Trabalho de Conclusão de Curso | Ciências Humanas – Licenciatura

Trabalho de Conclusão de Curso

Nessa página você encontra os títulos dos trabalhos de conclusão de curso defendido por acadêmicos do curso de Ciências Humanas – Licenciatura.

Todos os trabalhos encontram-se disponíveis na biblioteca do campus São Borja.

Demais normas para escrita de trabalho acadêmico acesse no link: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/normalizacao/

 


Religiões afro-brasileiras no contexto escolar.

Autora: Lais de Avila Soares  Orientador: Dr. Evandro Ricardo Guindani


Analise Comparativa da Metodologia do ensino de Sociologia para Modalidade EJA em duas Escolas Estaduais de São Borja.

Autora: Rejane Rodrigues Gonçalves  Orientador: Dr. Gerson de Lima Oliveira


O Ensino Religioso em escolas públicas de São Borja na perspectiva de alunos professores e Gestores.

Autora: Silvana Silva Muniz  Orientador: Dr. Evandro Ricardo Guindani


Os impactos das ações extensionistas do projeto LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM aos estudantes do município de São Borja-RS.

Autora: Thais Costa Moura  Orientador: Dr. Gerson de Lima Oliveira


Limites e perspectivas na relação escola-família sob a ótica dos professores: um estudo de caso na E.M.E.F Duque de Caxias.

Autor: Enedir Pinto Ramires  Orientador: Dr.ª Lisianne Sabedra Ceolin


Educação e Comunicação: o laboratório de informática como ferramenta educativa.

Autor: Vinícius Vargas Mendonça  Orientador: Dr. Joel Felipe Guindani


A Ponte Internacional de São Borja (RS) Santo Tomé (Arg) A (Des)Construção de identidades Fronteiriças (1995-1997).

Autora: Rosicler de Sá Espindola  Orientador: Dr. Edson Romário Monteiro Paniágua


A história e cultura afro-brasileira nos currículos de história do 6º ano ao 9º ano do Instituto Estadual Padra Francisco Garcia  da cidade de São Borja – RS.

Autora: Ritiele Ferreira Barbosa  Orientador: Dr. Edson Romário Monteiro Paniágua


A segurança na rede pública de ensino – um estudo de caso – Colégio Estadual São Borja (CESB).

Autor: Oziel Lima Sarmiento  Orientadora: Drª. Adriana Hartemink Cantini


Escola em tempo integral e seus desafios.

Autora: Lauren Inês Gonçalves da Cruz  Orientadora: Drª. Andrea Becker Narvaes


Ação docente e autoestima.

Autora: Letícia Meireles Pinto  Orientadora: Drª. Andrea Becker Narvaes


Análise da formação docente no Brasil na segunda metade do século XX: o curso normal e a interdisciplinaridade na formação do professor.

Autor: Lucas Avila  Orientadora: Drª. Susana Cesco


 Ensino de Filosofia, interdisciplinaridade e Currículo.

Autor: Lucas Giovan Gomes Acosta  Orientadora: Drª. Lauren de Lacerda Nunes


Educação no campo: um estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Médio Militina Perreira Alvares.

Autora: Mara Janete Dal Osto  Orientador: Dr. Ronaldo Bernardino Colvero


Educação ambiental e conhecimento interdisciplinar para o desenvolvimento sustentável: estudo de caso na Escola Estadual Técnica Olavo Bilac de São Borja – RS (2010-2015).

Autora: Marlize Possa Machado Leal  Orientadora: Drª. Lisianne Sabedra Ceolin


O espaço geográfico na concepção da comunidade escolar do bairro Paraboi no município de São Borja-RS.

Autora: Nara Verlaine Carvalho Mello  Orientador: Dr. Muriel Pinto


O Bullying na perspectiva do professor: um estudo de caso em São Borja (RS).

Autora: Núbia Velasque Amaral  Orientadora: Drª. Andrea Becker Narvaes


A implantação e a execução da escola em tempo integral no Instituto Estadual Padra Francisco Garcia em São Borja.

Autora: Andreia Miranda de Balbueno  Orientador: Dr. Evandro Ricardo Guindani


A Politecnia como alternativa para o ensino médio: um estudo de caso em uma escola do município de São Borja.

Autora: Elisângela Dorneles Dias Perreira  Orientadora: Drª. Susana Cesco