Arquivo da tag: #Integração

PIBID UNIPAMPA: Formação Docente e Integração com Escolas Públicas de Caçapava do Sul

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNIPAMPA, no campus Caçapava do Sul, possui trajetória consolidada na formação inicial de professores nas áreas de Ciências, Matemática, Física e Química. O campus destaca-se pelo desenvolvimento de propostas interdisciplinares e práticas pedagógicas inovadoras, voltadas à qualificação do ensino e à aproximação entre a Universidade e escola pública.

As atividades do programa são realizadas em parceria com escolas da rede pública do município. Nesta atual fase, incluem a ETERRG, a EENSA e o Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques. Naquelas instituições, os bolsistas atuam em grupos vinculados às áreas de Matemática, Ciências, Naturais Física e Química, desenvolvendo ações de apoio pedagógico e estratégias didáticas que contribuem para a aprendizagem dos estudantes.

O programa contempla turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contando atualmente com 24 discentes entre as três instituições parceiras. As atividades são realizadas em colaboração com as professoras supervisoras Sabrina, Mônica e Renata, fortalecendo os processos de ensino-aprendizagem e promovendo a vivência prática da docência desde a formação inicial.

Texto: Gabriel Vargas

Composição de imagens: Roger Farias

Revisão e Publicação: Prof. Dr. André Luís Silva da SIlva – Coordenador da ABI

I Seminário Integrado da ABI: Estágio, Extensão e Avaliação

No dia 04 de dezembro,

ocorreu o Seminário dos Estágios dos Cursos de Licenciatura da ABI e do Curso de Ciências Exatas. Foi um momento valioso de trocas e reflexões, no qual 20 discentes apresentaram os relatos das suas atividades ao longo do segundo semestre de 2025.

Comissão Organizadora:
Profª Elenize Rangel Nicoletti;  Profª. Jaqueline Pinto Vargas; Profª Quelen de Lima Barcelos; Profª Sandra Hunsche; ProfºVitalino Cesca Filho .

Ressalta-se a importância de momentos como esse, na construção da carreira docente dos nossos futuros professores, ao refletirem sobre a importância dos estágios em sua formação nesse momento coletivo.

O clima foi marcado pela troca de ideias, pela escuta atenta e pelo incentivo entre colegas e professores. A participação do público presente reforçou o valor do estágio como espaço de aprendizagem viva, onde teoria e prática se encontram e se fortalecem.

 

 

No dia 05 de dezembro,

a comunidade acadêmica da ABI – Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reuniu-se para vivenciar um momento especial de diálogo, escuta e construção coletiva durante o I Fórum de Integração do Curso. O encontro marcou mais do que uma atividade institucional: foi um espaço de encontro entre estudantes, docentes e técnicos, reforçando o sentimento de pertencimento e as possibilidades formativas que o curso oferece.

O Fórum teve como objetivo principal promover debates sobre temas essenciais à trajetória acadêmica, entre eles as ACGs (Atividades Complementares de Graduação) e o Programa Unipampa-Cidadã, que totaliza 85 horas destinadas ao desenvolvimento pessoal, social e profissional dos estudantes. Essas atividades, distribuídas ao longo da formação, representam oportunidades de vivência prática, participação em projetos de extensão, ações voluntárias, eventos acadêmicos, cursos e experiências que ampliam o olhar crítico e o compromisso social dos futuros educadores.

Durante o encontro, o diálogo foi marcado pela troca de experiências e pelo esclarecimento de dúvidas sobre organização curricular, possibilidades de aproveitamento de ACGs, participação em projetos institucionais e a importância de integrar-se às ações comunitárias que fortalecem o papel da Universidade, dentro e fora do campus.

O Unipampa-Cidadã foi destacado como um programa que aproxima a formação acadêmica das realidades sociais, incentivando o engajamento, a solidariedade e a prática cidadã. Foi conduzido pelas professoras Elenize e Jaqueline, contou com a participação do Coordenador do Curso, o professor André Luis e da professora Sandra.

Texto: Denize Vivian (Bolsista de Gestão)

Revisão e postagem: Prof. André Luís Silva da Silva (Coordenador do Curso)