Abertura do Buscando sul, que aconteceu nesta segunda – feira, 24, lotou a Câmara de vereadores de São Borja.
Teve apresentação cultural do casal Caio e Vânia, que apresentaram quatro ritmos de dança a tradicional gaúcha, Chacarera, Xote Figurado, Chamamé com instrumental gaúcho e Chamamé com passos e instrumental Correntino. O casal que é reconhecido como a 1ª Dupla internacional de Chamamé, trouxe beleza e encanto em seus passos.
Ocorreu a mesa de discussão sobre a temática: ‘’Pensamento social, político e histórico no Prata’’. A mesa contou com as ilustres presenças do professor Dr. Edson Paniagua da Unipampa, do mestre Rodrigo Maurer da UFGRS e da argentina Dra. Martha Altabe da UNNE.
Convidados para debater a História social e Relações de Poder no Prata, os palestrantes brindaram os presentes com uma precisa análise histórica, social e política do desenvolvimento da região. Altabe abriu a mesa atentando para a necessidade das questões sociais nortearem as discussões políticas na América Latina para a construção de um continente menos desigual, enquanto Rodrigo discorreu sobre a diversidade indígena regional, historicamente sonegada por historiadores e exploradores jesuítas, bem como a necessidade de inclusão dessas etnias no debate histórico. Paniagua ressaltou a relevância histórica do Sul, com destaque a região oeste do estado na atuação na Guerra do Paraguai, para a formação do Estado nacional brasileiro e a influência que a elite gaúcha adquiriu nesse processo.
A programação continua durante toda a semana, acesse o site do buscando sul para ficar por dentro de todo o evento: http://buscandosul.wixsite.com/unipampa/programacao