Área Básica de Ingresso – Física, Matemática, Química e Ciências Naturais | O site oficial da Área Básica de Ingresso (ABI) em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) oferece informações detalhadas sobre o curso, incluindo: Descrição do Curso: Apresenta uma visão geral da ABI, destacando que, após três semestres iniciais com disciplinas básicas, o estudante pode optar por uma das licenciaturas em Ciências Naturais, Matemática, Física ou Química. CURSOS.UNIPAMPA.EDU.BR Matrizes Curriculares: Disponibiliza as grades curriculares específicas para cada licenciatura, permitindo que os alunos conheçam as disciplinas e a estrutura de cada curso. Informações de Ingresso: Detalha os processos seletivos, incluindo editais, datas importantes e formas de ingresso, como o uso das notas do ENEM ou do Ensino Médio. SITES.UNIPAMPA.EDU.BR Coordenação e Contato: Fornece dados sobre a coordenação do curso e canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas. Calendário Acadêmico e Horários: Apresenta o cronograma das atividades acadêmicas e os horários das aulas, auxiliando os alunos na organização de seus estudos.

Ações de Visibilidade do Curso ABI

No dia 11 de dezembro de 2025,

o Curso ABI – Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática realizou uma importante ação de visibilidade ao receber os estudantes dos 3ºs  anos da Escola EENSA, acompanhados pelo professor Márcio Nascimento de Oliveira, que atualmente é aluno do Mestrado do PPG em Ensino de Ciências da Unipampa.

Os estudantes foram recebidos pelo Coordenador do Curso, o Prof. Dr. André Luís Silva da Silva. As atividade teveram como objetivo aproximar os jovens da Universidade, apresentar a estrutura do campus e proporcionar experiências práticas nas diferentes áreas que compõem o curso.

Durante a visita, os alunos percorreram quatro laboratórios do campus, onde puderam conhecer de perto um pouco do trabalho desenvolvido na graduação. Em cada espaço, foram recepcionados e orientados pelos docentes responsáveis:

Laboratório de Informática, com a supervisão da Profª. Arlita e do Prof. Leugim, que apresentaram atividades interativas e explicações sobre a importância da Matemática no contexto da formação docente e científica.

Laboratório de Física, conduzido pelo Prof. Paulo, os visitantes exploraram experimentos, demonstrações e conceitos fundamentais da área.

Laboratório de Química, orientado pela Profª. Jaqueline, que proporcionou aos estudantes uma vivência prática envolvendo materiais, reações e procedimentos laboratoriais.

Laboratório de Ciências Naturais, com a supervisão da Profª. Quelém, espaço no qual os alunos puderam observar experimentos, materiais biológicos e discutir temas relacionados ao estudo da vida e do meio ambiente.

 

Texto: Denize Vivian (Bolsista de Gestão da ABI)

Revisão e postagem: Prof. André Luís Silva da Silva (Coordenador da ABI)

 

I Seminário Integrado da ABI: Estágio, Extensão e Avaliação

No dia 04 de dezembro,

ocorreu o Seminário dos Estágios dos Cursos de Licenciatura da ABI e do Curso de Ciências Exatas. Foi um momento valioso de trocas e reflexões, no qual 20 discentes apresentaram os relatos das suas atividades ao longo do segundo semestre de 2025.

Comissão Organizadora:
Profª Elenize Rangel Nicoletti;  Profª. Jaqueline Pinto Vargas; Profª Quelen de Lima Barcelos; Profª Sandra Hunsche; ProfºVitalino Cesca Filho .

Ressalta-se a importância de momentos como esse, na construção da carreira docente dos nossos futuros professores, ao refletirem sobre a importância dos estágios em sua formação nesse momento coletivo.

O clima foi marcado pela troca de ideias, pela escuta atenta e pelo incentivo entre colegas e professores. A participação do público presente reforçou o valor do estágio como espaço de aprendizagem viva, onde teoria e prática se encontram e se fortalecem.

 

 

No dia 05 de dezembro,

a comunidade acadêmica da ABI – Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reuniu-se para vivenciar um momento especial de diálogo, escuta e construção coletiva durante o I Fórum de Integração do Curso. O encontro marcou mais do que uma atividade institucional: foi um espaço de encontro entre estudantes, docentes e técnicos, reforçando o sentimento de pertencimento e as possibilidades formativas que o curso oferece.

O Fórum teve como objetivo principal promover debates sobre temas essenciais à trajetória acadêmica, entre eles as ACGs (Atividades Complementares de Graduação) e o Programa Unipampa-Cidadã, que totaliza 85 horas destinadas ao desenvolvimento pessoal, social e profissional dos estudantes. Essas atividades, distribuídas ao longo da formação, representam oportunidades de vivência prática, participação em projetos de extensão, ações voluntárias, eventos acadêmicos, cursos e experiências que ampliam o olhar crítico e o compromisso social dos futuros educadores.

