Ciências da Natureza | Campus Uruguaiana

Boas Vindas! Semestre 2024-1

 

 

A Coordenação do Curso de Ciências da Natureza deseja a todos(as) os(as) estudantes, professores(as) e técnicos(as) um excelente retorno! Vamos fazer um ótimo semestre e um ano maravilhoso!

Encontro de boas vindas no auditório do prédio 700 dia 18/03/2024 às 19h.

Grade de Horários das Aulas AQUI

Horário dos Ônibus:

Os horários de sábado são comunicados semanalmente.

Ciências da Natureza – Licenciatura

O curso de Ciência da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Uruguaiana, tem por objetivo a formação docente na área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio (química, física e biologia) e ciências naturais no ensino fundamental.

 

Quer saber mais? Assista ao nosso vídeo de apresentação!

Sobre o curso:

 Vagas: 50 vagas anuais               
 Turno de funcionamento: Noturno     
 Carga horária: 3.250h (9 semestres)
 Projeto Pedagógico do Curso 2013:  PPC Ciências Natureza 2013
 Projeto Pedagógico do Curso 2023:  PPC Ciências Natureza 2023
 

Manual do ingressante

A Coordenação Acadêmica do Campus Uruguaiana disponibilizou um manual com informações e dicas importantes que ajudarão os ingressantes na jornada acadêmica aqui no campus.

Esperamos que aproveitem esse material.

manual-do-ingressante-unipampa-uruguaiana

 

Segundo semestre de 2023 contou com seis defesas de TCC


Imagem ilustrativa.

 

Entre os dias 12 e 16 de dezembro seis alunos de Ciências da Natureza defenderam seus Ttrabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Campus Uruguaiana.

Os temas abordados nesse semestre variaram bastante, incluindo botânica, educação ambiental, educação inclusiva, uso de animê na educação e etarismo (confira tabela abaixo).

Segundo o coordenador do curso, Professor Doutor Elenilson Freitas Alves, os TCCs são importantes para consolidar a caminhada que o estudante desenvolveu durante seu período acadêmico, sendo esse o passo final antes de o estudante poder se formar, além de trazer ao conhecimento da comunidade acadêmica e da comunidade em geral as pesquisas que têm sido realizadas no curso, nas mais diversas áreas.


Lista dos TCCs defendidos

Discente: Simone Moreira dos Santos
Título: Impercepção Botânica: análise de um processo de intervenção pedagógica com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Orientador: Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi
Banca: Profª. Dra. Carla Beatriz Spohr; Prof. Msc. Allyson Henrique Souza Feiffer

Discente: Ana Mayume Pinto Alegre
Título: Conectando saberes: educação ambiental e bioma pampa – uma intervenção com jogo de tabuleiro no 7º ano do ensino fundamental em Uruguaiana, RS.
Orientador: Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi 
Banca: Profª. Dra. Carla Beatriz Spohr; Dr. Luiz Roberval Bortoluzzi Castro

Discente: Maria Eduarda Sampaio da Silva
Título: Conexões entre Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos nas Escolas Municipais de Uruguaiana, RS
Orientador: Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi
Banca: Prof. Dr. Elenilson Freitas Alves; Profa. Ma. Aline da Silva Goulart

Discente: Evelyn Everlise Rodrigues Trindade
Título: O Uso de Recursos Didáticos no Ensino da Tabela Periódica com Abordagem Inclusiva para Alunos com Deficiência Visual: Uma Revisão de Trabalhos Publicados nos Anais do EDEQ, ENEQ e ENPEC
Orientadora: Profa. Dra. Mara Regina Bonini Marzari
Banca: Profa. Ma. Aline da Silva Goulart; Profa. Ma. Cristiane Costa Gobbi

Discente: Carlos Henrique Silveira Verçosa
Título: A Utilização do Anime Hataraku Saibou no Ensino de Ciências: A Atuação do Sistema Imunológico
Orientador: Prof. Dr. Robson Luiz Puntel
Banca: Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi; Prof. Dr. Rafael Roehrs

