Processo seletivo complementar de ingresso e de reopção de curso 2019/2

Os editais para os processo seletivos, complementar e o de reopção de curso 2019/2,  já estão disponíveis aqui, acesse e confira: https://unipampa.edu.br/portal/sites/default/files/documentos/edital_189-2019_processo_seletivo_complementar_2019-2_0.pdf

https://unipampa.edu.br/portal/sites/default/files/documentos/edital_185-2019_edital_de_reopcao_de_curso_para_ingresso_no_semestre_letivo_2019-2_0.pdf

 

 

Projeto da UNIPAMPA prepara alunos para o ENEM. São ao todo 70 alunos da rede pública beneficiados.

O projeto de extensão do curso de Ciências Humanas da UNIPAMPA – LEME – tem como objetivo ajudar na formação dos estudantes de baixa renda do município de São Borja através de oficinas preparatórias com vistas ao exame nacional do ensino médio, o ENEM.

As atividades do projeto são realizadas todos os sábados pela manhã visando o atendimento do público que trabalha e estuda em turno integral na rede pública de ensino médio. Neste ano de 2019 – o projeto Leme recebeu número record de inscritos, foram 234, sendo 70  selecionados.

O projeto já está em andamento desde 2015 e são elaboradas apostilas que servem de material de apoio, além do suporte da biblioteca da universidade e livros didáticos doados por escolas públicas do município.

Dezenas de voluntários, entre professores e acadêmicos compõem o projeto de todos os cursos do Campus São Borja da UNIPAMPA e do curso de Gestão Ambiental da UERGS, além dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Matemática do IFFAR.

Programa de Residência Pedagógica do curso de Ciências Humanas-Licenciatura da Unipampa atende três escolas-campo em São Borja

 

Crédito da foto: Alexander Lima.

O Programa Residência Pedagógica trata-se de uma Política pública vinculada à Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática; induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica, além de fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores e promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A participação do Campus São Borja ocorreu por meio de uma seleção nacional de projetos para integrar o programa realizado pela CAPES. O campus São Borja vinculado ao Projeto Institucional concorreu com o Subprojeto “Multidisciplinar de Geografia e História”, com a coordenação da professora Drª Claudete Robalos da Cruz; além do Núcleo São Borja, há mais cinco núcleos da Unipampa que integram ao Programa.

 O programa prevê a seleção de professores responsáveis da Educação Básica que irão supervisionar os residentes nas escolas-campo. As escolas-campo foram indicadas pelos Secretários de Educação.

Atualmente, há três professores responsáveis, 19 residentes atuando em três escolas-campo: Instituto Arneldo Matter, Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e Escola Municipal Duque de Caxias.

O programa foi estruturado em quatro etapas distintas. Sendo a etapa 1 – Preparatória (processo de formação do residente e preceptor, ocorreu em agosto de 2018); etapa 2 – Ambientação do residente na escola-campo (ocorreu em outubro de 2018 ); etapa 3 – Imersão e Regência na escola-campo (iniciou em março deste ano e encerra em dezembro), e por fim, etapa 4- Elaboração de relatórios e socialização das experiências (com término previsto para janeiro de 2020).

Os residentes que estão na segunda metade do curso, acadêmicos do Curso de Ciências Humanas, estão realizando a etapa três do Programa, que se refere às atividades de regência nas escolas-campo, que iniciou em março deste ano e o término previsto para dezembro.

A percepção em relação ao programa é bastante positiva em relação à questão da formação do acadêmico, pois promove a imersão do licenciando no campo de atuação/da prática.  Trata-se de um importante espaço-tempo no qual os acadêmicos em formação aprendem com os professores da educação básica e com o contexto escolar. Nessa relação de Comunidade de Aprendizagem (Universidade e Escola) que se estabelecem as conexões entre os saberes acadêmicos e profissionais, reconhecendo assim a importância da parceira entre Universidade e Escola na qualificação do profissional em formação.

PROJETO LEME: OFICINAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM TORNA PÚBLICO O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS ALUNOS EDIÇÃO 2019

Com mais de 200 inscritos, projeto seleciona 70 alunos em primeira chamada para a edição de 2019 das oficinas preparatórias para o ENEM

A Equipe Executora do projeto LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM, no uso de suas atribuições, torna público o resultado final do processo seletivo para novos alunos que irão compor a quinta edição do projeto.
Os candidatos selecionados deverão comparecer nas dependências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), rua Ver. Alberto Benevenuto nº 3200 – Passo, munidos da documentação apresentada no processo seletivo (RG, CPF, Comprovante de Renda dos moradores ativos da casa, comprovante de matrícula/Histórico Escolar e Comprovante de Endereço), foto 3×4 e Título de Eleitor (se houver). A matrícula poderá ser realizada pelo aluno aprovado, não havendo necessidade do acompanhamento de um responsável se este for menor de 18 anos. Após a realização da matrícula, será dada largada nas atividades do projeto, que se encerram no mês de outubro, antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Os candidatos que não foram aprovados em primeira chamada poderão declarar interesse na lista de espera do projeto se fazendo presente no dia 04 de maio, às 14h, na UNIPAMPA, munidos de documento oficial com foto.
Você pode acessar o resultado final aqui: resultado final processo seletivo do projeto LEME
Dúvidas, sugestões e/ou reclamações podem ser realizadas através do e-mail do projeto: oficinasleme@gmail.com