- Autor: Andréa Becker Narvaes
Atividades lúdicas na educação: RPG como suporte ao ensino escolar.
Atualmente, em nível nacional há uma necessidade de estimulo a leitura e pensamento logico matemático por parte dos estudantes. Visto que os padrões da escola tradicional estão tornando-se obsoletos existe a necessidade de buscar novas alternativas para estimulo dos mesmos, “O Role-Playing Game (RPG) vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens no Brasil e na área da pedagogia, na qual vem sendo utilizado como ferramenta de aprendizado nas salas de aula” Ana Alayde Saldanha 2009. É uma alternativa viável pois requer materiais corriqueiros as salas de aula e tem como consequência de sua pratica as atividades de leitura, pesquisa, escrita, raciocínio logico matemático e trabalho em equipe por intermédio odo jogo.
Esse estudo tem como principal objetivo analisar o real impacto que esse formato de atividade lúdica tem sobre a aprendiz\agem dos alunos.
- Autor: Ângela Quintanilha Gomes
O que é política? Construção de cultura política e cidadania nas escolas de São Borja
O presente projeto de extensão tem como objetivo oportunizar um debate sobre o que trata a política e seus desdobramentos no cotidiano, junto aos jovens do ensino médio no município de São Borja. Busca construir uma abordagem interdisciplinar da política, mostrando o quanto este tema está presente na realidade dos cidadãos. Por intermédio de atividades informativas e de debates nas escolas, pretende-se enfatizar a importância de que os jovens tenham a compreensão do quanto a política está imbricada na vida em sociedade, nas ações referentes aos seus direitos políticos e sociais e ao exercício de uma cidadania ativa.
- Autor: Daniel Etcheverry
ASPEC (Antropologia Social e Pensamento Crítico)
O ASPEC foi fundado em março de 2012 por mim, Pfr. Dr.Daniel Etcheverry do curso de Ciências Sociais- Ciência Política e constituiu-se como um projeto de extensão , trabalhando no sentido de propiciar um espaço de debates sobre temáticas sociais para além da sala de aula, e, concomitantemente, organizando palestras e encontros abertos à comunidade local. Nestes dois anos transcorridos, discentes de todos os cursos do campus têm participado da reuniões, No período de 2012 – 2013, a coordenação do ASPEC foi dividida com a Pfra. Merli leal Silva, do curso de Publicidade e Propaganda. A partir de sua transformação em Programa a coordenação será dividia com o Pfr. Joel Guindani, do curso de Comunicação Social. Enquanto grupo de estudos, o ASPEC – Unipampa continuará com seu objetivo possibilitar esse espaço de debates. Partindo de uma abordagem interdisciplinar, porém com uma ênfase na antropologia crítica, o grupo debaterá tais assuntos com o intuito de compreender a experiência humana em sociedade e as relações de poder que nelas se evidenciam como um dos elementos no processo de subjetivação. O grupo está aberto à toda a comunidade acadêmica, promovendo a interação entre pessoas vinculadas a áreas de conhecimento diversas e, portanto, a interdisciplinaridade.Nesse espírito de intercâmbio de reflexões e pontos de vista, pretende-se também estabelecer contato com grupos semelhantes de outras universidades. O grupo de estudos mantém reuniões quinzenais, no formato de seminários, durante as quais são debatidos textos e exibidos filmes que possam dar uma base ao debate sobre o tema relativo a cada encontro. Enquanto programa, o ASPEC elaborará e implementará projetos de extensão e pesquisa que permitam a interação entre o âmbito acadêmico e a comunidade local, assim como a interação entre extensão, pesquisa e ensino.
Grupo de Estudos em Antropologia Social e Pensamento Crítico (ASPEC)
Este grupo de estudos tem como objetivo possibilitar um espaço de debates sobre temas relativos às problemáticas sociais e de interesse da comunidade acadêmica. Partindo de uma abordagem interdisciplinar, porém com uma ênfase na antropologia crítica, o grupo debaterá tais assuntos com o intuito de compreender a experiência humana em sociedade e as relações de poder que nelas se evidenciam como um dos elementos no processo de subjetivação.
O grupo está aberto à toda a comunidade acadêmica, promovendo a interação entre pessoas vinculadas a áreas de conhecimento diversas e, portanto, a interdisciplinaridade.Nesse espírito de intercâmbio de reflexões e pontos de vista, pretende-se também estabelecer contato com grupos semelhantes de outras universidades.
O grupo de estudos mantém reuniões quinzenais , no formato de seminários, durante as quais são debatidos textos e exibidos filmes que possam dar uma base ao debate sobre o tema relativo a cada encontro.