Pesquisa | Ciências Sociais – Ciência Política

Pesquisa

As Relações Binacionais no Turismo: o caso das cidades gêmeas na fronteira entre o Rio Grande do Sul (BR) Argentina e Uruguai

O trabalho consta da analise das políticas públicas dirigidas ao turismo na região transfronteiriça do Rio Grande do Sul Argentina e Uruguai visando: identificar as políticas públicas de turismo existentes na região em estudo; identificar as políticas púbicas binacionais de turismo na região em estudo; caracterizar as regiões transfronteiriças da área de estudo; conhecer as práticas compartilhadas no setor de turismo nas cidades de fronteira da região em estudo; diagnosticar as dificuldades da efetivação de praticas compartilhadas no setor de turismo nas cidades de fronteira da região em estudo; levantar os benefícios proporcionados pela prática do turismo de fronteira. Socializar o trabalho através da publicação como capítulo do Livro: Turismo e Paradiplomacia das Cidades bem como em participação em eventos como I Seminário de Turismo e Paradiplomacia das Cidades. Para sua consecução será realizada pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo com aplicação de questionário e realização de entrevistas às secretarias municipais de turismo das cidades gêmeas do Rio Grande do Sul divisa com Uruguai e Argentina. A relevância do mesmo encontra-se em seu caráter inovador, pois com o diagnóstico das políticas públicas existentes ou não, será possível nortear as ações  relacionados ao turismo nas regiões  transfronteiriças objeto da pesquisa.

Cultura política em São Borja

Em relação ao caso brasileiro, os estudos de participação e cultura política pretendem responder a uma situação paradoxal, na qual um modelo de democracia formal convive pacificamente com uma realidade social ainda precária. De fato, se a democracia substantiva não for fortalecida, tendem a se manter e a se acirrar atitudes e comportamentos de desconfiança e de repúdio dos cidadãos em relação às instituições políticas e sócias, ou seja, em detrimento do funcionamento do sistema de representação política . Basicamente, o estudo da cultura política local se torna muito importante para compreender o funcionamento das instituições e da democracia, assim pelo caso da região do Pampa, mais especificadamente a cidade de São Borja. Por meio da típica análise survey – amostragem e coleta de dados por questionário – a pesquisa permite abordar o tema do ponto de vista quantitativo, até oferecer um quadro pormenorizado dos tipos e níveis de participação e cultura política.

Política local e associativismo civil:  a geografia do voto em São Borja

O projeto baseia-se no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa relativas aos eixos temáticos do Curso de Ciências Sociais Ciência Política. Os eixos temáticos são transversais, e cada semestre tem uma temática comum. A abordagem dos eixos temáticos evidencia a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, a contextualização e a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, bem como a relação entre teoria e prática. O projeto em questão foi desenvolvido no ano de 2013 entre os meses de abril e dezembro, envolvendo alunos do II semestre, com a temática “Instituições e processos sociais”, no IV semestre “Estado democrático, gestão pública e comportamento político”, no VI semestre “Métodos, metodologia e sociedade”, e no VIII período “Região de fronteira, o regional e o local”. Os trabalhos foram coordenados por duplas de docentes, e possibilitaram o mapeamento do associativismo civil da cidade de São Borja no segundo semestre; uma pesquisa sobre o comportamento político de São Borja no quarto semestre, o estudo de métodos e metodologia no sexto semestre e realização de uma pesquisa com análise posterior da Geografia do voto referente às eleições municipais de 2012 no município de São Borja. Os trabalhos coletaram dados para a formação de um banco de dados sobre a cidade e região para o curso. Os dados permitirão no futuro publicações de qualidade e ajudam na base do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Pampa – NEPP.

Quem São Eles? Prosopografia da Elite política são-borjense (1889-1964)

O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as trajetórias dos indivíduos que fizeram parte das elites políticas vinculadas à Câmara Municipal de São Borja, desde 1889 (ano da proclamação da República no Brasil), até 1964, quando ocorre o golpe militar que retira o então presidente João Goulart do poder. Para isso, o método prosopográfico será utilizado, pois oferece as ferramentas para uma análise das trajetórias políticas dos vereadores eleitos no período, bem como suas relações sociais, políticas e econômicas. Nesse sentido, espera-se contribuir para o desenvolvimento do bolsista, que irá operacionalizar os passos da iniciação científica, mas também para o conhecimento acerca das relações, interesses e práticas sociais e políticas que havia entre essas elites locais com as outras esferas de poder.

 

Elites e autoritarismo: prosopografia da elite política são-borjense (1964-1985)

O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as trajetórias dos indivíduos que fizeram parte das elites políticas vinculadas à Câmara Municipal de São Borja, desde 1964, quando ocorre o golpe militar que retira o então presidente João Goulart do poder, até 1985, com o início da Nova República. Para isso, o método prosopográfico será utilizado, pois oferece as ferramentas para uma análise das trajetórias políticas dos vereadores eleitos no período, bem como suas relações sociais, políticas e econômicas. Nesse sentido, espera-se contribuir para o desenvolvimento do bolsista, que irá operacionalizar os passos da iniciação científica, mas também para o conhecimento acerca das relações, interesses e práticas sociais e políticas que havia entre essas elites locais com as outras esferas de poder. Além disso, também será dado início a uma base de dados concisa sobre cada político estudado, viabilizando consultas posteriores ao material, especialmente dos alunos do curso de Ciências Sociais – Ciência Política, da UNIPAMPA, campus de São Borja(encerrado em 2012).