FOLDER e PROGRAMA BÁSICO DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA.docx (1)
ATIVIDADE DE ABERTURA SEMESTRE 2021.2
ATIVIDADE SEMESTRAL DE SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO ÂMBITO DO CURSO
I SEMINÁRIO DE LIBRAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS HUMANAS
A Professora Keli Krause, docente de Libras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja, juntamente com a Coordenadora do Curso de Ciências Humanas da UNIPAMPA, campus São Borja, Claudete Robalos da Cruz, estão desenvolvendo I SEMINÁRIO DE LIBRAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS HUMANAS, vinculado com PROEXT (Pró-reitora de Extensão e Cultura).
Objetivo do Seminário é dar visibilidade a questão da inclusão a partir de temas relativos à formação interdisciplinar dos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Humanas. Assim, docentes de diversos Estados estarão reunidos socializando as práticas de ensino, estratégias pedagógicas e relatos de experiência para o ensino de Geografia, História, Sociologia e Filosofia para estudantes surdos.
Haverá certificação para os participantes.
A atividade contará com 4 encontros:
I- 10/11 – 19 às 21h – Ensino de geografia – Leonice Hahn Kuss e Fábio Rodrigues Pereira. Link para inscrição: https://forms.gle/cN49xVxDhRcS1cMc7
II- 12/11 – 19 h- Ensino de Filosofia- Peterson Costa e Laercio Francisco Sponchiado. Link para inscrição: https://forms.gle/NDZEVrKto8axfybaA
III- 17/11– 19 h – Ensino de História – Gilda Maria Schirmann Henn e Saionara Zago. Link para inscrição: https://forms.gle/VHFc2R7VALCkoCiL9
IV- 24/11 – 19 h- Ensino de Sociologia – Jean Michel Carrett Farias, Diogo F. Da Silva e Rosangela Ferreira de Melo. Link para inscrição: https://forms.gle/RPKV2YBA2zdfeAvXA
O link da transmissão será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição.
Público-alvo: Estudantes da Unipampa; Estudantes de Licenciaturas; Profissionais da área educacional em geral.
O tema “Formação Docente” será objeto de reflexão no Ciclo de Palestras no mês de Junho
O curso de Ciências Humanas – Licenciatura e o Grupo de Estudos em Formação Docente, Inovação Pedagógica e Interdisciplinaridade está promovendo Ciclo de Palestras online direcionado à Comunidade Acadêmica do Campus São Borja e à comunidade externa (Profissionais da Educação Básica e egressos).
As palestras ocorrerão nos dias 16/06; 23/06 e 30/06 às 19h
Inscrições até dia 14/06 no link: https://docs.google.com/forms/d/1PvNxGqNiOYwXBRo1-X_SV7HE7M205nEyOpBoN6AuczM/edit
CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS REALIZOU ATIVIDADES FORMATIVAS PARA COMUNIDADE ACADÊMICA E COMUNIDADE EXTERNA (PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA) DURANTE PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO CAMPUS
O Curso de Ciências Humanas realizou atividade de extensão para docentes da educação básica durante o isolamento social. Realizou-se painel online sobre “As ciências Humanas, a educação e o contexto da pandemia : Uma abordagem interdisciplinar” no mês de maio de 2020, por meio de plataformas digitais.
Curso de Ciências Humanas realizou aula magna no 23 de março
Nesta quinta-feira, dia 23 de março, ocorreu a aula magna do Curso de Ciências Humanas – licenciatura, na Câmara de Vereadores de São Borja, com o tema: ” A reforma do ensino médio e o ensino de ciências humanas”. A aula contou com a presença de mais de 100 alunos que questionaram sobre a reforma e o que ela iria trazer futuramente ao ensino básico.
A palestra foi ministrada pelo Profº.Meº. Bernardo Mattes Caprara, que é Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bernardo é doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Licenciado em Ciências Sociais (2010) pela UFRGS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia da Educação, Desigualdades e Classes Sociais, Ensino de Sociologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Em sua fala foi abordado sobre a reforma do ensino médio apresentando indicadores sobre o desempenho dos alunos brasileiros no âmbito da Escola Básica – cruzados com dados estatísticos sobre os contextos em que os mesmos estão inseridos – o professor propôs uma reflexão sobre os problemas histórico-estruturais enfrentados pela educação no Brasil. Diante de uma situação de congelamento, cortes de verbas e propostas de reestruturação do Ensino Médio, o professor fez uma densa análise da conjuntura econômica internacional e política nacional da qual extraiu subsídios para pensarmos os efeitos de mudanças tão significativas no âmbito da organização da Escola Básica. Após a explanação realizou-se um debate marcado por intenso envolvimento e participação da comunidade acadêmica da Unipampa – campus São Borja. O corpo docente do curso de Ciências Humanas agradece a colaboração de todos e todas envolvidos em uma noite tão especial para as atividades acadêmicas do campus.