Discente: Claudia Maria Pereira Xavier
Título: Aspectos do Etarismo na Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana 
Orientadora: Profa. Dra. Caroline Sefrin Speroni
Banca: Prof. Dr. Elenilson Freitas Alves; Profa. Ma. Cristiane Barbosa Soares

Unipampa realiza mais uma edição da Feira de Ciências

Equipe de monitores junto com a coordenadora / vista geral dos estandes dos trabalhos

 

Dia 21 de outubro foi realizada a 5ª Feira de Ciências Universidade-Comunidade. Coordenado pela professora doutora Eliade Lima, o evento foi realizado na parte da manhã na  EMEI Mário Quintana – Presidente Vargas esquina Sete de Setembro -, e reuniu diversas escolas de Ensino Profissional, Médio e Fundamental de Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí, num total de 33 projetos participantes, apresentados por 116 alunos orientados por um total de 37 professores.

Além dos participantes, o evento contou com 32 estandes de apoiadores, dentre os quais diversos projetos da unipampa campus Uruguaiana, um do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do campus Itaqui, dois de cursos pré-vestibular – Olavo e Vereda -, além do SENAC e da EMEF Moacyr Ramos, totalizando 135 pessoas envolvidas no apoio.

A estrutura foi organizada e apoiada por 24 monitores, todos alunos da Unipampa, organizados por uma coordenadora geral auxiliada por duas vice-coordenadoras.

Toda essa estrutura foi visitada por um público de mais de 2 mil visitantes entre adultos e crianças.

Confira abaixo as premiações:

Ensino Técnico

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Semana Academica de LCN de 28 a 30/08

Science teacher shortfall hits most disadvantaged | News | RSC Education

Foto: Ilustração/Shutterstock

A Semana Acadêmica é um evento promovido pelo Diretório Acadêmico de Ciências da Natureza, se constituíndo em um evento que busca promover a interação da comunidade acadêmica com atividades que complementam a formação dos alunos do curso com interação e conhecimento de áreas do próprio curso e a participação em workshops e minicursos de diversos temas.

Nesse ano, a Semana está prevista para ser realizada entre 28 e 30 de agosto (segunda a quarta-feira), com a realização de diversos eventos, a começar às 19h da segunda, com uma mesa redonda que terá como tema Inclusão na Educação. Em seguida, das 20h em diante, haverá exposição de trabalhos e de filmes.

Para a terça-feira a partir das 19h estão previstas oficinas de Calculadora Científica, Curriculo Lattes e Escrita acadêmica. às 21h está prevista a realização de uma oficina de Artefatos Pedagógicos (Biscuit). Para a participação nas oficinas será necessário o preenchimento de um formulário para auxiliar na organização e espaço para realização das atividades.

Já a quarta feira começará com uma Roda de Conversa com professores já formados pelo curso e tirar suas dúvidas referentes as questões como o trabalho, oportunidades e outras questões. O evento está previsto para as 19h. Às 21h haverá espaço para apresentações e jogos.


Fotos da Semali 2023

Avaliação do Curso pelos Discentes

Aos nove dias do mês de agosto de dois mil e vinte e dois, às quinze horas, no LIFE, o Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Ciências da Natureza, se reuniu em  reunião ordinária, com a presença dos seguintes membros: Carla Beatriz Spohr, Ailton Jesus Dinardi, Elena Maria Billig Mello, Eliade Ferreira Lima, Fabiane Ferreira da Silva, Raquel Ruppenthal, e Simone Pinton para tratar da seguinte pauta: discutir os encaminhamentos apontados pelo Ofício da PROGRAD no 11/2022/DPDA/UNIPAMPA, que apresenta os extratos de avaliação realizado na pesquisa de autoavaliação institucional e a necessidade de desenvolver os nossos próprios instrumentos de autoavaliação.

• Sobre os resultados da avaliação institucional, os professores presentes à reunião chegaram à conclusão de que o instrumento usado não atende as questões inerentes ao Curso Ciências da Natureza, mostrando-se muito abrangente, com um número excessivo de perguntas, que pode ter sido a causa do baixo índice de participação, visto que apenas 12 discentes responderam ao questionário. A partir do questionário utilizado na avaliação institucional, o NDE organizou um questionário mais específico para o Curso Ciências da Natureza, com 18 questões.
• A avaliação ocorreu no mês de outubro de 2022, com uma adesão de 49 discentes respondentes. E os resultados podem ser verificados no link a seguir:

Apresentação Avaliação do Curso

Importância do PIBID.

