Mapeamento dos discentes do curso de Letras Português durante o isolamento

 O PET Letras, em parceria com a Coordenação do Curso e o Diretório Acadêmico, está organizando uma ação de assistência aos alunos do curso que se encontrem na cidade de Bagé em um estado de vulnerabilidade por conta do isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19. Para tal, foi enviado para o email institucional de todos os alunos do Curso um formulário  com questões que objetivam mapear e identificar as condições dos discentes do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa durante este período de isolamento social. Sua participação é fundamental para traçarmos e projetarmos ações de assistência e de interação. PARTICIPEM!

ATENÇÃO: AVISO IMPORTANTE

PREZADOS ALUNOS

Durante este período em que as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas, ressaltamos que os docentes do curso estarão em contato com vocês através de seus e-mails institucionais com orientações e disponibilização de materiais relativos às disciplinas que ministram. Sendo assim, reforçamos, mais uma vez, a necessidade de  acessarem seus e-mails institucionais regularmente e darem ciência aos docentes de que receberam as mensagens e orientações, de modo que possamos enfrentar esta interrupção do calendário acadêmico da melhor forma possível.

Da mesma forma, todo contato da  coordenação do curso com vocês se dá através desse canal, daí a necessidade de abrirem seus emails institucionais com regularidade. Caso necessitem de alguma orientação ou esclarecimento, entrem em contato  através dos e-mails:  coordenacaoletras@unipampa.edu.br  ou zilarego@unipampa.edu.br

Zíla Letícia Pereira Rêgo

Coordenadora do Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa

LEITURAS OBRIGATÓRIAS DE ALGUNS COMPONENTES – 2020/1

Componente:  HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA II (profa. Vera Lúcia Medeiros):

 

1) Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade;

2) Vidas secas, de Graciliano Ramos;

3) O continente I, de Erico Verissimo;

4) Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector;

5) As meninas, de Lygia Fagundes Telles

*  O estudo dos romances será realizado na ordem em que foram listados acima.

————————————————————————————————————–

Componente: ESTUDOS COMPARATISTAS (Profa. Lúcia Britto Corrêa)

Primeiro texto teórico: “Literatura Comparada” série Princípios da Tania Carvalhal

Primeiro texto literário: “Manon Lescaut”  do Abade Prevost

Textos literários:

– Manon Lescaut, do Abade Prévost

– Moll Flanders, do Daniel Defoe

– A Dama das Camélias,  de Alexandre Dumas Filho, romance

– Esplendor e Miséria das Cortesãs, Balzac (último volume da “trilogia” Pai Goriot e Ilusões Perdidas)

– Naná, Zola

– Lucíola, José de Alencar

 

Oficina de Escrita Criativa

Oficina de Escrita criativa com produção de histórias de ficção

A professora Vera Medeiros com participação de professores envolvidos ao Planetário, informa que as inscrições estão abertas, com 3 encontros previstos para: 12/10 (feriado), 02 e 09/11 nos  três turnos (manhã, tarde e noite). Com certificação das horas.

vera.medeiros@unipampa.edu.br

Título: Escritores engajados: Seleta (Zola, Ibsen, Lorca, Sartre)

Escritores Engajados: Seleta  Zola, Ibsen, Lorca, Sartre.

Data de início: 01.02.2019 à 01.12.2019

Com carga horária semanal de 3h

Resumo: O presente Projeto, Escritores engajados 􀂱 Seleta (Zola, Ibsen, Lorca, Sartre), propõe encontros (via leitura de textos e discussões posteriores presenciais) com autores e obras que se enquadram na produção literária ocupada com o comprometimento social, dentro do entendimento de que a palavra literária desvela (“retira o véu”, segundo Jean-Paul Sartre),  que encobre realidades políticas, sociais e culturais, nem sempre visíveis e/ou encobertas. As obras abarcam temas como a exploração pelo trabalho em condições indignas (Emile Zola), a conduta individual frente aos projetos sociais (Ibsen), o autoritarismo reproduzido na família (Federico G. Lorca), e a coerção por motivos ideológicos (Jean-Paul Sartre).

Professora Responsável: Miriam Denise Kelm (miriamkelm@unipampa.edu.br)