Corpo Docente – Semestre 2023/2 | Ciências Sociais – Ciência Política

Corpo Docente – Semestre 2023/2

Prof. Dr. Cláudio Júnior Damin

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Borja. Mestre e doutor em Ciência Política pela UFRGS, atua no bacharelado em Ciências Sociais – Ciência Política da UNIPAMPA e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UNIPAMPA (mestrado profissional). Tem concentrado sua trajetória como pesquisador em temas como os poderes de guerra nos Estados Unidos, neoconservadorismo, poderes emergenciais em democracias, estado de exceção, políticas públicas, Estado Islâmico, Iraque e eleições. De janeiro de 2017 a março de 2018 esteve cedido para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul exercendo a chefia do gabinete parlamentar do deputado Marcel van Hattem. Retornou às suas atividades docentes em 2018 e em em março de 2019 foi cedido à Câmara dos Deputados para exercer a chefia de gabinete do deputado federal Marcel van Hattem. Em agosto de 2022 retornou às suas atividades docentes na UNIPAMPA. As cedências foram sem ônus para a UNIPAMPA, não acumulando remunerações.

Lattes :  http://lattes.cnpq.br/1714025091700847

  E-mail: claudiodamin@unipampa.edu.br 

Prof. Dr. Domingos Sávio Campos de Azevedo

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa – Unipampa – São Borja. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1992). Mestre em Comunicação pela UFRJ (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2007).

Lattes : http://lattes.cnpq.br/3246002087220693 

E-mail: domingosazevedo@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Edson Romário Monteiro Paniagua

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa – Unipampa – São Borja. Graduado em História pela Universidade da Região da Campanha (1993). Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo -RS (2003). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, São Leopoldo, RS(2012).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7079815998550043

  E-mail: edsonpaniagua@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Luis Gustavo Teixeira da Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dedica-se as discussões sobre ideologia e laicidade do estado a partir da teoria política contemporânea. Membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), Asociación Uruguaya de Ciencia Política (AUCIP) e da Sociedad Argentina de Análisis Político (SAAP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5255389687422958

  E-mail: luisteixeira@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Márcio Cunha Carlomagno

Professor Efetivo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja. Foi professor substituto no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciência Política pela mesma instituição, com período “sanduíche” na Université de Montréal (Canadá). Bacharel em Gestão Pública pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e graduado em Comunicação Institucional pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Seus interesses de pesquisas incluem estudos legislativos, eleições e métodos quantitativos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1524587715569821

  E-mail: marciocarlomagno@unipampa.edu.br 

Prof. Dr. Leandro Carlos Dias Conde

Professor Adjunto de Ciência Política na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Mestre em Ciência Política também pelo IESP-UERJ. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, é coordenador substituto do curso de graduação em Ciências Sociais – Ciência Política da Unipampa e coordenador da Comissão Local de Pesquisa do campus São Borja. Pesquisador associado do IESP-UERJ e do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), que compõe a plataforma Latitude Sul. É integrante do Observatório do Legislativo e Executivo sediado na Unipampa. Autor do livro “Humilhação e Reconhecimento: Brasil e China em Busca de Status Internacional”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1750837250787338

  E-mail: leandroconde@unipampa.edu.br

Prof. Dr. Gerson de Lima Oliveira

Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da mesma universidade [com intercâmbio-sanduíche realizado no Institut de Govern i Polítiques Públiques (IGOP) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)]. Especialista em Metodologia e Técnicas de Investigação Social pela CLACSO. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE) [http://www.ufrgs.br/gpace/], do Grupo de Pesquisa t3xto [https://www.facebook.com/gpt3xto] e do Grupo de Pesquisas e Intervenções Sociedade, Educação e Desigualdades (SOCIEDUDES). Co-fundador e vice-diretor da ONG Instituto Cíclica [https://www.institutociclica.org/]. Realiza pesquisas na área de sociologia da ação coletiva, dos conflitos, movimentos sociais e políticas públicas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8063504518653314

  E-mail: gersonoliveira@unipampa.edu.br 

Prof. Dr. Gabriel Eidelwein Silveira

Doutor em Sociologia (UFRGS, 2017), Mestre em Sociologia (UFRGS, 2009) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito (UNISINOS, 2006). Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), vinculado ao curso de Ciências Sociais – Ciência Política. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI). Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES/PPGS/UFPI). Vice-líder do Grupo de Pesquisa “ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos”. Coordena o Projeto de Extensão Socializando num Minuto; e coordenou o Projeto de Extensão Direitos Humanos em Pauta (CSHNB/UFPI). Foi pesquisador visitante no Department of Political Science e no Center for Latin American, Caribbean and Latino Studies (CLACLS) da University of Massachusetts (UMass Amherst, 2016-2017). Realizou estágio de pesquisa doutoral “sanduíche” no laboratório de sociologia Centre de Recherche sur les Liens Sociaux – CERLIS (Université de Paris V, 2013-2014). Autor de “Introdução aos Clássicos da Sociologia: o Estado e o Direito” (2020) e “Democracia e Justiça: uma abordagem comparativa (Brasil-França-Estados Unidos)” (2020); co-aturor de “Aux Armes Citoyens! Revolução Francesa, Iluminismo e Direitos Humanos” (2018).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3581967627700243

  E-mail: gabrielsilveira@unipampa.edu.br 

 Prof. Dr. Ronaldo Bernardino Colvero

Professor adjunto do curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Universidade Federal do Pampa -Unipampa- São Borja. Graduação em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS(1998).Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS(1999). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo – UPF, RS. Doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas na PUCRS(2009).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3017947075069963 

E-mail : ronaldocolvero@unipampa.edu.br

  Prof. Dr. Thiago da Silva Sampaio

Cientista Político, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-doutor em Ciência Política (UFRGS). Atuou como coordenador de campanhas políticas e pesquisas eleitorais na O&P Brasil. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em opinião pública, comportamento político, políticas públicas e métodos quantitativos. Líder do Observatório de Políticas Públicas (http://politicapublica.com.br). Pesquisador do grupo de pesquisa Opinião Pública: Marketing Político e Comportamento Eleitoral da UFMG. Autor do blog Metodologia Política (http://metodologiapolitica.com.br/).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5732810793287055

  E-mail : thiagosampaio@unipampa.edu.br    

Prof. Dr. Jonivan Martins de Sa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em Ciências Sociais – Ciência Política pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), professor visitante da pós-graduação (FAPAS) e atualmente é professor subtituto no Colégio Sagrado Coração de Jesus de São Borja. Pesquisa as subáreas de teoria do conhecimento, filosofia da educação, filosofia política e neurociências; mais precisamente na construção de uma abordagem epistemológica materialista/naturalista, que leve em conta aspectos econômicos, políticos, pedagógicos e neurobiológicos da realidade humana. Também atua em temas caros à Ciência Política, tais como, economia política e teorias democráticas. É autor das obras “Do Diálogo Entre Epistemologia e Hermenêutica” (2017), Notas Xamânicas (2017) e O Despertar Místico de um Anti-Herói (2018).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9684510949704215

  E-mail : jonivansa@unipampa.edu.br