Ciências Humanas é nota 5 na avaliação do MEC!

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja, celebra mais uma conquista significativa para o ensino superior público na região: o curso de Licenciatura em Ciências Humanas obteve nota máxima (conceito 5) na avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC),  realizada entre os dias 28 de 30 de abril.

 A comissão avaliadora foi composta pela Profª Drª Jane Maria dos Santos Reis e pelo Prof. Dr. Ailton Vieira da Cunha, que analisaram indicadores como infraestrutura, projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e participação estudantil.

O resultado da avaliação reafirma o compromisso da UNIPAMPA com a qualidade acadêmica. O curso de Ciências Humanas passa a integrar um seleto grupo: agora, junto com o curso de Direito, são os dois únicos da UNIPAMPA a com nota 5 em todos os indicadores avaliados pelo MEC.

Para o diretor do campus São Borja, professor Valmor Rhoden, essa conquista representa mais do que um número: “Recebemos com muita satisfação essa nota máxima, que evidencia a qualidade dos cursos do campus. É um reconhecimento do ministério que valida todo o trabalho, toda a estrutura e o aspecto pedagógico”.

O coordenador do curso, professor Edson Paniagua, também celebrou a nota máxima e reforçou o valor coletivo do resultado: “Esta avaliação representa o comprometimento, a organização e o pertencimento dos discentes, docentes do curso, dos técnicos, dos terceirizados, da gestão do campus e gestão superior. O resultado de tudo mostra o nosso comprometimento, o trabalho e pertencimento com São Borja, com as Missões, com o Pampa, na construção de uma sociedade mais justa e solidária”.

A pró-reitora da Prograd, Elena Maria Mello, também destacou a importância da conquista: “Gostaria de ressaltar a excelência do Curso Ciências Humanas – licenciatura que, a partir da visita de avaliação de renovação de reconhecimento, foi atribuído o conceito máximo – 5 – em todos os indicadores e dimensões avaliativas. Considero que decorre da proposta pedagógica inovadora para a formação de profissionais da educação na perspectiva interdisciplinar entre História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Aproveito para parabenizar o envolvimento da coordenação do curso, dos discentes e docentes, da equipe diretiva do campus São Borja, que contaram com o apoio do pessoal da Divisão de Políticas de Ensino, Avaliação e Acreditação de Curso de Graduação (DPAA/PROGRAD) e do PEI. Muito significativo para a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que contribui para a qualidade da formação de docentes neste território fronteiriço do RS.”

    Esse reconhecimento reforça o papel transformador da universidade pública na Fronteira Oeste, reafirmando seu impacto na formação de educadores e na valorização da educação como agente de mudança social.