3ª SECON – Semana do Economista

Acontece nesta semana, entre 12/08 e 14/08/2019, a 3º SECON – Semana do Economista. A atividade acontece em comemoração ao dia do economista, 13/08/2019. A programação conta comi Mini-cursos e Palestras, com docentes do curso, egressos e também economistas de outras instituições.  A coordenação do curso agradece aos organizadores e também ao Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS) por ofertar o Mini-curso “Finanças na ponta do lápis: como fazer o dinheiro trabalhar para você no dia-a-dia.”,  com a economista Janile Soares.

 

Docentes e egressos têm trabalhos aprovados no IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional: processos, políticas e desenvolvimento territorial

As docentes Alessandra Troian, Débora Nayar Hoff, Patrícia Roncantto e Margarete Gonçalves tiveram trabalhos aceitos no IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional: processos, políticas e desenvolvimento territorial (https://www.unisc.br/site/sidr/pages/comunicacao.html), juntamente com as egressas do curso de Ciências Econômicas, Rosimari Simas e Cheyenne da Costa Chepa. Destaca-se que os trabalhos refletem a preocupação da Unipampa, sobretudo o curso de Ciências Econômicas, com a dinâmica e o desenvolvimento da região.

Artigos completos:

– Sibele Vasconcelos de Oliveira, Rayssa Vieira Kruger, Alessandra Troian. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À POBREZA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS.

– Rosimari Simas, Alessandra Troian, Patricia Eveline Eveline dos Santos Roncato. A CADEIA PRODUTIVA DA VITIVINICULTURA EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS.

– Raquel Breitenbach, Alessandra Troian. JOVENS RURAIS E AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS: ANÁLISE DA SUCESSÃO E DESEJO DE PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL.

 Pôster:

– Cheyhenne da Costa Chepa, Debora Nayar Hoff, Margarete Leniza Lopez Gonçalves OLIVICULTURA E DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA ANÁLISE SOBRE A EMERGÊNCIA DO SETOR EM SANT’ANA DO LIVRAMENTO, RS.

Foi encerrada a 2a SECON

Na noite de ontem, 20 de novembro, foi encerrada a 2a SECON com uma palestra do prof. Dr. Octávio Augusto Conceição. Tratando do tema “Instituições e Desenvolvimento”, o prof. Conceição apresentou um grande panorama do institucionalismo e seus principais autores e linhas.

O evento contou com um público de mais de 100 pessoas. Estiveram presentes professores das áreas de Economia e Administração e discentes de graduação dos cursos de Economia, Administração e Direito e mestrandos do PPGA.

A atividade foi uma iniciativa do Curso de Economia, com apoio do GEODes e do PPGA.

2a SECON – Palestra de Encerramento ocorrerá no próximo dia 20/11

A 2a SECON fechará com brilho as atividades do ano de 2018. No próximo dia 20 de novembro o Campus Livramento receberá o Prof. Octávio Augusto Conceição. O Prof. Conceição possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lecionando, no Departamento de Economia e Relações Internacionais, as disciplinas de Teoria Macroeconômica II e Economia Brasileira Contemporânea I, e, no Programa de Pós-Graduação em Economia, leciona as disciplinas de Economia Institucional e Teoria Macroeconômica II . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Flutuações Cíclicas e Projeções Econômicas, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, abordagens institucionalistas, economia brasileira, desenvolvimento econômico e crescimento econômico.  É considerado umas nas referências nacionais quando o tema é Economia Institucional. 

Tema: “Instituições e Desenvolvimento”
Palestrante: Octávio Augusto Conceição
Data: 20 de novembro de 2018
Horário 19:30
Local: Auditório da Unipampa

Interessados também poderão participar de uma  rodada de conversa com o professor, para o mesmo dia, às 17h, também no Auditório do Campus Livramento.

 

Agendadas as Bancas de TCC do Curso de Economia de 2018

As Bancas de Defesa de TCC do curso de Ciências Econômicas estão agendadas para a última semana de novembro.  As seções são públicas e contam como ACG para os discentes que se dispõe a participar.

É uma boa oportunidade para conhecer os temas que vem sendo trabalhados por discentes e docentes do curso e antecipar o interesse pela atividade que faz parte da formação de todo Economista.

