Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher (GRUPESM)

 Líderes: Profª Drª Lisie Alende Prates

Profª Drª Jussara Mendes Lipinski

O Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher – GRUPESM se propõe a reunir pesquisadores na área da saúde da mulher, estudantes e profissionais de saúde para buscar a efetivação de políticas públicas para as mulheres por meio da realização de estudos e pesquisas considerados como potenciais de transformação da vida deste público no contexto em que se insere. Para tanto, este grupo converge docentes, discentes e técnico-administrativos da UNIPAMPA e de outras instituições públicas e privadas de formação, e profissionais da saúde.  Assim, espera-se, a partir do trabalho do grupo, repercutir na produção e divulgação de conhecimento inerente ao objeto de estudo e nos problemas de pesquisa relacionados à saúde da mulher nos diversos contextos.
O GRUPESM buscará a qualificação e formação acadêmica de excelência em estudos na área de saúde da mulher, por meio da realização de orientações de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso e de projetos de extensão, além da proposição de seminários científicos, grupos de estudos e eventos. Este grupo incentiva a participação de seus integrantes/colaborares em eventos científicos da área, cursos de aperfeiçoamento, produção científica e redes de pesquisa.
 
Linhas de pesquisa:
Cuidado de Enfermagem à saúde da mulher nos diferentes ciclos de vida
Desenvolver estudos e pesquisas para compreender as condições de adoecimento, vida, trabalho, educação, direitos sexuais e reprodutivos que implicam no cotidiano de saúde da mulher, em todos os ciclos de vida, com abrangência individual e coletiva e nos diversos contextos de cuidado. Desenvolver práticas de cuidado em saúde e enfermagem que considerem as vivências da mulher bem como o seu protagonismo no cuidado de si e do outro.
 
Cuidado de enfermagem à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal
Compreender vivências da mulher no seu cotidiano de gestar, parir e nutrir no contexto das políticas públicas de saúde nacionais. Desenvolver propostas de cuidados de enfermagem e de saúde alicerçados na intersubjetividade para abordar a mulher e sua família. Estudar o processo de lactação e o manejo da amamentação contribuindo com a promoção e o apoio ao aleitamento materno.

Para maiores informações acesse: https://www.facebook.com/GRUPESMUnipampa/