3. Perfil do egresso | Curso de Farmácia

3. Perfil do egresso

O egresso do Curso de Farmácia da Unipampa terá como característica uma formação generalista, estando apto ao desempenho da profissão em sentido amplo, fundamentado na formação sólida no âmbito do medicamento, sendo esta generalista, humanista, crítica e reflexiva, na sua inserção no contexto da assistência integral a saúde, no senso ético e no espírito empreendedor. Esse profissional terá uma visão global, ética, crítica e humanista capaz de compreender as interfaces política, social e econômica da sua atuação. O Curso de Farmácia da UNIPAMPA em Uruguaiana atende às necessidades da região, suprindo a carência por tais profissionais em todas as suas áreas de atuação.

No âmbito do serviço público, o profissional farmacêutico formado pela Unipampa pode atuar na direção, assessoramento e fiscalização em órgãos de Vigilância Sanitária, assumir a responsabilidade técnica dos setores de dispensação de medicamentos, atuar em Programas de Saúde da Família, realizar atividades de análises clínicas em laboratórios da rede pública, análises toxicológicas e perícia no Instituto Médico Legal.

A ação do farmacêutico na rede pública hospitalar apresenta resultados comprovados na racionalização e economia no uso de medicamentos. Isso é importante porque os municípios da região carecem de profissionais nas áreas citadas.

No setor privado, o egresso do Curso de Farmácia da Unipampa pode assumir a responsabilidade técnica em estabelecimentos farmacêuticos, atuando na dispensação e manipulação de medicamentos, o que atende ao crescente número de farmácias e drogarias da região, visando a promoção do uso racional de medicamentos.

Além disso, através da formação generalista, os profissionais egressos do Curso de Farmácia da Unipampa poderão desenvolver atividades na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos. Com sua atuação diferenciada e abrangente, o farmacêutico pode se desenvolver como profissional da saúde e como empreendedor.