O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).
Objetivos do Programa
São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
MODALIDADE DE BOLSAS:
Bolsista de iniciação à docência: o aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura que integra o projeto institucional da instituição de educação superior, com dedicação de carga horária mínima de trinta horas mensais ao PIBID.
Professor supervisor: o docente da escola de educação básica das redes públicas de ensino que integra o projeto institucional, responsável por acompanhar e supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência. Valor da bolsa: R$ 1.100,00 (um mil e cem reais).
Coordenador de área: o professor da instituição de educação superior responsável pelas seguintes atividades: a) planejamento, organização e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica; b) acompanhamento, orientação e avaliação dos bolsistas estudantes de licenciatura; e c) articulação e diálogo com as escolas públicas nas quais os bolsistas exerçam suas atividades. Valor da bolsa: R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Coordenador institucional: o professor de instituição de educação superior responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto de sua instituição, zelando por sua unidade e qualidade. Valor da bolsa: R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais).
NA UNIPAMPA COMO FUNCIONA?
1- A CAPES lança edital e regulamento com as normas do programa, a cada 2 anos;
2- A UNIPAMPA lança edital público para seleção de um coordenador institucional, que irá iniciar a elaboração do projeto institucional.
3- O COORDENADOR INSTITUCIONAL juntamente com a PROGRAD realiza chamada pública aos cursos de licenciatura para inscrição do Coordenador de Área, que irão elaborar o projeto institucional e os subprojetos em cada curso;
4- A COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL submete o projeto para concorrer a vaga em âmbito nacional. O projeto sendo aprovado, é realizada chamada pública para seleção dos estudantes das licenciaturas dos cursos e professor supervisor (professor da educação básica);
5- A coordenação institucional e de área em diálogo com as Secretarias de Educação habilitam as escolas- campo.
6- Após a seleção dos licenciandos e professores da educação básica, são realizados projetos de iniciação a docência nas escolas públicas, no período de 2 anos, com carga horária mínima de 400 horas.
7- O PIBID é desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica – ACT firmado entre a CAPES e cada IES participante.
Mais informações: SITE DO PIBID – CAPES