Na última sexta-feira (01/07), ocorreu a cerimônia de formatura e entrega dos certificados aos alunos do Ensino Fundamental do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia que participaram, durante dois anos, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na escola.
Durante o ano de 2014 realizou-se o projeto “A origem nos define: construindo nossa identidade”, onde os alunos buscaram através de uma série de atividades práticas, conhecer a história de suas famílias e suas origens étnicas. Por fim, eles elaboraram as suas árvores genealógicas com exposição em um evento aberto à comunidade, na estação férrea e praça da lagoa.
No ano de 2015, o grupo trabalhou com o projeto “Patrimônio Histórico Cultural de São Borja: Em busca de novos significados e simbologias”. São Borja, como sendo uma cidade histórica, possibilitou a dinâmica das subdivisões em pequenos grupos de alunos, para assim promover o conhecimento sobre celebrações, objetos, conjuntos arquitetônicos, lugares, formas de expressões e saberes como parte do acervo cultural do município. Desta vez, os alunos visitaram o sítio arqueológico de São Miguel, o qual se destacou como o ponto alto das atividades de reconhecimento cultural.
O PIBID é um programa que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes do projeto de iniciação à docência, desenvolvido por Instituições de Educação Superior em parcerias com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
O projeto fundamenta a formação docente baseada na realidade escolar. “O PIBID estabelece uma ponte entre escola e universidade, possibilita estudarmos a teoria, praticar ações na escola, na vivência do contato com alunos e professores experientes, ao mesmo tempo que, exercemos a reflexão sobre a ação docente. Faz toda diferença na minha formação como futura professora,” ressalta a acadêmica de Ciências Humanas e bolsista do PIBID, Lilian Pires.
Para Clarissa Moreira, aluna que participou do projeto, o PIBID contribuiu para a sua formação escolar. “Foi um grande privilégio ter feito parte desse trabalho, eu espero que outros estudantes tenham essa oportunidade e que levem consigo o legado de que mesmo com poucos recursos, mas com força de vontade, podemos fazer coisas maravilhosas”.
Na Unipampa, o PIBID atua com o subprojeto de história, se organiza em 30 bolsistas, divididos em escolas: Vicente Goulart, Getúlio Vargas e Padre Francisco Garcia. Tem como objetivo, a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas.
Estiveram presentes na cerimônia, a coordenadora de Educação da 35ª Coordenadoria, Tânia Almeida, a diretora da escola, Cristine do Amaral, o diretor da Unipampa- Campus São Borja, Ronaldo Colvero, um dos coordenadores do PIBID Unipampa – Campus São Borja, Evandro Guindani, os professores da escola, pais e responsáveis pelos alunos, técnicos em audiovisuais e demais acadêmicos da Unipampa que contribuíram com o projeto e receberam uma carta de agradecimento na cerimônia.
Curso de Ciências Humanas da Unipampa em parceria com a educação básica de São Borja para realização da semana acadêmica
Na última quarta-feira, 22, o professor Evandro Guindani e o acadêmico Ewerton Ferreira se reuniram com gestores da educação básica de São Borja. Na Secretaria Municipal de Educação conversaram com a professora Michele Jornada e na 35ª Coordenadoria de Educação do Estado com a Coordenadora Tânia Maria Almeida. Os encontros tiveram como objetivo firmar uma parceira para a II Semana Acadêmica de Ciências Humanas que tem como tema, neste ano, discutir as metodologias para o ensino das Ciências Humanas.
O evento tem por finalidade aproximar os acadêmicos dos professores da rede municipal e estadual de ensino, buscando assim dialogar, trocar experiências e criar uma agenda de debates sobre educação na cidade de São Borja. Entre a programação estão previstas a realização de oficinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia a partir das demandas apontadas pelos próprios professores em pesquisa realizada pelos docentes do curso, Evandro Guindani e Yáscara Koga.
A II Semana Acadêmica de Ciências Humanas por meio desta parceria com a 35ª CRE e a Secretaria Municipal de Educação busca dar uma contrapartida às escolas que recebem semestralmente acadêmicos do curso para realizarem o seu estágio. Tal contrapartida foi acordada entre professores coordenadores do estágio e os diretores das escolas em reunião realizada no início do ano.
O evento acontece entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro e além de oferecer palestras e oficinas, também oportunizará a apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências. Mais informações podem ser encontradas no site do evento:http://semanaacademicach.wix.com/unipampa
Projeto de estagiário de Ciências Humanas valoriza cultura regional
Sob a sombra de belas árvores, no último dia 23 de junho, próximo ao Museu Ergológico da Estância, alunos, professores e autoridades locais prestigiaram o “Sarau musical e literário em homenagem ao poeta Apparício Silva Rillo”.
O evento teve como objetivo celebrar e promover o legado que Rillo deixou para a cultura gaúcha. Poesia e músicas de autoria do compositor, foram apresentados para os presentes no evento.
O evento foi promovido pela Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo, e teve como idealizador o Acadêmico do 6º semestre do curso de Ciências Humanas Licenciatura, Ângelo Danilo Morales Ramos. O acadêmico procurou desenvolver uma atividade interdisciplinar com os alunos, buscando promover o conhecimento histórico por meio da arte.