 

Bancas Ciências Econômicas _ TCC II _2018II

INICIADA A 2a SECON

Na noite de ontem, 23 de agosto, foram iniciadas as atividades relativas à 2a Semana do Economista, 2a SECON. A palestra de abertura foi realizada pelo professor Dr. Fernando Ferrari, ex-professor da Faculdade de Economia, da UFRGS, com uma palestra sobre  “A Conjuntura Econômica Brasileira e as Perspectivas Pós-Eleições”.

O público foi numeroso, estando presentes discentes oriundos, em sua maioria, dos cursos de graduação em Economia, Relações Internacionais e do Mestrado em Administração.

A 2a SECON ainda contará, em sua programação, com curso de capacitação para uso da base de dados SIDRA, do IBGE, em 29 de agosto, com Palestra sobre a profissão do Economista, com representante do CORECON-RS, e uma nova edição do Boteco da Economia.

Fica o registro de agradecimento aos participantes e, em especial, à Comissão Organizadora: Professores Tanise, Patrícia, Lucélia, André, Felipe, Carlos e Altacir.

 

 

,

Docentes e Discentes tem Trabalhos aprovados no Encontro da SOBER

No início desta semana foram divulgados os trabalhos aprovados para apresentação no 56o Encontro da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)

http://sober.org.br/congresso2018/

Até o momento identificamos os seguintes trabalhos relacionados a docentes e discentes da área de Economia:

O TRABALHO NO CAMPO: DIFICULDADES ENCONTRADAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
JOÃO GARIBALDI ALMEIDA VIANA
RAFAEL CAGGIANI LUIZELLI
CAROLINA FREDDO FLECK,
MARTIELE GONÇALVES MOREIRA

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO RURAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2006 E 2016
JOÃO GARIBALDI ALMEIDA VIANA
THAINNI TRINDADE FAGUNDES
ALESSANDRA TROIAN

SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS PECUÁRIOS: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE QUARAÍ/RS
JOÃO GARIBALDI ALMEIDA VIANA
SÁVIO COSTA BORGES
JANINE ELIZABETH MONZON TAMARA

AGRICULTURA FAMILIAR E MERCADOS INSTITUCIONAIS: ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (2009 A 2014)
ALESSANDRA TROIAN
JOSIANE CASTRO PEREIRA
EDENILSON LENCINA MACHADO

O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO E CONCENTRAÇÃO ENTRE 1999 A 2016
EDENILSON LENCINA MACHADO
ALESSANDRA TROIAN
JOSIANE CASTRO PEREIRA

VITÍCOLAS E VITIVINÍCOLAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: ANÁLISE DOS EMPREENDIMENTOS NA CAMPANHA GAÚCHA
ALESSANDRA TROIAN
MICHELE BIELINSKI

Destaco que estes trabalhos são fruto de pesquisa realizada em parceria entre docentes e discentes tanto na área de economia, como junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração.

Docentes e Discentes têm trabalhos aprovados no 9o Encontro de Economia Gaúcha

Na tarde de ontem, 02 de maio de 2018,  foram divulgados os trabalhos aprovados para apresentação no 9o Encontro de Economia Gaúcha – EEG  (http://www.pucrs.br/eventos/inst/eeg2018/).

Das submissões feitas por docentes e discentes do curso de Ciências Econômicas, 4 trabalhos foram aprovados para apresentação no evento:

IMPACTO DOS COREDES FRONTEIRA OESTE E CAMPANHA NO PIB DO RIO GRANDE DO SUL
Maurício Lescano (Universidade Federal do Pampa)
Lucélia Ivonete Juliani (Universidade Federal do Pampa)

DEMOGRAFIA DE EMPRESAS NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE POR TAMANHO, SETOR E LOCALIZAÇÃO, 2006-2013
Carlos Hernán Rodas CÉSPEDES (UNIPAMPA)
Adelar FOCHEZATTO (PPGE/PUCRS)
Leandro Justino Pereira VELOSO (PPGI/UFRJ)

METAS DO I PNE PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE EMPÍRICA
Jessica Alves Machado
Tanise Brandão Busmann

REGIÕES POLARIZADAS: UMA ANÁLISE DO FLUXO MIGRATÓRIO NO BRASIL.
Bruna D. Hernandes
Jessica Alves Machado
Tanise Brandão Bussmann

A Coordenação de Curso parabeniza professores e discentes pelo esforço e pela conquista.