A fim de contribuir com a qualidade da educação e atender o que preconiza o PDI 2019-2023, o curso de Ciências da Natureza – Licenciatura tem participado de vários editais voltados ao ensino, dentre eles o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Para ilustrar nossa participação neste importante programa de formação docente, apresentamos um breve histórico dos subprojetos PIBID Ciências da Natureza, dos núcleos de Ciências da Natureza Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

Alguns números das atividades realizadas ao longo desses quase quatro anos: 33 reuniões gerais; 590 reuniões de planejamento dos subgrupos; 42 reuniões de estudos na forma de seminários sobre Pesquisa em Ensino de Ciências; realizaram-se a reestruturação e atualização dos laboratórios das escolas; realizaram-se 124 estratégias ou atividades didático-pedagógicas em sala de aula, trazendo metodologias aprendidas na universidade e aplicando na escola; elaboraram-se 73 materiais didáticos; realizaram-se 83 atividades experimentais nos laboratórios das escolas; realizaram-se 34 oficinas em turno inverso para os(as) estudantes(as) das escolas integrantes do PIBID; criaram-se quatro Clubes de Ciência; organizaram nove Feiras de Ciências; participação em 30 projetos escolares; 32 expedições de estudo; os(as) bolsistas ID apresentaram 103 trabalhos científicos em eventos. Como uma das produções de divulgação científica destacamos o e-book “Subprojeto PIBID ciências da natureza: ações, intervenções e reflexões de pibidianos(as)”.

https://oikoseditora.com.br/files/Subprojeto%20PIBID%20Ciencias%20da%20natureza%20Uruguaiana%20-%20E-book%201.pdf.

O que é o PIBID?

Assim como outros cursos da nossa universidade, que contam com praticas nos futuros ambientes de trabalho, com os cursos de licenciatura não seria diferente, nossas praticas acontecem com a ajuda do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e contribui de forma significativa em nossa formação.

O PIBID tem por finalidade transportar o aluno para dentro da sala de aula, fazendo com que o mesmo viva o ambiente escolar em todas as suas nuances, com a ajuda de um professor orientador que já atua na escola em questão, sendo assim, o discente acompanha a aula ministrada, e após algum tempo, quando estiver familiarizado com as turma e se sentir confiante começa a desenvolver pequenos projetos, para que tenha a experiência de sala de aula.

 

Caso tenha ficado interessado neste maravilhoso programa, aqui vão algumas informações importantes:

  • O programa dura 1 ano e meio.
  • Conta com uma bolsa no valor de R$400,00.
  • É  desenvolvido em 3 escolas diferentes, cada grupo de estudantes é direcionado para uma dessas escolas, e atua conforme a carga horaria do professor da escola em questão.
  • So podem fazer parte do programa alunos que estão no inicio do curso ou chegando na metade no mesmo.

Atualmente já existe um grupo de pibidianos (nome carinhoso que recebemos) atuando em escolas, mas se você não quer perder a oportunidade de fazer parte deste programa fique atento aos site do curso, ao site da universidade e ao seu e-mail acadêmico, pois através desses canais serão enviadas notificações quando for aberto um novo edital.

Programa Licenciaturas Internacionais Portugal

A Coordenação do Curso Ciências da Natureza – Licenciatura, torna pública a seleção de discente bolsista para constituir proposta de projeto ao Programa Licenciaturas Internacional – PLI em Portugal, conforme EDITAL Nº 0074/2015 – CAPES, o qual tem por objetivo selecionar projetos de parceria entre cursos de licenciatura de universidades brasileiras e universidades portuguesas, visando à realização de graduação sanduíche de estudantes brasileiros.

Edital PLI 074-2014 Portugal 

Edital Bolsa Prog Lic Internacionais Portugal