LEPETRACS | Serviço Social

LEPETRACS

Descrição do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em
Cartografia Socioambiental – LEPETRACS

Redes sociais vinculadas ao LEPETRACS:

Instagram: @lepetracs.unipampa

Horta Comunitária: @hortacomunipampa

Apresentação

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia
Socioambiental – LEPETRACS, é um espaço dedicado à articulação de
atividades de ensino, pesquisa e extensão na temática de cartografia social,
meio ambiente e demais áreas afins, inaugurado em 08 de março de 2022,
porém, idealizado em dezembro de 2021, passando a ser o primeiro laboratório
de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao curso de Serviço Social da
UNIPAMPA, campus São Borja – RS.
Nesse sentido, o laboratório visa angariar recursos intra e extra
universidade através de editais institucionais, locais, regionais, nacionais e
internacionais, bem como corroborar com os preceitos universitários de
consolidação, aperfeiçoamento e promoção da ações acadêmico-técnico-
cientificas, proporcionando a relação entre docentes, discentes e técnicos
administrativos no ambiente universitário, e solidificando a graduação e pós
graduação nos campus da Universidade Federal do Pampa, mais
especificamente no campus de São Borja.

Objetivos

Assim, seguem alguns objetivos que norteiam o LEPETRACS.
– Apoiar os cursos da UNIPAMPA – São Borja, em atividades de ensino de
cunho prático e/ou teórico, principalmente o curso de Serviço Social;
– Desenvolver ações de extensão versando na temática do laboratório e demais
áreas afins;
– Atender os discentes, no apoio às atividades acadêmicas, sejam nas esferas
de ensino, pesquisa e extensão, principalmente nas áreas de temáticas de
cartografia social e ambiental;
– Alicerçar componentes curriculares do curso de Serviço Social, e demais
cursos da UNIPAMPA campus São Borja, que venham ao encontro das
temáticas do laboratório, em questões de ensino;

– Incentivar e propiciar o ambiente para o desenvolvimento de projetos de
extensão envolvendo as temáticas do laboratório, procurando envolver o maior
público possível de discentes, docentes e técnicos administrativos;
– Contribuir com os Programas de Pós graduação do campus, principalmente
no curso de Serviço Social, tanto como um ponto de apoio para a pós
graduação como espaço de discussões acerca da temática;
– Ofertar minicursos diversos, tanto internos, voltados aos membros
participantes, quanto a comunidade acadêmica da UNIPAMPA e demais
interessados da comunidade local;
– Propor projetos de pesquisas, com as mais diversas temáticas de atuação da
equipe;
– Buscar parcerias com instituições nacionais e internacionais que possam
colaborar e produzir frutos de interesse institucional, em atividades de ensino,
pesquisa e extensão;
– Promover e contribuir na organização de eventos locais, regionais, nacionais
e internacionais, a fim de integrar e divulgar a produção técnico científica das
instituições envolvidas;
– Contribuir em possíveis convênios com outras instituições, recebendo alunos
de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse pelas atividades
desenvolvidas pelo laboratório;
– Acolher e contribuir na formação de colegas técnico administrativos que
tenham interesses pelas áreas e linhas de pesquisas que o laboratório
desenvolverá;
– Criar um espaço de acolhimento para discentes interessados nas temáticas
do laboratório, instigando-os na permanência na instituição, e respectivamente
proporcionando/despertando o prazer pela produção científica dentre as mais
diversas formas;
– Envolver alunos, técnicos e docentes de forma que possam dialogar e
aprimorar atividades de ensino, pesquisa e extensão acadêmica nas mais
diversas áreas, principalmente na temática do laboratório;
– Estimular aos discentes o interesse na vida acadêmica, a exemplo do que
ocorre em inúmeras instituições, para que os mesmos tenham interesse na
continuidade de seus estudos, seja em nível de mestrado, doutorado e pós
doutorado;
– Consolidar as ações da Universidade Federal do Pampa, através da criação
de espaços multifuncionais para atendimento às demandas da comunidade
interna e externa;
– Proporcionar aos envolvidos no LEPETRACS, a compreensão da dinâmica
universitária e suas nuances;
– Estimular ações de Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade,
interdisciplinaridade e transdisciplinaridade entre discentes, docentes e
técnicos administrativos, através da participação no cotidiano do laboratório;
– Absorver discentes dos mais diversos cursos da UNIPAMPA, campus São
Borja e demais campus da instituição, que tenham interesse em aprender,
conviver e vivenciar o ritmo de atividades de ensino, pesquisa e extensão,
sejam eles bolsistas ou voluntários.

