A abertura oficial do evento ocorreu nesta segunda na Unipampa, 29, e contou com a presença de representantes institucionais, docentes e discentes, fortalecendo com isso, a existência de um evento organizado principalmente por alunos e que busca despertar novos conhecimentos.
A palestra Políticas Públicas e formação de professores na Fronteira Oeste, com a participação das professoras Yáscara Koga e Angela Quintanilha foi mediada s pela professora Ana Cláudia Gatibonni abordou a problematização da relação do professor frente ao mundo globalizado e sua situação profissional atual. Além disso, dialogaram sobre as consequências que as mudanças de governo afetam nos educadores e sobre a relação dos representantes públicos com o exercício da Política Pública Educacional. Foi ressaltada a importância da relação sadia entre professor, pais e alunos.
A professora Angela Quintanilha falou sobre o que considera o maior problema da estrutura política: a desigualdade e a falta de capacidade igualitária. Questionamentos sobre os avanços das áreas sociais, sobre a formação de profissionais e seu contato com o mercado de trabalho também foram debatidos. Os encaminhamentos finais se deram a partir da discussão sobre o papel das Políticas Públicas e a necessidade da valorização da voz e da responsabilidade do educador perante o ensino. Por fim, o primeiro dia de atividades encerrou-se de forma positiva, despertando na comunidade acadêmica o desejo de participar assiduamente durante toda a programação da II Semana Acadêmica de Ciências Humanas.
Para saber a programação completa acesse o site:http://semanaacademicach.wixsite.com/unipampa
Crédito nas fotos: Taise Velmud / Michelle laisth