Arquivos anuais: 2016
Gincana do PIBID 2016
No dia 30 de novembro no salão do colégio Getúlio Vargas ocorreu a gincana do PIBID 2016, esse evento é uma atividade realizada pelo grupo do PIBID da tarde com todas as turmas do sétimo ano.
Essa atividade foi elaborada para estimular a criatividade e expressão dos alunos, junto com a prova de conhecimento sobre o conteúdo do ano.
A gincana foi dividida em três atividades sendo elas a 1° Elaborar uma peça teatral sobre uma lenda brasileira, podendo readaptar ou recontá-la, 2° Recriar a partir de uma lenta/mito/conto existente, uma história fictícia para apresentação de forma em fantoche ou peça teatral e 3° Jogo de perguntas e respostas, onde um grupo de 5 alunos representantes de sua turma se enfrentam todos contra. As perguntas tinham a temática sobre as lendas do Rio Grande do Sul trabalhadas em sala de aula.
As avaliações da gincana contaram por parte dos jurados externos e representantes da escola e a grande campeã foi a turma 75.
1° exposição do PIBID na escola Getúlio Vargas
Durante os dias 21 a 25 de novembro ocorreu a 1° Exposição do PIBID na escola Getúlio Vargas, por parte da turma da tarde, foram apresentados dados que ocorreram nos anos de 2015 e 2016 com o grupo e o colégio.
O objetivo dessa apresentação era deixar público alguns resultados da parceria entre o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência o curso de Licenciatura em Ciências Humanas e o Colégio Estadual Getúlio Vargas, especificamente a turma de bolsistas atuante no colégio à tarde.
Além da comunidade acadêmica conhecer um pouco desse programa e a escola que ele atua, gerando uma cultura de publicação e apresentação do que os PIBIDIANOS fizeram nesses 12 meses de bolsa de iniciação à docência nas escolas. Contamos com a organização desse evento os discentes Danilo Jovino; Hermogenes Souza, Guilherme Richter e Viviane Moraes.
O PIBID conta com 8 campis na cidade de São Borja sendo 3 escolas públicas da cidade 30 bolsistas graduandos de Licenciatura em Ciências Humana, 10 bolsistas por escola e 5 por turno, 5 bolsistas para professores das escolas que são supervisores dos graduandos e 2 supervisores do programa na universidade. E que se dividem entre Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Aconteceu na última quarta-feira a votação para coordenação dos cursos
No dia 30, ocorreu a votação para o cargo de coordenadores do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, onde foi apresentado uma única chapa, que elegeu o Prof. Dr. Evandro Ricardo Guindani como novo coordenador, ele que é Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa -Unipampa – São Borja. Graduado em Filosofia pela Unifai/SP(1995). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica/SP (2002). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011) e a Prof.ª Drª. Lauren Lacerda Nunes como vice – coordenadora que é Professora adjunta na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja-RS. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – RS (2008). Doutora em filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM (2015), linha de pesquisa Ética Normativa e Metaética, sendo parte do doutoramento realizado com bolsa CAPES no Oxford Uehiro Centre for Practical Ethics, University of Oxford (2014). Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM (2010), linha de pesquisa de Crítica e Fundamentação Transcendental.
I Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira
Aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, o I Seminário (Des)Fazendo Saberes da Fronteira. Durante o evento teve oficinas, palestras e apresentações de trabalhos.
No dia 17 de novembro, ocorreu durante o dia, oficinas sobre Gênero e Diversidade, continuando o evento de noite com palestra na Câmara de Vereadores com o Professor Fernando Seffner.
O evento no dia 18 de novembro, contou com as apresentações de trabalhos, logo à noite palestra com a Professora Bárbara Valle, Denise Silva e mediadora Professora Sara Epitácio.
O evento foi uma arceria com o curso de Ciências Humanas, Serviço Social e Coletivo EmPoderArte.
Crédito da foto: Laísa Pizzutti Beulck
Oficina foi ministrada pelo curso no ultimo sábado
No último sábado dia 12 de novembro o curso de ciências humanas ofereceu aos alunos do campus uma oficina sobre expressão corporal, onde foram trabalhos dicas de posturas, como fazer uma apresentação correta de trabalho e como falar em público. A professora Viviane Dornelles que atualmente trabalha no Senac São Borja, ministrou a oficina com muita alegria e trouxe algumas dicas de suas próprias experiências de vida tanta acadêmicas e profissionais.
A comunicação é umas das prioridades para o desenvolvimento da atividade profissional e para as relações sociais e familiares. Vivemos na era da informação, no qual a velocidade e a conectividade oferecem muitas possibilidades, as quais também exigem um olhar e leitura críticos para selecionar o que realmente interessa ao desenvolvimento enquanto ser humano e profissional.
Curso de Ciências Humanas oferece oficina gratuita sobre expressão corporal neste sábado
Neste sábado, 12, a partir das 14h, no campus I da Unipampa, o curso de Ciências Humanas irá oferecer aos seus alunos uma oficina de expressão, que irá trabalhar postura, respiração e motivação. A docente que irá ministrar a oficina será a Viviane Dornelles, que já atua na área há mais de 10 anos, é formada em Letras – Espanhol pela URCAMP e atualmente é professora de Espanhol no Senac de São Borja. Lembrando que a oficina será na sala 2202 do campus I e valerá horas!!
A comunicação é umas das prioridades para o desenvolvimento da atividade profissional e para as relações sociais e familiares. Vivemos na era da informação, no qual a velocidade e a conectividade oferecem muitas possibilidades, as quais também exigem um olhar e leitura críticos para selecionar o que realmente interessa ao desenvolvimento enquanto ser humano e profissional.
Você sabe o que fazer com seus braços durante uma apresentação? Você conhece técnicas de respiração que te ajudam a relaxar? Você consegue expressar suas ideias com clareza?
Para realizar sua inscrição acesse:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefpJTo4JcA1pZTLYu0JpMiBWXck3-d1ajoOBvdLycD93QOzg/viewform
Texto: Assessoria do curso
Edital de Seleção de Oficineiros Voluntários para o Projeto LEME: Oficinas preparatórias para o ENEM.
A Equipe Executora do projeto LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM torna público o edital para seleção de oficineiros voluntários no projeto LEME.
Venha fazer parte da Equipe LEME em 2017.
Edital-003-seleção-de-oficineiros-voluntarios-para-o-leme
Dois professores assumem no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa
O Professor Rafael Bruno Gonçalves é graduado em Ciências Sociais – Licenciatura. Tem mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos seguintes temas: análise do discurso, produção legislativa, Câmara dos Deputados, ideologia, teoria social contemporânea, sociologia da religião, pentecostalismo e protestantismo.
Rafael Bruno é professor substituto da Universidade Federal do Pampa – São Borja, ministrando a disciplina de Pensamento político e social latino americano.
Outro professor que também assumiu recentemente é Gerson de Lima Oliveira que é Graduado em Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da mesma universidade (com intercâmbio-sanduíche realizado na Universitat Autònoma de Barcelona – UAB/IGOP. Desde 2009 é integrante do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE) foi professor substituto de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul. Tem experiência de pesquisa nas áreas de sociologia dos movimentos sociais, da ação coletiva e dos processos de engajamento. Gerson professor adjunto efetivo do curso de Licenciatura em Ciências Humanas e neste semestre está ministrando a disciplina de Sociologia.
Texto e fotos: Taise Velmud.