Acadêmicos discutem a Base Nacional Comum Curricular e a prática docente no estagio

No ultimo sábado dia 02/7 acadêmicos do 1º e 5º semestre de Ciências Humanas – Licenciatura discutiram coletivamente o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular proposta pelo MEC em relação às práticas docentes observadas no estágio. Foi uma atividade interdisciplinar entre os componentes de Estágio Curricular Supervisionado I de Ciências Humanas realizado pelos acadêmicos do 5º semestre e a Prática Docente realizada pelos acadêmicos do 1º semestre. A atividade proposta pelo Prof Evandro Guindani possibilitou que os acadêmicos – que realizaram estágio – apresentassem o relatório de sua observação e os acadêmicos do 1º semestre relacionaram o relato com a Base Nacional Comum Curricular. A atividade resultou numa constatação de que a Base Nacional Comum, em sendo aprovada, exigirá muitas mudanças nos conteúdos bem como nas práticas docentes, tanto para a educação básica como nos cursos de formação de professores da universidade. A atividade está em consonância com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 do Conselho Nacional de Educação que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura. A resolução sugere uma articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente numa perspectiva interdisciplinar. Além disso considera relevante a “a inserção dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente”. Sugere além disso que as instituições de ensino superior devem privilegiar na sua formação “o contexto educacional da região” além de propor “atividades de socialização e avaliação de seus impactos nesses contextos” (BRASIL, 2015, p.5). Os acadêmicos consideraram válida a atividade principalmente pelo fato de proporcionar integração entre os dois semestres e ter gerado um aprendizado mútuo e interdisciplinar.

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