Durante o encontro, o diálogo foi marcado pela troca de experiências e pelo esclarecimento de dúvidas sobre organização curricular, possibilidades de aproveitamento de ACGs, participação em projetos institucionais e a importância de integrar-se às ações comunitárias que fortalecem o papel da Universidade, dentro e fora do campus.

O Unipampa-Cidadã foi destacado como um programa que aproxima a formação acadêmica das realidades sociais, incentivando o engajamento, a solidariedade e a prática cidadã. Foi conduzido pelas professoras Elenize e Jaqueline, contou com a participação do Coordenador do Curso, o professor André Luis e da professora Sandra.

Texto: Denize Vivian (Bolsista de Gestão)

Revisão e postagem: Prof. André Luís Silva da Silva (Coordenador do Curso)

REOPÇÃO DE CURSO ENTRE ABI e CURSO DE LICENCIATURA ASSOCIADA

Chamada Interna / Edital Específico de Fluxo Contínuo elaborado pela Coordenação de Curso e Núcleo Docente Estruturante (NDE) da ABI em Ciências da Natureza e Matemática.

  • O objeto desta chamada é a escolha, às/aos estudantes matriculados na Área Básica de Ingresso (ABI) em Ciências da Natureza e Matemática do campus Caçapava do Sul/RS da UNIPAMPA, para uma vaga em um dos Cursos de Licenciaturas Associados à ABI, ofertadas pelo mesmo campus e instituição supracitados, a saber: Ciências Naturais – Licenciatura ou Física – Licenciatura ou Matemática – Licenciatura ou Química – Licenciatura.
  • Poderá se inscrever a/o estudante que esteja matriculado/a na ABI em Ciências da Natureza e Matemática (campus Caçapava do Sul da UNIPAMPA) e tenha integralizado, com aprovação, todos os componentes curriculares previstos até o 3° semestre da matriz da ABI até o momento da inscrição.

Resultado Final:

https://drive.google.com/file/d/1rO3FWg_9ksidsdyi3SsUCO3k6kcEEfGG/view?usp=sharing

Resultado Preliminar:

https://drive.google.com/file/d/10YXpUmzLbwGq_MHJCFqFKdGyZc7Mvbnk/view?usp=sharing

Edital:

https://drive.google.com/file/d/1nyHFL0MUGfbRF7csxT4qTZQf9HDj-184/view?usp=drive_link

V FECIPAMPA – campus Caçapava do Sul / UNIPAMPA

V FECIPAMPA – Feira de Ciências da Unipampa, marcou mais um capítulo importante na promoção da ciência, da educação e da inovação no estado do Rio Grande do Sul. Realizada no campus Caçapava do Sul, sob coordenação da Prof. Aline Balladares, a Feira reuniu estudantes de diferentes cidades da região, transformando o espaço acadêmico em um grande ambiente de troca de saberes, criatividade e protagonismo juvenil. Ao longo do evento, foi possível perceber a força da pesquisa escolar e o impacto positivo que iniciativas como essa provocam na formação de jovens pesquisadores e na aproximação entre escola, universidade e comunidade.

Participaram da edição estudantes das cidades de Caçapava do Sul, Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Alegrete, Hulha Negra, Uruguaiana, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, Piratini, Canguçu, São Lourenço do Sul e São Gabriel. Cada delegação trouxe consigo trabalhos criativos, bem estruturados e repletos de significado. Os temas explorados pelos alunos revelaram preocupações e interesses que dialogam diretamente com o cotidiano das escolas e com desafios globais: meio ambiente, inovação tecnológica, educação, sociedade, energia, saúde, sustentabilidade e patrimônio cultural foram alguns dos eixos mais presentes.

Ao caminhar pela Feira era possível observar desde experiências práticas que encantavam pela simplicidade e eficiência, até projetos de caráter investigativo mais aprofundados, demonstrando o esforço das equipes e o comprometimento dos professores orientadores. A diversidade de ideias e de abordagens metodológicas foi um dos pontos altos da V FECIPAMPA, reforçando a importância de espaços que valorizam o protagonismo estudantil e a liberdade para criar, experimentar e aprender de forma colaborativa.

O campus Caçapava do Sul da Unipampa esteve amplamente representado ao longo do evento, apresentando aos visitantes os cursos. A ABI – Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática destacou seu papel fundamental na formação de futuros professores preparados para atuar com ciência e tecnologia em diferentes realidades educacionais. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Minas, Geofísica e Geologia mostraram a força das ciências aplicadas e a relevância da Unipampa na formação de profissionais capazes de compreender e transformar a realidade ambiental, social e econômica da região.

