O impacto do I Seminário de Libras sobre Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas, realizado no mês de Outubro e Novembro no Campus São Borja, idealizado e organizado pela Professora Keli Krause, foi bastante positivo.
O objetivo do projeto de extensão foi dar visibilidade a questão da inclusão a partir de temas relativos à formação interdisciplinar dos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Humanas. O curso habilita o acadêmico (a) para atuar na área das Ciências Humanas, nos componentes de Geografia, História no Ensino Fundamental e Médio, e Filosofia e Sociologia no Ensino médio.
As organizadoras destacam que “o Seminário repercutiu de forma mais ampla e foi muito significativo. Vários docentes que atuam na rede básica pública e particular têm entrado em contato e mencionado que é raro atividade como essa, tratando de estratégias de ensino na área de Geografia, História, Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental e Médio”. A professora Claudete, colaboradora e coordenadora do Curso, aponta que esse retorno dos participantes oferece um indicativo importante para pensar o currículo nos cursos de graduação.
Professora Keli destaca que no trabalho realizado na disciplina de Libras para a turma de Ciências Humanas – Licenciatura vai além do ensino prático de Libras. Relata que: “percebi que não dei somente aula de Libras, mas vinculava as temáticas do curso relacionando à Libras”.
Keli comenta que: “Sinto que os profissionais da educação básica procuram as informações e formações nas esferas geografia, história, filosofia e sociologia, mas não encontram eventos e/ou curso específico nessa área. Pensei que é importante contribuição as informações para os profissionais da educação básica, estudantes do cursos tais como graduação, mestrado e doutorado”.
A professora Keli também mencionou que tem recebido e-mails de diversos participantes, que destacaram a importância da ação realizada:
Participante 1: O estudante de Porto Alegre, comentou que assistiu atividade pelo youtube, considerou este evento raro e maravilhoso na área de Ciências Humanas para surdos;
Participante 2: O professor da UFPR mencionou que: “o seminário tem uma abordagem muito significativa, propostas como essa são de muita relevância para pensar como estamos e quais estratégias e caminhos podemos adotar a partir das práticas e pesquisas na área”.
Participante 3: O estudante de Antropologia de São Paulo, disse: “ fiquei muito feliz em participar do seminário sobre o ensino de Sociologia, e gostaria de estabelecer maior interlocução, que gostaria muito de dicas, algum material que possa fornecer, e absorver de seu conhecimento na prática docente com sociologia e Libras (INCRÍVEL!!!). Parabéns pela organização do evento!
Diante da avaliação dos participantes, acreditamos ter contribuído trazendo diversas informações, experiências, sugestões e relatos que somam para uma boa qualidade em prol da educação do estudante surdo.
Percebeu-se que o número total dos inscritos (642) não realizaram acesso na atividade ao vivo, no entanto, todos os encontros foram gravados e estão disponíveis nos seguintes links:
Professora Keli finaliza: “agradecemos a equipe da PROEXT que aprovou nosso projeto de extensão e a compreensão da importância da Libras juntamente com o curso de Ciências Humanas- Licenciatura na Unipampa campus São Borja. Aos palestrantes que realizaram relatos sobre suas práticas e estratégias de ensino, nossa gratidão. E muito obrigado aos interprétes pela parceria”.