Publicidade e Propaganda | Campus São Borja | Página: 3

Disciplinas ofertadas no curso de Publicidade e Propaganda para 2023/1 já estão disponíveis!

Para dar começo ao semestre, apresentamos aos discentes do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, as disciplinas ofertadas para 2023/1, dentre elas, disciplinas obrigatórias e complementares.

Lembramos que o prazo para solicitação de matrícula via web pelo discente (exceto ingressantes) ocorre entre os dias 6 e 9 de março.

Para mais informações fique atento às redes sociais do curso, @pp.unipampa no Instagram e Publicidade e Propaganda Unipampa no Facebook.

Atualizações sobre a paralisação

Na tarde de hoje (13/12), em reunião extraordinária do conselho de campus, deliberou-se por seguir o acordo realizado com os alunos. Sendo assim, ficou decidido que:

➡️ As aulas curriculares permanecem suspensas, com o apoio dos docentes através das aulas públicas por adesão;

➡️ Não serão registradas faltas no diário, mas será proposta a recuperação desses dias em janeiro;

➡️ O campus será desocupado na sexta-feira, último dia antes do recesso.

NOTA OFICIAL – Curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA

Passada a assembleia extraordinária realizada entre os discentes no Hall da universidade e transmitida em live no Facebook ‘Unipampa Resiste’, o curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa vem a público manifestar seu posicionamento diante dos últimos acontecimentos. 

No último dia primeiro (1º), o Governo Federal voltou a contingenciar recursos de Universidades e Instituições Federais. Os bloqueios significaram uma perda de mais de R$ 3 milhões no orçamento da educação. Como consequência, as bolsas de assistência estudantil, acadêmicas, entre outras, continuam sem previsão para pagamento.

Durante a realização da assembleia discente com os sete cursos do campus São Borja (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Serviço Social, Ciências Sociais – Ciência Política, Ciências Humanas e Direito), ficou decidido, por meio de uma votação, pela paralisação das atividades de aulas, por tempo indeterminado, como forma de reivindicação dos direitos estudantis.

Através desta nota, nós, da Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda, notificamos a paralisação das aulas. Entendemos que os investimentos destinados à educação não se tratam de privilégios, mas sim, de direitos que devem ser assegurados e cumpridos. 

Portanto, declaramos o nosso apoio à paralisação e às manifestações discentes, em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Curso de Publicidade da Unipampa promove lançamento de E-book

O curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, Campus São Borja, promoveu na quarta-feira, dia 09 de novembro, um evento de lançamento do E-book Estudos em Publicidade e Propaganda: quando a comunicação encontra a mídia. O livro é uma produção conjunta de egressos e docentes, a partir de trabalhos de conclusão de curso.

Com a organização das professoras Denise Lima, Juliana Salbego e Sara Feitosa, a obra busca apresentar as produções acadêmicas realizadas em Publicidade.

A edição reúne treze artigos, cujos temas estão divididos em duas partes: (1) Discurso publicitário e sociedade e (2) Redes Sociais, audiovisual e marcas.

O evento também promoveu um bate-papo com egressos autores de artigos do E-book. Com a temática: a importância da pesquisa de TCC e da publicação para a trajetória estudantil e profissional, os autores Larissa Teixeira, Lorenzo Luzardo, Lucas Portilho e Marta Mendes, sob a mediação da professora Sara Feitosa, relataram suas experiências ao público presente.

O evento contou, ainda, com uma apresentação dos artistas Augusto Dutra e Cauã Barbosa. A organização desta atividade foi realizada com a colaboração da coordenação do Curso e com a Mazaah, Agência Experimental do Curso de Publicidade.

O e-book pode ser acessado gratuitamente na página do Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, pelo link:

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/e-book-estudos-em-publicidade-e-propaganda-quando-a-comunicacao-encontra-a-midia/

Para mais informações acesse o site do curso e siga @pp.unipampa no Instagram

créditos das fotos: Bruna Betim, Paloma Sousa e Ketlin Kerber

O Curso de bacharelado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda da Unipampa, campus São Borja, recebeu 4 estrelas na última avaliação do Guia de Cursos do Estadão.

A pesquisa ampla analisa a qualidade de todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação. 

Após fazer o cadastro para participar da avaliação, as instituições apresentam os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

Na avaliação, o coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três atributos: 

  • Projeto pedagógico – características da proposta de ensino do curso
  • Corpo docente – perfil dos professores vinculados ao curso
  • Infraestrutura – condições de materiais e equipamentos fornecidos aos alunos e professores

São convidados mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia. Os avaliadores podem dar três notas (de 1 a 5) para cada curso.

Nós, do Projeto de Gestão de Publicidade e Propaganda parabenizamos a comunidade discente do curso pela conquista.

Papo de Comunicação discute saúde mental na Unipampa

Com o tema “Tempo roubado e pandemia: os desafios no retorno presencial” foi realizada, no dia 30 de maio, uma roda de conversa que reuniu estudantes e professores da Unipampa para um debate a respeito da saúde mental e as consequências da pandemia no retorno presencial às aulas.