A V FECIPAMPA no Campus Caçapava do Sul encerrou suas atividades deixando uma mensagem clara: quando a universidade abre suas portas e a escola estimula seus alunos a explorar, pesquisar e se expressar, a ciência floresce, o conhecimento se multiplica e a região se fortalece. A edição deste ano será lembrada não apenas pela qualidade dos trabalhos apresentados, mas também pelo clima de cooperação, inovação e esperança que tomou conta de todos os espaços. Um verdadeiro encontro de ideias e talentos que reafirma a importância da ciência para a transformação social.

Texto: Denize Vivian (Bolsista de Gestão)

Revisão: Prof. Dr. André Silva (Coordenador da ABI)

Educação Especial e Inclusiva na Educação Superior

A inclusão no ensino superior é um dos desafios mais significativos enfrentados pelas universidades brasileiras na atualidade. O avanço das políticas públicas e o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência têm impulsionado um movimento de transformação institucional, voltado à construção de espaços acadêmicos verdadeiramente democráticos, acessíveis e inclusivos.

Nesse contexto, iniciativas como o projeto “Comunidades de Práticas Pedagógicas Inclusivas – CoPI” da UNIPAMPA, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) do campus de Caçapava do Sul, representam importantes ações de fortalecimento da inclusão educacional e da valorização da diversidade humana.

A proposta apresentada ao ABI por Andréa Amestoy Pereira, educadora especial, e Liara Londero de Souza, assistente social e mestre em Políticas Públicas e Gestão, reforça a importância de pensar a inclusão não apenas como um direito garantido por lei, mas como um compromisso ético e pedagógico de toda a comunidade acadêmica. A universidade, enquanto espaço de produção e difusão do conhecimento, deve ser também um lugar de acolhimento, onde as diferenças sejam reconhecidas e respeitadas, e onde todos tenham oportunidades de aprendizagem e participação.

 

No contexto da educação especial no Ensino Superior, é fundamental compreender que a inclusão vai além da presença física de estudantes com deficiência nas salas de aula. Ela exige acessibilidade em múltiplas dimensões: arquitetônica, comunicacional, pedagógica, tecnológica e atitudinal. Isso significa, por exemplo, adequar os espaços físicos, disponibilizar recursos de tecnologia assistiva, adaptar materiais didáticos, garantir intérpretes de Libras, além de promover formações continuadas que sensibilizem docentes e técnicos sobre as necessidades e potencialidades dos estudantes com deficiência.

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) vem se destacando nesse cenário por suas ações voltadas à acessibilidade e inclusão. Por meio do NUDE e do projeto CoPI, têm sido desenvolvidas estratégias para promover a formação de uma comunidade acadêmica mais preparada para lidar com a diversidade. Essas ações envolvem desde o diagnóstico das barreiras existentes até a construção coletiva de soluções que favoreçam o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes público-alvo da educação especial.

A atuação da educadora especial Andréa Amestoy Pereira e da assistente social Liara Londero de Souza  junto à ABI reforça a importância do trabalho interdisciplinar no enfrentamento dos desafios da inclusão. Enquanto a educação especial contribui com o olhar pedagógico sobre as adaptações e os recursos necessários para a aprendizagem, o serviço social atua na compreensão das dimensões sociais, econômicas e culturais que impactam a trajetória educacional dos estudantes. Essa integração de saberes possibilita uma abordagem mais ampla e humanizada, que considera o estudante em sua totalidade.

Texto: Denize Vivian (Bolsista de Gestão da ABI).

Atuação dos Bolsistas PIBID (e demais alunos “do Curso”) no SIEPE

Durante o 17° SIEPE,

que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro, a ABI em Ciências da Natureza e Matemática celebra a dedicação, o compromisso e o envolvimento dos bolsistas do PIBID, que têm contribuído para a formação de cidadãos críticos e autônomos.
A atuação dos bolsistas no PIBID na EJA representa uma vivência transformadora, em que o ensinar e o aprender se entrelaçam. É um espaço onde futuros professores constroem sua identidade docente ao mesmo tempo em que colaboram para que os educandos redescubram seus sonhos, trajetórias e possibilidades.

A seguir, os trabalhos que serão apresentados no 17º SIEPE pelos discentes da ABI:

 

TRABALHOS SUBMETIDOS

 

Unipampa marca presença no Desfile da Semana da Pátria

A Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul – participou ativamente do tradicional Desfile da Semana da Pátria, levando para a avenida a representação de seus cursos de graduação e projetos de pesquisa que fazem parte da instituição. A presença da Universidade no evento simbolizou não apenas o orgulho cívico, mas também o compromisso da Unipampa com a educação pública, gratuita e de qualidade, além da valorização da Ciência e da formação cidadã.

