Certos de que a energia do espírito nunca morre e que aqueles que amamos, ainda que realizem sua transição para outro plano, permanecem em nós, em nossas memórias e pensamentos, nos dedicamos a ressignificar o efeito da tua presença em nós.
Nas palavras do Prof. Gerson Oliveira:
“El que está enfrente porque ya se fué corriendo más allá…
Daniel foi bem mais que um colega, foi um amigo e camarada.
Quando eu era um graduando e ele um doutorando, não imaginava que acabaria sendo colega daquele personagem de sábias palavras, que animava a todos entre um café e outro no Campus do Vale. Passados alguns bons anos, me deparo com Daniel pelos corredores do campus I da nossa querida Unipampa. Foi uma grande satisfação poder compartilhar novos café e grandes ideias com aquele grande ser humano, na melhor acepção do termo. Daniel deixará saudades, mas também alegria. As ideias e valores que espalhou às margens do Rio Uruguai, fluirão para sempre – como imortais são os rios – e no Rio da Prata alcançará a eternidade na forma de inspiradoras recordações.”
A professora Adriana Cantini assim se refere:
“Professor Daniel: Doutor em sabedoria e empatia
Essa é a lembrança que tenho do Colega Daniel Etcheverry.
Além de ser Doutor em Antropologia, o Daniel tinha uma profunda empatia e era muito solidário.
Com um coração enorme e uma capacidade incrível de “se colocar no lugar do outro”, o Professor Daniel fez a diferença na vida de muitos de nós.
Obrigada Daniel por tê-lo encontrado nessa vida! “
Assim lembraremos de ti, caro Daniel, como aquele que exercitou e nos ensinou sobre a alteridade, altruísmo e amorosidade.