Estrutura física

O LEPETRACS está sediado na sala 2301, localizada no campus I,
prédio II, 2.º andar sendo composto estruturalmente com equipamentos fruto
de recursos externos, através de editais como por exemplo da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, bem com a colaboração
da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. Para acessar o
espaço, existem escadas com corrimões e elevador, o que facilita a todos os
interessados adentrarem no espaço e desenvolverem as atividades de forma
inclusiva.

Rua Ver. Alberto Benevenuto nº3200
Telefone: +55 55 3430 3395 ou +55 55 3430 9850, RAMAL 6552
VOIP: 6552 Lepetracs

Coordenação do Laboratório:

Proposto e coordenado pelo Prof. Dr. Titular do campus da Unipampa em São
Borja, Roberto Barboza Castanho

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8342891291730467

Equipe de discentes atuais dos projetos de ensino, pesquisa ou extensão
desenvolvidos ou em desenvolvimento no LEPETRACS:

Regionalização das unidades de saúde em São Borja:

Bolsista: Eduardo Cechin; João Paulo Gonçalves; Ana Vitoria Paiva; Luiz Fernando.

Horta comunitária (escolar/universitária): implantação de uma unidade na unipampa – campus São Borja:

Bolsista: Julia Nol Valandro; Emanuele Dalbosco.

Projetos de Pesquisa desenvolvidos no LEPETRACS

2022 – Atual (pesquisa)
REGIONALIZAÇÃO NA SAÚDE DA REDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE
SÃO BORJA – RS: AS GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NO
MAPEAMENTO DE UNIDADES DE ATENDIMENTO

Descrição: Esta proposta, versa sobe o mapeamento e respectiva
regionalização das unidades de atendimento à saúde da rede pública do
município de São Borja RS, consideradas como objetos sociais de extrema
importância para a sociedade, principalmente àqueles que necessitam de
atendimento público gratuito. Metodologicamente, far-se-á uma revisão
bibliográfica envolvendo a temática em voga, desde geotecnologias, saúde,
objetos de prestação de serviço ligados a saúde, entre outros. Na sequência,
serão efetuados os procedimentos de coleta, tabulação e análise de dados
obtidos. Nessa etapa serão elaborados os mapas de localização geográfica de
tais objetos urbanos de atendimento à saúde visando a regionalização destes
atores sociais, contendo as respectivas especialidades por unidade de saúde
identificada. E por fim, serão elaboradas as considerações finais, vindo ao
encontro com os resultados obtidos com o desenvolvimento desta investigação
acadêmico científica. Ao final, espera-se além da regionalização, análise e
prognóstico dos objetos de atendimento à saúde da rede pública do município
de São Borja? RS, promover a divulgação dos resultados obtidos junto ao
poder público, visando a colaboração e possíveis melhorias junto a tais setores,
caso estas sejam necessárias.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Roberto Barboza Castanho – Coordenador / MARCELO CERVO
CHELOTTI – Integrante / Jussara dos Santos Rosendo – Integrante / Maria
Beatriz Junqueira Bernardes – Integrante / Solange Emilene Berwig –
Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do
Sul – Auxílio financeiro.

