Certificados IV SECON

Os certificados para a IV SECON podem ser obtidos nos links abaixo. Recomenda-se a ferramenta Ctrl + F para pesquisar pelo nome. Caso o certificado não esteja disponível, enviar e-mail para o coordenador do curso de Ciências Econômicas (andreredivo@unipampa.edu.br).

ATESTADO IV SECON – 13/08/2020 – Alunos da Unipampa

ATESTADO IV SECON – 13/08/2020 – Alunos de outras instituições

ATESTADO IV SECON – 14/08/2020 – Alunos da Unipampa

ATESTADO IV SECON – 14/08/2020 – Alunos de outras instituições

 

Dúvidas Frequentes sobre as Atividades de Ensino Remoto Emergencial e Calendário Acadêmico

Prezados alunos, este espaço foi criado para postar dúvidas que tem sido encaminhadas à coordenação do curso. Então elas foram reunidas para que vocês possam ter acesso às respostas. Elas serão atualizadas na medida em que surgirem novas questões.

Sou ingressante, quais sistemas eu preciso usar?

Inicialmente existem quatro sistemas que você deve se inteirar. O primeiro é o Guri (guri.unipampa.edu.br). É nele que você irá realizar matrícula em componentes, fazer ajuste de matrícula ou trancamentos. O segundo é o Moodle, que é uma plataforma de ensino à distância. Nele seus professores podem postar materiais, criar fóruns para dúvidas ou enviar mensagens aos alunos. O e-mail institucional é o terceiro sistema que você deve conhecer. O seu login aparece na página de entrada no Guri e a senha de acesso é a mesma do Guri e do Moodle. Você pode acessar o e-mail institucional em: email.unipampa.edu.br. Por fim, temos o sistema de consulta da biblioteca: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php. Nele você pode consultar a disponibilidade de uma obra, presente nas referências bibliográficas de um componente curricular. Como as bibliotecas da Unipampa estão fechadas, você verá que algumas obras possuem versão digital. Aqui você encontra um guia de como acessar essas obras: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/e-books-minha-biblioteca/

Como será o calendário acadêmico de 2020?

O Calendário Acadêmico de 2020, após as mudanças feitas pelo Consuni, em função da pandemia, será desenvolvido em dois semestres de 15 semanas. O semestre 2020/01 será de 08/09/2020 a 19/12/2020; e o semestre 2020/02 será de 01/02/2020 a 15/05/2020. O ano de 2020 não será contabilizado para fins de tempo máximo de integralização curricular.

Como posso verificar quais componentes estou matriculado?

Você deve acessar o Portal Guri (guri.unipampa.edu.br), realizar o login e ir em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno e verificar o seu diário de classe. Lá estarão os componentes curriculares onde você está matriculado.

Posso alterar os componentes curriculares que me matriculei no início do ano?

Sim, as matrículas podem ser alteradas. Caso queira apenas excluir algum componente curricular da lista que irá cursar, você pode optar pelo trancamento parcial, que acontece entre 18/08/2020 e 26/08/2020. Você deve fazer esse procedimento no Guri, em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno.

Ingressantes precisam refazer matrícula?

Não. Todo ingressante, no ato de matrícula, é inscrito nos componentes curriculares do primeiro semestre do curso.

Ingressantes podem alterar matrícula?

Sim, os ingressantes também poderão alterar a sua matrícula. Podem trancar componentes específicos (trancamento parcial), trancar todos os componentes (trancamento total) ou fazer o ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de componentes). Não é recomendado que os alunos ingressantes excluam componentes curriculares do primeiro semestre e incluam componentes de semestres seguintes. A principal recomendação é que procure a coordenação do curso (andreredivo@unipampa.edu.br) para tirar dúvidas antes de alterar a matrícula.

Vou poder me matricular em componentes que estão no mesmo horário?

Não. Apesar de as aulas acontecerem através de AEREs, podem ocorrer atividades síncronas (“ao vivo”). Neste sentido, pode haver coincidência de que aulas do mesmo horário tenham atividades síncronas no mesmo dia e horário. Consulte o quadro de horários na página do campus (unipampa.edu.br/livramento).

Se eu não quiser mudar os componentes que me matriculei no inicio de 2020, preciso me matricular novamente?

Não. As matrículas realizadas no início do ano não serão excluídas. Elas só podem ser alteradas por iniciativa do aluno, através de trancamento (total ou parcial) ou pelo ajuste de matrícula.

Fui desligado do curso em 2020, como voltar?

Você deve consultar a coordenação do curso de Ciências Econômicas para consultar sobre a possibilidade de restabelecimento de vínculo.

O que é o trancamento de matrícula?