Para Ângelo, o resultado esperado dessa ação é que os alunos sintam-se motivados à busca da literatura, música e poesia, ao mesmo tempo que aprendam a valorizar a cultura regional por meio das obras desse poeta. Da mesma forma, o acadêmico pretende estimular o trabalho interdisciplinar abordando os conceitos da História e Geografia em relação aos costumes do nosso povo.
Esta é mais uma atividade resultante da parceria Unipampa e Educação básica por meio do estágio.
Curso de Ciências Humanas na mídia.
I MOSTRA DE TRABALHO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Dias: 30/06 e 1/07
Horário: 08h30min às 11h30min
13h30min às 16h
Local: Salão de Eventos da Escola Estadual Apparício Silva Rillo
Estágio de Ciências Humanas proporciona atividade diferenciada para alunos da educação básica
Na manha do dia 29 de junho a acadêmica Rosângela, do 6º semestre de Ciências Humanas, na disciplina de Geografia trouxe alunos da Escola Franco Baglioni para conhecer o Museu Ergológico da Estância, o túmulo da Maria do Carmo e a Fonte de São João Batista. A atividade teve o objetivo de conciliar conteúdos da disciplina com a valorização do patrimônio cultural local além de proporcionar a aprendizagem e uma vivencia diferenciada fora do ambiente escolar. Estas atividades está em sintonia com a nova proposta da Base Nacional Comum Curricular proposta pelo Ministério da Educação além de aproximar a Unipampa da Educação básica. Alem dos alunos estiveram presentes na atividade o Diretor da Escola Prof Marcandes juntamente com outros professores da Escola além da Profª Yascara Koga coordenadora do Estagio II do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura.
MESA DE DEBATES SOBRE O PROJETO DE LEI: ESCOLA SEM PARTIDO.
I MOSTRA DE TRABALHOS DE CIÊNCIAS HUMANAS – PARCERIA CIÊNCIAS HUMANAS E ESCOLA APPARICIO SILVA RILLO
Na manhã do dia 30/6 foi aberta a I Mostra De Trabalhos De Ciências Humanas Na Escola Estadual De Ensino Médio Apparício Silva Rillo. A Mostra foi uma iniciativa das estagiárias Betina e Ana Paula do 6º Semestre de Ciências Humanas e teve por objetivo divulgar os trabalhos realizados pelos alunos de ensino fundamental e médio durante o estágio realizado na Escola. Os trabalhos revelam um bom planejamento das aulas e criatividade por parte dos alunos na construção de maquetes, cartazes, trabalhos de cerâmica e com material reciclado. As atividades realizadas pelos estagiários do 6º e 8º semestre de Ciências Humanas foram supervisionadas pelas professoras da Escola. Na abertura o Prof. Evandro Guindani – representando a Coordenação de Curso – agradeceu a Direção da Escola por oportunizar espaço para o estágio dos acadêmicos e também divulgou a II Semana Acadêmica de Ciências Humanas que ocorrerá de 29/8 a 02/9. A Diretora Profª Sandra agradeceu também a Unipampa pela presença das estagiárias que fizeram um excelente trabalho com as turmas, além de enfatizar a importância de inovação metodológica no processo de ensino e aprendizagem. O Prof. Evandro parabenizou a iniciativa das acadêmicas Betina e Ana Paula ao mesmo tempo que convida os demais acadêmicos de Ciências Humanas a visitarem a Mostra principalmente pelo fato de que a mesma apresenta muitas ideias para os futuros estagiários.
Tese de professora do Curso de Ciências Humanas é indicada para o prêmio Capes de tese – 2016
A comissão avaliadora do prêmio Capes de tese – do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, responsável por avaliar as teses defendidas neste Programa no ano de 2015, indicou a tese da professora Lauren de Lacerda Nunes, intitulada: Dilemas Morais, Erros Inevitáveis e Trauma, como a melhor tese deste Programa defendida no ano de 2015.
Os premiados receberão passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 14 de dezembro; certificado de premiação a ser outorgado ao autor, orientador, co-orientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; prêmio ao orientador para participação em congresso nacional, e bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional por até 12 meses para o autor da tese.
Crédito: Assessoria de Relações Públicas da Direção do Campus – Unipampa São Borja
Patrimônios arqueológicos e históricos de São Borja foram objetos de pesquisa
A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do 3º semestre de Ciências Humanas a partir da componente curricular: Metodologia do Ensino de Ciências Humanas, ministrada pela professora e arqueóloga, Viviane Pouey Vidal.
O objetivo da pesquisa foi orientar os licenciandos a trabalharem de forma interdisciplinar e a conhecerem estes espaços públicos, que poderão utilizar em sua futura docência na educação básica, como locais para o ensino das ciências humanas e da educação patrimonial.
Neste caso, o patrimônio cultural selecionado para o estudo de cada grupo foi analisado na perspectiva das seguintes áreas: arqueologia, história, geografia, sociologia e filosofia. Para a realização das pesquisas, os acadêmicos realizaram consultas nos arquivos históricos, bibliotecas e entrevistaram moradores locais. Os patrimônios visitados e pesquisados pela turma foram; a Praça XV – local da redução Jesuítica de São Francisco de Borja, a fonte arqueológica de São Pedro, Igreja Matriz, Biblioteca Pública, Museu Getúlio Vargas, Museu – Casa João Goulart e Museu Missioneiro – Apparicio Silva Rillo.