Estiveram presentes no desfile “os cursos” ABI – Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Minas, Geologia e Geofísica, cada um representado por seus discentes, que exibiram a identidade e a força acadêmica de suas áreas de atuação. Os estudantes demonstraram entusiasmo e dedicação, mostrando à comunidade o valor da Universidade para o desenvolvimento regional.

A participação também contou com a presença do Diretor do Campus, Prof. Dr. José Rojas, que acompanhou de perto os discentes e reforçou a importância da integração entre a Universidade e a comunidade local. Para além da representação dos cursos, a Unipampa destacou ainda o trabalho de seus grupos de pesquisa, entre eles o projeto EnASCI – Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências, que tem se consolidado como um espaço de reflexão e produção de conhecimento voltado ao ensino e à popularização das Ciências.

A passagem da Unipampa no Desfile da Semana da Pátria foi marcada pela união entre professores, alunos e técnicos, ressaltando a relevância da instituição para a região de Caçapava do Sul. Mais do que um momento cívico, o evento se tornou uma vitrine para que a comunidade pudesse conhecer de perto os cursos oferecidos e os trabalhos desenvolvidos no âmbito da universidade, reafirmando o papel social da Unipampa em formar profissionais qualificados e cidadãos críticos.

Assim, a participação no desfile não apenas fortaleceu os laços entre Universidade e sociedade, mas também reafirmou o compromisso da Unipampa com a construção de um futuro baseado no conhecimento, na Ciência e no respeito à cidadania.

2º Desafio Solidário das Cooperativas – Dia de Cooperar 

2º Desafio Solidário das Cooperativas reúne comunidade acadêmica e celebra conquistas.

No dia 30 de agosto de 2025, o Largo Farroupilha foi palco do 2º Desafio Solidário das Cooperativas, um evento que uniu esporte, solidariedade e integração entre diferentes setores da comunidade local. A atividade contou com a presença marcante de estudantes, professores e servidores da Unipampa, que mais uma vez demonstraram protagonismo dentro e fora da instituição. O 2º Desafio Solidário das Cooperativas deixou registrado não apenas os resultados esportivos, mas também a celebração do espírito coletivo, da solidariedade e da cooperação, valores que se alinham diretamente à missão da Unipampa em formar cidadãos ativos e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade

Os representantes da ABI…

O discente Vitor Borin brilhou ao garantir o 1º lugar na categoria de 18 a 24 anos, levando o nome da universidade ao pódio e reforçando o espírito de superação. A presença da discente Isadora Stell, que participou do passeio ciclístico, incentivou a prática esportiva como forma de lazer e saúde, além de representar com entusiasmo a comunidade acadêmica da Unipampa.

Além deles, discentes de diferentes cursos e servidores da instituição também se engajaram na atividade, fortalecendo a integração entre a universidade e a comunidade local. A participação expressiva dos representantes da Unipampa reafirma o compromisso da instituição não apenas com a formação acadêmica, mas também com a promoção de hábitos saudáveis, da qualidade de vida e do engajamento social. Na corrida de 4 km, o servidor Lucas Castro Rodrigues se destacou ao conquistar o 8º lugar na classificação geral e alcançar o 1º lugar em sua categoria (34 a 39 anos), resultado que evidencia sua dedicação e desempenho. Entre os grandes destaques femininos, a docente Aline Baladares demonstrou força e determinação ao conquistar o 1º lugar geral na corrida de 4 km, inspirando alunos e colegas de profissão com sua participação exemplar.

Texto: Denise Vivian (Bolsista de Gestão da ABI)

Retorno – segundo semestre da ABI – Licenciatura do Campus Caçapava do Sul

Em 18/08…

No retorno às aulas, no segundo semestre no Campus da Unipampa – Caçapava do Sul, os acadêmicos da ABI – Licenciatura em Ciências e Matemática organizaram um acolhedor coffee break para receber os novos colegas que ingressaram no curso. O encontro teve como objetivo promover a integração entre veteranos e calouros, fortalecendo o espírito de união e cooperação que marca a comunidade acadêmica. Em um ambiente descontraído, marcado por boas conversas e momentos de confraternização, os estudantes puderam se conhecer melhor, compartilhar experiências e trocar expectativas sobre a trajetória universitária.

O momento de confraternização simbolizou não apenas a volta às aulas, mas também o início de uma nova etapa acadêmica, com entusiasmo e expectativas renovadas. Durante a recepção, o coordenador do curso, o Prof. Dr. André Luis, ressaltou a importância da união da turma e da dedicação acadêmica: “O curso é construído coletivamente. Cada um de vocês é peça fundamental nesse processo, e juntos vamos trilhar um caminho de conquistas e aprendizados”, destacou o professor.

Texto: Denize Vivian (Bolsista de Gestão)