Existem dois tipos de trancamento de matrícula, o total e o parcial. O trancamento total resulta no trancamento de todo o curso durante um semestre. No semestre seguinte o aluno deve realizar a sua matrícula novamente. O trancamento parcial corresponde a suspensão da matrícula em um componente curricular específico. As diretrizes da Unipampa para as AEREs estabelecem que os limites para os trancamentos previstos na Resolução 29 não serão observados nos semestres do período de exceção.

Se eu trancar o curso, posso voltar quando?

Após um trancamento total o aluno poderá trancar novamente o curso por mais um semestre, ou realizar a sua matrícula nos componentes curriculares indicados para a sua trajetória acadêmica. É importante frisar que existem limites para os trancamentos, conforme expresso na Resolução 29. Também salienta-se que os trancamentos realizados no período de exceção não serão computados para a regra estabelecida na resolução citada.

Tranquei o curso no início do ano de 2020, posso retornar ao curso?

Você deve consultar a coordenação do curso de Ciências Econômicas para consultar sobre a possibilidade de reversão do trancamento.

Sou ingressante, posso trancar o curso?

As diretrizes sobre o AEREs não permitem que o ingressante participe do período de trancamento de matrícula. Para os ingressantes que não puderem iniciar o curso na modalidade remota, sugere-se que cancele todas as suas disciplinas no ajuste de matrícula, entre os dias 31/08 e 01/09, no Guri. Em seguida escreva um e-mail para a coordenação do curso (andreredivo@unipampa.edu.br) para justificar a impossibilidade de cursar as disciplinas em modo remoto.

Quais componentes curriculares de 2020/01 serão ofertado por meio remoto? Quantas vagas serão disponibilizadas por componente?

Todos os componentes curriculares previstos para acontecer em 2020/01 serão ofertados. O número de vagas para cada componente permanece o mesmo, de 50 vagas.

As aulas serão “ao vivo”, como uma em uma live?

As diretrizes para as AEREs estabelecem dois formatos para as atividades de ensino: as síncronas e as assíncronas. As síncronas acontecerão em tempo real, de acordo com a orientação que o docente responsável irá encaminhar. Podem ser uma aula pelo Google Meet, por exemplo. Por sua vez, as atividades assíncronas serão atividades que não acontecem em tempo real, também de acordo com as orientações do docente do componente. Podem ser realizadas através da indicação de leituras, ou vídeo-aulas gravadas. A escolha entre atividades síncronas e assíncronas, bem como a sua combinação é de livre iniciativa dos docentes responsáveis pelos componentes curriculares.

Os horários das aulas serão os mesmos? Haverá horários diferenciados?

Sim, os horários das aulas permanecem o mesmo. Apesar de termos atividades de ensino por meio remoto, podem ocorrer aulas síncronas. Por isso é importante respeitar o horário que foi divulgado no início do ano. Horários diferentes podem ser adotados, desde que em concordância de todos os discentes e a coordenação do curso, como prevê o Art. 3, Parágrafo 4º, das diretrizes das AEREs.

E quando houver possibilidade de retorno das atividades presenciais?

As diretrizes das AEREs deixa aberta a possibilidade de ensino por meio da modalidade de híbrida. Nela, serão combinadas atividades presenciais e remotas. Todos os alunos matriculados terão garantia da oferta de vaga nos componentes. Uma nova norma será criada se houver a possibilidade de retorno presencial.

E as Atividades Complementares de Graduação (ACGs)?

Elas também podem ser realizadas por meio remoto. Por exemplo, um curso on-line, feito pelos alunos, ou uma pesquisa realizada por meio remoto, podem ser contabilizadas como ACGs, desde que tenham comprovantes de sua realização.

Outras informações relevantes.

Fique atento ao seu e-mail institucional. É por lá que as informações sobre as aulas serão enviadas, tanto pela Universidade, como pela Coordenação do Curso e também pelos docentes dos componentes curriculares que você está matriculado. Além disso, fique atento a mensagens que você poderá receber dos docentes no Moodle. Neste ano a Unipampa fez uma integração entre o Guri e o Moodle. Então os docentes podem criar as páginas das disciplinas no Moodle através dos alunos cadastrados no Guri. Então pode ser que algum docente crie uma página no Moodle através do Guri. Você saberá dessa informação acessando o seu e-mail institucional.

Estou com outras dúvidas e não sei o que fazer. Como devo proceder?

Sempre mantenha contato com a coordenação do curso para tratar de assuntos tais como matrículas e orientações mais gerais (andreredivo@unipampa.edu.br). Caso tenha dúvida quanto a um componente curricular específico, você pode entrar em contato com o docente responsável. Caso não consiga o contato, você pode procurar a coordenação do curso. Algumas outras dúvidas podem ser resolvidas conversando com os colegas. É importante que vocês se integrem, alunos ingressantes e veteranos.

