Com o objetivo de abrir espaço de discussão sobre a educação como um objeto de estudo, dando a oportunidade de uma nova concepção e de debate deste tema fundamental para a sociedade, a II Semana Acadêmica de Ciências Humanas concluiu seu terceiro de atividades.
O turno da manhã foi marcado por oficinas. A primeira do dia foi a oficina de Metodologias para o ensino de História com a Prof. Dra. Yáscara Koga onde se discutiu sobre a importância das fontes históricas para o ensino e, como estimulo de reflexão, foi desenvolvida uma dinâmica de autoconhecimento utilizando recortes de revistas. Já a Prof. Carmem Dornelles juntamente com a Prof. Dra. Nola Gamalho, foram responsáveis pela oficina de Metodologias para o ensino de Geografia, ressaltando a importância do uso de recursos didáticos e ferramentas diversificadas no ensino de sala de aula.
Pela parte da tarde, a programação iniciou com a oficina de Geografia Interdisciplinaridade e Tecnologia ministrada pelo Prof. Emerson Robalo do Instituto Federal Farroupilha. No espaço de debate, juntamente com outros cinco professores do IFF discutiu-se sobre a interdisciplinaridade como uma ação, e não como um conhecimento e sobre as diferentes maneiras de incluir uma educação integrada nas escolas. Já a sala 2306 foi palco da oficina de Arqueologia Guarani e o Saber de Fazer Cerâmica com a Prof. Viviane Vidal. Começando com uma retomada sobre os materiais históricos utilizados no séc. XIX e XX, a professora dissertou sobre a importância do uso da cerâmica e sua relação com as heranças patrimoniais. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de produzir vasos feitos com argila.
Para finalizar o terceiro dia de atividades, à noite foi realizada uma mesa redonda sobre o desafio de novas metodologias para o ensino das Ciências Humanas, que contou com a presença da representante da Secretaria de Educação, Nadir Lima, com a Profº Dra. Andréa Becker e a Profº Dra. Lauren Lacerda, sob a mediação do Prof.º Dr. Evandro Guindani. Temas como a relação entre professor e aluno, a interferência do uso de ferramentas didáticas no processo de ensino aprendizagem e a complexidade existente no campo da prática docente de Ciências Humanas Licenciatura foram um dos muitos temas discutidos juntamente com o público que prestigiava a atividade.
Pode-se dizer que o terceiro dia de atividades da II Semana Acadêmica de Ciências Humanas serviu para ressaltar ainda mais a importância que o curso e a prática docente possuem.
Fonte: Jean Azambuja
Crédito nas fotos: Michelle Laisth/ Taise Velmud