Patrimônios arqueológicos e históricos de São Borja foram objetos de pesquisa

A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do 3º semestre de Ciências Humanas a partir da componente curricular: Metodologia do Ensino de Ciências Humanas, ministrada pela professora e arqueóloga, Viviane Pouey Vidal.
O objetivo da pesquisa foi orientar os licenciandos a trabalharem de forma interdisciplinar e a conhecerem estes espaços públicos, que poderão utilizar em sua futura docência na educação básica, como locais para o ensino das ciências humanas e da educação patrimonial.
Neste caso, o patrimônio cultural selecionado para o estudo de cada grupo foi analisado na perspectiva das seguintes áreas: arqueologia, história, geografia, sociologia e filosofia. Para a realização das pesquisas, os acadêmicos realizaram consultas nos arquivos históricos, bibliotecas e entrevistaram moradores locais. Os patrimônios visitados e pesquisados pela turma foram; a Praça XV – local da redução Jesuítica de São Francisco de Borja, a fonte arqueológica de São Pedro, Igreja Matriz, Biblioteca Pública, Museu Getúlio Vargas, Museu – Casa João Goulart e Museu Missioneiro – Apparicio Silva Rillo.

vivi
Colaboração: Viviane Pouey Vidal.