O diálogo foi mediado pelos professores Walter Cruz, psicólogo, professor do campus e coordenador do Projeto “Conversando sobre saúde mental”, Solange Berwig, assistente social e docente do Curso de Serviço Social e Marcelo Rocha, docente e coordenador substituto do Curso de Publicidade e Propaganda, da Unipampa, campus São Borja.

O evento foi realizado no campus 1 e contou com significativa participação do público que lotou a sala 2203. Os estudantes relataram as dificuldades no período da pandemia, as incertezas quanto ao retorno presencial e o período de readaptação às aulas e à vida social na Universidade.

Os professores reafirmaram a roda de conversa como um espaço aberto e de diálogo, além de uma alternativa para partilhar experiências para além das discussões acadêmicas. O projeto “Conversando sobre saúde mental” segue aberto a inscrições e o próximo encontro será no dia 27/06.

Texto: Iago Penha e Marcelo Rocha

Reunião da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda: 1ª do semestre 1/2022

Reunião da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda: 1ª do semestre 1/2022
Estiveram presentes: Profª. Roberta Roos Thier (coordenadora), Prof. Marcelo Rocha (coordenador substituto), Profª. Juliana Salbego, Profª. Renata Coutinho, Prof. Fernando Santor, Prof. João Antônio Pereira, Profª. Denise Lima, Profª. Sara Feitosa e a representante discente Alexia Sanner.
Pautas:
– Boas-vindas aos professores do curso de Direito e Ciência Política, que assumiram disciplinas em PP;
– Avaliação do SEMIAC PP;
– Número de ingressantes 2022/1 e situação do curso em relação a disciplinas e professores;
– Informações sobre os ajustes de matrícula;
– Cooperação Técnica Profª. Merli;
– Datas de TCCI e TCCII.
– Assuntos gerais: Agência Mazah e inscrições expocom

Conheça as pautas discutidas na última reunião do colegiado do semestre de 2021/2

No dia 21 de março de 2022, ocorreu via Google Meet a última reunião do colegiado do curso de Publicidade e Propaganda, na qual estiveram presentes os professores: Roberta Roos, Marcelo Rocha, Juliana Salbego, Sara Feitosa, Gabriel Feil, João Antônio Gomes Pereira, Willian Brum, Denise Silva, Denise Lima, Merli Leal, Renata Coutinho, Fernando Santor e a discente Alexia Saner.

As pautas discutias na reunião foram sobre:

  • SEMIAC 2022;
  • Informativo da professora Merli sobre cooperação técnica em outra instituição;
  • Processos no SEI para TCCI e Projeto Experimental;
  • Professores de outros cursos que vão assumir as disciplinas de Legislação Publicitária e Sociologia Geral;
  • NDE: inclusão da curricularização da extensão;
  • Ônibus para Intercom;
  • Uso de verba disponível para o curso;
  • Assuntos gerais (Expocom, campanha disciplina de agência para o curso de PP).

O semestre 2021/2 encerra na sexta-feira, dia 25 de março. O próximo semestre (2022/1) inicia em 25 de abril de 2022 de forma presencial.

Cronograma das Bancas do Projeto de Extensão 2021/2 do curso de Publicidade e Propaganda

As datas e os horários das bancas do Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda do curso de Publicidade e Propaganda (PP)da Universidade Federal do Pampa já estão disponíveis e você pode conferir todas as informações por aqui!

Se você tem interesse em assisti-las, é necessário acessar o link do Google Formulário,  demonstrar interesse se inscrevendo nos projetos que desejar e aguardar o link do Google Meet que será enviado pra você por e-mail. Mas atenção, o formulário ficara aberto somente até às 22h do dia 08/03!

📆 Se atente as datas! As bancas serão realizadas nos dias 09, 10 e 11 de março.

Nossos alunos estão na reta final. Prestigie! 🧡

 

Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa realiza primeira reunião do ano

Na segunda-feira, 21, o Curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa, São Borja, reuniu-se, de maneira remota, para planejar e organizar as ações do ano de 2022. Dentre os pontos de pauta sistematizados pela coordenação do curso, estavam a realização do ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, a curricularização da extensão, a possibilidade de inserção de horas de ensino a distância na matriz curricular, além da necessidade de atualização de alguns dados do site do curso.
A reunião contou, também, com a presença do Coordenador Acadêmico do campus São Borja, prof. Tiago Sampaio, que apresentou os principais pontos que estão sendo discutidos, no âmbito da gestão superior (Reitoria e Pró-Reitorias), a respeito do retorno presencial das aulas.
Além da professora Roberta Roos, coordenadora do Curso, estiveram presentes os seguintes docentes: Juliana Salbego, Marcelo Rocha, Fernando Santor, Renata Coutinho, Merli Leal, Gabriel Feil, Marco Bonito, João Antônio Pereira, Denise Silva, Denise Lima e William Brum. A representante discente, Alexia Saner, participou da reunião bem como Antônio Kanaan que representava os estudantes na gestão anterior.
As reuniões da Comissão de Publicidade e Propaganda são mensais e quaisquer dúvidas a respeito do Curso podem ser encaminhadas pelo email: publicidade@unipampa.edu.br