Abaixo estão alguns documentos importantes

Diretrizes AEREs

Calendário Acadêmico da Graduação

Horários 2020/01

Manual do Aluno 2020

Manual do Aluno

A Coordenação do Curso de Ciências Econômicas elaborou um Manual do Aluno. O objetivo do manual é servir como um documento de orientação aos estudantes de forma facilitada. Nele podem ser encontradas informações sobre alguns dos principais processos acadêmicos e também sobre o curso. O mesmo será atualizado anualmente. Clique no link abaixo e acesse o manual!

Manual do Aluno 2020

 

3ª SECON – Semana do Economista

Acontece nesta semana, entre 12/08 e 14/08/2019, a 3º SECON – Semana do Economista. A atividade acontece em comemoração ao dia do economista, 13/08/2019. A programação conta comi Mini-cursos e Palestras, com docentes do curso, egressos e também economistas de outras instituições.  A coordenação do curso agradece aos organizadores e também ao Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS) por ofertar o Mini-curso “Finanças na ponta do lápis: como fazer o dinheiro trabalhar para você no dia-a-dia.”,  com a economista Janile Soares.

 

Docentes e egressos têm trabalhos aprovados no IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional: processos, políticas e desenvolvimento territorial

As docentes Alessandra Troian, Débora Nayar Hoff, Patrícia Roncantto e Margarete Gonçalves tiveram trabalhos aceitos no IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional: processos, políticas e desenvolvimento territorial (https://www.unisc.br/site/sidr/pages/comunicacao.html), juntamente com as egressas do curso de Ciências Econômicas, Rosimari Simas e Cheyenne da Costa Chepa. Destaca-se que os trabalhos refletem a preocupação da Unipampa, sobretudo o curso de Ciências Econômicas, com a dinâmica e o desenvolvimento da região.

Artigos completos:

– Sibele Vasconcelos de Oliveira, Rayssa Vieira Kruger, Alessandra Troian. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À POBREZA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS.

– Rosimari Simas, Alessandra Troian, Patricia Eveline Eveline dos Santos Roncato. A CADEIA PRODUTIVA DA VITIVINICULTURA EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS.

– Raquel Breitenbach, Alessandra Troian. JOVENS RURAIS E AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS: ANÁLISE DA SUCESSÃO E DESEJO DE PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL.

 Pôster:

– Cheyhenne da Costa Chepa, Debora Nayar Hoff, Margarete Leniza Lopez Gonçalves OLIVICULTURA E DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO: UMA ANÁLISE SOBRE A EMERGÊNCIA DO SETOR EM SANT’ANA DO LIVRAMENTO, RS.

Foi encerrada a 2a SECON

Na noite de ontem, 20 de novembro, foi encerrada a 2a SECON com uma palestra do prof. Dr. Octávio Augusto Conceição. Tratando do tema “Instituições e Desenvolvimento”, o prof. Conceição apresentou um grande panorama do institucionalismo e seus principais autores e linhas.

O evento contou com um público de mais de 100 pessoas. Estiveram presentes professores das áreas de Economia e Administração e discentes de graduação dos cursos de Economia, Administração e Direito e mestrandos do PPGA.

A atividade foi uma iniciativa do Curso de Economia, com apoio do GEODes e do PPGA.

2a SECON – Palestra de Encerramento ocorrerá no próximo dia 20/11

A 2a SECON fechará com brilho as atividades do ano de 2018. No próximo dia 20 de novembro o Campus Livramento receberá o Prof. Octávio Augusto Conceição. O Prof. Conceição possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lecionando, no Departamento de Economia e Relações Internacionais, as disciplinas de Teoria Macroeconômica II e Economia Brasileira Contemporânea I, e, no Programa de Pós-Graduação em Economia, leciona as disciplinas de Economia Institucional e Teoria Macroeconômica II . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Flutuações Cíclicas e Projeções Econômicas, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, abordagens institucionalistas, economia brasileira, desenvolvimento econômico e crescimento econômico.  É considerado umas nas referências nacionais quando o tema é Economia Institucional. 

Tema: “Instituições e Desenvolvimento”
Palestrante: Octávio Augusto Conceição
Data: 20 de novembro de 2018
Horário 19:30
Local: Auditório da Unipampa

Interessados também poderão participar de uma  rodada de conversa com o professor, para o mesmo dia, às 17h, também no Auditório do Campus Livramento.

 

Agendadas as Bancas de TCC do Curso de Economia de 2018

As Bancas de Defesa de TCC do curso de Ciências Econômicas estão agendadas para a última semana de novembro.  As seções são públicas e contam como ACG para os discentes que se dispõe a participar.

É uma boa oportunidade para conhecer os temas que vem sendo trabalhados por discentes e docentes do curso e antecipar o interesse pela atividade que faz parte da formação de todo Economista.

 

Bancas Ciências Econômicas _ TCC II _2018II