OFERTA 2025/2
Defesas de TCC II 2025/1
Confira abaixo as datas e os links das defesas de TCC II (2025.1) do curso de Letras – Português.
Lembrando que os participantes como ouvinte de defesas de TCC são gratificados com horas (ACGs) de pesquisa.
Não deixe de prestigiar os trabalhos de conclusão de curso de suas colegas.
Links para bancas online:
TCC – Drielly: https://meet.google.com/nmr-mbka-xmu
TCC – Leocadia: https://meet.google.com/fou-ddii-kdj
TCC – Mirela: https://meet.google.com/erb-gynd-ryf
TCC – Mayte: https://meet.google.com/knc-oaef-dhc
DIA DA LITERATURA BRASILEIRA
PIBID Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa
CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – Campus Bagé
COORDENADORES: Prof. Dr. Adriano de Souza e Prof. Dr. Nathan Bastos de Souza
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem, com nosso curso, uma longa história na formação inicial e continuada de professores. Isso se traduz na formação acadêmica sólida de inúmeros egressos que passaram pelo Pibid. Nesta edição do Programa, o Subprojeto Letras-Português se organiza em torno das quatro práticas de linguagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular, a saber: a) oralidade; b) leitura/escuta; c) produção (escrita e multissemiótica) e d) análise linguística/semiótica. O subprojeto Letras-Português abarca dois núcleos de iniciação à docência, os quais estão inseridos em seis escolas de Bagé.
O Núcleo 1 está em atuação nas escolas parceiras EEEM Luiz Maria Ferraz (Ciep); EMEF Dr. João Severiano da Fonseca e EEEB Professor Justino Costa Quintana. A identidade teórico-metodológica do grupo é a construção do protagonismo na iniciação à docência pelas práticas diversificadas de letramento escolar. O grupo é coordenado pelo professor Adriano de Souza e conta com a supervisão das professoras Flávia Azambuja, Fernanda Saggiomo e Ana Paula C. Pinheiro.
O Núcleo 2 está em atuação nas escolas parceiras Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado, Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins, IFSUL – Campus Bagé. A identidade teórico-metodológica de atuação do grupo no ensino de português toma como ponto de ancoragem a análise linguística como um eixo articulador das reflexões sobre a linguagem em uso na produção e leitura de textos (verbais e multissemióticos). O grupo é coordenado pelo professor Nathan Bastos de Souza e as supervisoras nas escolas parceiras são as professoras Juliane Porto, Eduarda Schneider da Silva e Josiane Hinz.
Contatos:
Prof. Adriano: adrianosouza@unipampa.edu.br
Prof. Nathan: nathansouza@unipampa.edu.br
Início do semestre letivo 2025/1
Professor Nathan Bastos ministra curso pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)
O Prof. Dr. Nathan Bastos de Souza, do curso de Letras – Português, do Campus Bagé, ministrou um curso nas Escolas da Associação Brasileira de Linguística, a ABRALIN, entre 17 e 19 de setembro de 2024. A iniciativa da ABRALIN, denominada Escolas ABRA, visa proporcionar cursos de curta duração que contemplem a diversidade de pesquisas da comunidade linguística brasileira de forma articulada aos programas de pós-graduação da área.
Nesse sentido, o curso ministrado pelo professor Nathan, “Refração, bivocalidade e ambivalência como categorias de análise nos Estudos Bakhtinianos”, ocorreu na programação do XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (SEPPGEL) e I Encontro Goiano de Pós-Graduação em Letras e Linguística, no âmbito do PPGEL da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Catalão, Goiás.
A proposta do curso articulou trabalhos realizados pelo professor em diferentes frentes, como o Estágio de pesquisa Pós-doutoral recentemente concluído na UFCAT (entre 2022 e 2023), com bolsa CAPES; os projetos desenvolvidos na UNIPAMPA “Estudos bakhtinianos: circulação das ideias, condições de leitura e reapropriações teóricas”, com financiamento de pesquisa da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e “Centro de Escrita da Unipampa (CEU); além das atividades investigativas realizadas pelo Grupo de Estudos Dialógicos do Sul (DIASUL) registrado junto ao CNPq e coordenado pelo professor.
SELEÇÃO BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID
1. Currículo gerado pela Plataforma Freire (htt ps://freire.capes.gov.br/portal/);
2. Carta de Intenções para participação no Programa Insti tucional de Bolsa de Iniciação à Docência;
3. Declaração de Compromissos;
4. Histórico Acadêmico Simplificado;
5. Cópia simples do RG.
















