Na noite de quarta-feira 08 de março, dia internacional da mulher, aconteceu a palestra “Identidade de Gênero na Contemporaneidade”, organizada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UNIPAMPA. O evento contou com a presença de 100 alunos que puderam dialogar sobre as dificuldades da identidade de gênero no cotidiano. As identidades são características fundamentais da experiência humana, pois possibilitam aos seres humanos a sua constituição como sujeitos no mundo social. O gênero refere-se à identidade com a qual uma pessoa se identifica ou se autodetermina; independe do sexo, e está mais relacionado ao papel que o indivíduo tem na sociedade e como ele se reconhece.
Os discentes ali presente ressaltaram que “identidade e gênero” passaram a ser temas pouco abordados em sala de aula, ou nas escolas do ensino básico.
A palestra foi ministrada pelas discentes da Universidade Federal de Santa Maria, Mariana Henriques, Doutoranda em comunicação midiática, que apresentou a tese “Identidade feminina gaúcha: representações de gênero nos programas regionais bah!”; Andréa Ortis, Mestranda em comunicação midiática, abordando “Os sentidos sobre a mulher contemporânea em Daenerys Targaryen, da série Game Of Thrones”; e a bacharel em Relações Públicas, Laura Cassol, que estudou a temática “Identidade e gênero: A representação lésbica na telenovela em família”.
Através de uma dinâmica descontraída o tema de identidade de gênero foi debatido entre os acadêmicos ali presentes, além de um espaço para que os mesmos pudessem expor suas opiniões e relatar histórias e experiências.
Texto: Taise e Michelle