Luis Eduardo de Souza | Curso Superior de Tecnologia em Mineração

Luis Eduardo de Souza

Luis Eduardo de Souza Engenheiro de Minas, Doutor em Engenharia (PPGEM/UFRGS)
Fone: (55) 3281-1711 VoIP 3402
http://lattes.cnpq.br/7470620934641526
luissouza@unipampa.edu.br

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de intercâmbio do programa CAPES-FIPSE no New Mexico Institute of Mining and Technology (NMT), em convênio com a UFRGS e UFMG.

Foi, durante dois anos, engenheiro master da Companhia Vale do Rio Doce, onde desempenhou atividades ligadas à estimativa e classificação de recursos de minério de ferro da Província de Carajás (PA) e do Quadrilátero Ferrífero (MG). Também atuou durante 4 anos como engenheiro responsável pela locação, projeto e acompanhamento da execução de poços tubulares profundos com vistas ao aproveitamento de água subterrânea na EDEF – Poços Artesianos. Trabalhou como consultor em projetos ligados à avaliação de depósitos minerais e planejamento mineiro, utilizando ferramentas geoestatísticas.

Foi professor convidado em disciplinas de graduação (Avaliação de Depósitos) no Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS e pós-graduação (Geoestatística) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRGS. Desde agosto de 2009 atua como Professor Associado no Campus de Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e, desde 2012, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Mineral (PPGTM/UNIPAMPA).

Atualmente, é professor responsável pelas disciplinas:

  • Avaliação de Depósitos;
  •  Desmonte de Rochas;
  •  Geoestatística;
  •  Águas Subterrâneas e Poços Tubulares Profundos.