2022 – Atual (extensão)
HORTA COMUNITÁRIA (ESCOLAR/UNIVERSITÁRIA): IMPLANTAÇÃO DE
UMA UNIDADE NA UNIPAMAPA – CAMPUS SÃO BORJA/RS

Descrição: A produção de alimentos voltamos ao consumo tem se
intensificado nos últimos anos. A exemplo disso, têm-se o crescente aumento
de horas domésticas, escolares, comunitárias, urbanas, entre outras nas mais
diversas modalidades, sejam convencionais, hidropônicas, verticais, etc. Diante
desse cenário, este projeto de extensão, visa instalar uma horta comunitária
nas dependências da UNIPAMPA, campus de São Borja, com a finalidade de
produzir alimentos saudáveis e ao mesmo tempo incentivar a aproximação da
universidade com a comunidade local. Assim, metodologicamente, serão
efetuados alguns procedimentos conforme descritos a seguir: a) levantamento
bibliográfico acerca da temática de hortas comunitárias, variedades, viabilidade
de instalação; b) organização de um instrumento de pesquisa que será
aplicado junto a comunidade acadêmica e paralelamente aberto a comunidade
externa, para verificar o ponto de vista de todos acerca da possibilidade de
implantação da horta comunitária no campus. c) sistematização de materiais a
serem utilizados, desde equipamentos, espaço, variedades, etc. e)
levantamento de custos para a implantação da horta. f) articulação da equipe
de pessoas, turnos, atividades. g) Implantação da horta e manutenção da
mesma. Esta etapa contempla desde a implantação da horta (preparo da área,
canteiros, sistema de irrigação, etc), manutenção da mesma e colheita da
produção. Em relação aos resultados esperados, versará acerca da
implantação da mesma, envolvimento da comunidade interna e externa, bem
como a colheita do que for produzido, e respectivamente distribuído entre
todos. A horta pode ser usada como espaço de práticas pedagógicas de todos
os cursos do campus, para formação e estímulo ao debate crítico sobre
agroecologia, sustentabilidade, preservação, produção local,
empreendedorismo, entre outras. O espaço formativo pode ter o Nea
Unipampa como apoiador.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Roberto Barboza Castanho – Coordenador / MARCELO CERVO
CHELOTTI – Integrante / Borges, Leonardo Alfaiate Ferreira – Integrante /
Segismundo, Mateus Duarte – Integrante / Solange Emilene Berwig – Integrante
/ Valmor Rhoden – Integrante / Gustavo de Carvalho Luiz – Integrante / Merli
Leal Silva – Integrante / Rafael Machado da Silva – Integrante / Simone Barros
de Oliveira – Integrante.

2022 – 2023 (extensão)
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SÃO
BORJA: compreendendo o destino dos resíduos sólidos domésticos

Descrição: A produção de resíduos domésticos sólidos é cada dia maior no
mundo todo. Nesse sentido, esta proposta extensionista, versa elucidar aos
alunos da rede pública são-borjense, da necessidade da correta destinação de
tal rejeito sólido doméstico, considerando as problemáticas oriundas do
descaso com esse tipo de ação. Vale salientar, que a educação do ato de
reciclar deve começar em casa e nas escolas, pois somente assim, será
possível um melhor reaproveitamento dos resíduos, bem como uma destinação
correta de acordo com sua classificação. Assim, metodologicamente, para a
consolidação deste, traçaram-se algumas etapas, tais como: Revisão
bibliográfica sobre reciclagem, descarte correto de resíduos, educação para
reciclagem, princípios dos três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), entre outros
temas. Preparo de material para palestras, oficinas e demais ações a serem
desenvolvidas nas escolas. Paralelamente, será elaborado um folder,
constando informações sobre a temática, que servirá como material
informativo-educacional a ser distribuído nas escolas, seja através de oficinas,
palestras, entre outros, no intuito de mostrar ao aluno a importância da tarefa
de conscientizar e entender como se deve realizar o descarte final e a
reciclagem. Após a realização de todas as etapas, será elaborado um
manuscrito final, contendo as principais contribuições obtidas no decorrer do
desenvolvimento da proposta junto à comunidade escolar de São Borja.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .

Integrantes: Roberto Barboza Castanho – Coordenador / Jussara dos Santos
Rosendo – Integrante / Maria Beatriz Junqueira Bernardes – Integrante /
Solange Emilene Berwig – Integrante.