso defendido pela Instituição. A ética e a relevância pública e social dos conhecimentos, habilidades e valores adquiridos e sua aplicabilidade nos respectivos contextos profissionais deverão ser utilizados de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional sustentáveis, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

Público-alvo:

Este curso é destinado aos candidatos diplomados em Agronomia ou áreas afins que desejam aprimorar seus conhecimentos na área da Produção Vegetal. Considerando a implantação do curso de Agronomia pela UNIPAMPA na região; a presença de egressos atuantes profissionalmente, além de outros profissionais ligados à atividade; as características agrícolas da região; a distância dos grandes centros que oferecem curso semelhante; a necessidade de capacitação profissional, projetamos uma demanda significativa pelo curso, completando 30 vagas ofertadas por edição.