Eixos Temáticos PPC 2023 | Ciências Sociais – Ciência Política

Eixos Temáticos PPC 2023

Eixos Estruturantes de Formação da Matriz Curricular da Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política

Visando obter a formação pretendida, os conteúdos são agrupados em três eixos a serem cumpridos pelo aluno no decorrer do curso: Formação Específica Profissional, Formação Complementar e Formação Livre, nos quais se dará o desdobramento dos conteúdos das diretrizes curriculares.

O Eixo de Formação Específica Profissional é constituído pela base do saber característico da área de atuação do cientista social – cientista político no sentido de propiciar uma formação sólida de conteúdo específico a fim de permitir aos alunos perspectivas de atuação profissional. Este eixo é composto de um conjunto de atividades acadêmicas obrigatórias básicas.

O Eixo de Formação Complementar compreenderá as atividades acadêmicas obrigatórias e optativas. É formado por conteúdos interdisciplinares da área de Ciências Sociais – Ciência Política e da grande área das Ciências Humanas, propiciando o aprofundamento e/ou a complementação da formação profissional através da conexão entre diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Seus conteúdos são provenientes de componentes curriculares obrigatórios de graduação e componentes curriculares complementares de graduação. Por meio deles, o discente terá a oportunidade de trilhar diferentes percursos formativos ao longo da graduação.

O Eixo de Formação Livre compreende atividades acadêmicas de livre escolha do aluno no contexto da IES. Nas Atividades Complementares de Graduação (ACGs), são incluídas as atividades de iniciação à pesquisa, monitorias, estágios extracurriculares, publicações, participação com apresentação em eventos (oral e/ou pôster), ou outras atividades a serem definidas a critério do Colegiado do Curso totalizando 120 horas. O aluno deverá cursar no mínimo a carga horária estipulada podendo fazer um número maior de Atividades Complementares de Graduação de acordo com seus interesses, assim como de Atividades Complementares de Extensão (220 horas). Preza-se pela universalidade de conhecimentos, valorizando-se a multiplicidade, interculturalidade, multi e interdisciplinaridade de saberes e práticas, e a apreensão de conceitos e paradigmas inovadores, como forma de possibilitar ao indivíduo o pleno exercício da cidadania responsável, assim como a qualificação profissional, condições indispensáveis para sua inserção e ascensão na sociedade.

 

Matriz de construção dos Eixos
Objetivos centrais dos eixos Evidenciar a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade, a contextualização e a indissociabilidade entre pesquisa, ensino,

 

Extensão e a relação entre teoria e prática.
Base estrutural da matriz curricular  

Eixo    integrador

(norteador)

Eixos curriculares – transversais e por semestre, com temática comum.  Este, por sua vez, objetiva uma formação generalista, evitando fragmentações.
 

 

 

Perfil do egresso (base da construção temática)

Uma formação acadêmica sólida, generalista, humanística e de forma abrangente, que lhes permita compreender a administração pública, bem como os fenômenos sociais e políticos; capacitando-os analiticamente para gerir e avaliar políticas públicas. Por conseguinte, os estudos são multidisciplinares, permitindo aos egressos o desenvolvimento de planejamentos, consultorias, formação e assessoria junto a empresas públicas, organizações governamentais e não governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares. Esta perspectiva inclui uma formação autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.
 

 

Objetivo     geral                        do

curso

Propiciar conhecimentos teóricos e práticos necessários ao Cientista Social com ênfase em Ciência Política, relacionando-os com as especificidades teóricas e práticas voltadas para assessoria executiva e legislativa, bem como gestão e planejamento de políticas públicas.  
Eixos norteadores da matriz curricular Assessoria executiva e legislativa Gestão e planejamento de políticas públicas.

 

Semestres
1º semestre
Eixo curricular: Cultura, Sociedade, Política e Direitos Humanos
Objetivo: refletir de forma transdisciplinar três temáticas básicas aos estudos sobre a sociedade, cultura e a política: as relações de poder e o Estado e as diferentes formas de governo (sistemas, regimes e etc.), a partir de suas diferentes dimensões: econômica, jurídico/constitucional, histórica, sociológica, antropológica e política. Refletir sobre a centralidade dos Direitos Humanos na preocupação com as questões sociais abordadas pelas principais correntes iniciais das Ciências Sociais. Dessa maneira, possibilitar-se-á uma visão geral e ampla do funcionamento da sociedade, das construções políticas e dos conflitos inerentes a esse processo de desenvolvimento.
2º semestre
Eixo curricular: Instituições, fenômenos sociais e formas de governo
Objetivo: refletir de forma integrada sobre o processo de formação das instituições políticas, o papel do cientista social e o seu impacto nos processos sociais e, logo, na construção do entendimento sobre a realidade social, política, econômica e cultural que emerge a partir de tal processo.
3º semestre
Eixo curricular: Métodos, metodologia e sociedade
Objetivo: refletir de forma geral a articulação entre a sociedade, cultura, política, Estado e poder, enquanto fenômeno histórico concreto, e o processo de construção das ciências sociais. Compreender o processo de institucionalização e consolidação das ciências sociais.
4º semestre
Eixo Curricular: Estado democrático, cultura política e comportamento político
Objetivo: estudar o processo de formação do Estado democrático e sua consolidação. Verificando as principais relações: com os modelos de gestão pública e suas respectivas formas de governabilidade; com o surgimento e funcionamento dos partidos políticos e dos sistemas eleitorais e com o comportamento político dos indivíduos nos processos de participação política local e regional.
Seminário: “Estado Democrático, Cultura Política e Comportamento Político: ontem, hoje e amanhã”.
5º semestre
Objetivo: estudar o processo de formação histórica das políticas públicas em um contexto internacional e no Brasil, em seus aspectos teóricos e em seus modelos históricos. Buscando assim perceber no seu desenvolvimento a relação com as reformas de Estado, com os partidos políticos, os movimentos sociais, a sociedade civil e sistemas eleitorais e com a constituição da cultura política a partir dos processos de participação e construção da cidadania na sociedade.

 

6º Semestre
Eixo curricular: Sociedade, Políticas Públicas e Poder
Objetivo: estudar métodos e metodologia em três aspectos: (I) no foco dos principais métodos e técnicas de construção de um TCC; (II) na discussão epistemológica das metodologias da ciência política no Brasil e; (III) nos métodos e metodologias de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. Busca-se assim, perceber a relação entre métodos e metodologia e a constituição da sociedade. Estudando paralelamente a formação da elite brasileira e seu impacto nas políticas públicas e nas formas de conhecer e experimentar a realidade brasileira.
7º semestre
Eixo curricular: O Estado, a região de fronteira e o internacional

 

Objetivo: estudar a relação do Estado e da Sociedade brasileira com o internacional, estudar as configurações específicas de cidades localizadas em regiões de fronteira, focando seu desenvolvimento regional e local. Buscando também perceber as especificidades nas relações de poder existentes e o impacto do processo de globalização econômica, política, social e cultural em andamento nessas regiões.

 

8º semestre
Eixo Curricular: Política, Estado e Administração Pública
Objetivo: Analisar e compreender os institutos e instrumentos jurídicos da Administração Pública Brasileira a partir do estudo do Direito Administrativo e destacar o papel da

Administração Pública nas relações internas e externas a fim de tratar de questões relevantes do funcionamento do Estado