Depoimentos de egressos | Relações Internacionais

Depoimentos de egressos

“Acredito que ter optado por realizar o curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA foi uma das escolhas mais corretas da minha vida. Devido à representatividade única atribuída as temáticas do Sul Global em sua grade curricular, além do alto nível de formação e dinâmica dos docentes, e o comprometimento dos demais servidores com a instituição e os discentes, considero que tais fatores foram fundamentais para o meu amadurecimento pessoal e acadêmico. No decorrer de minha graduação, obtive a oportunidade de participar de diversos grupos de pesquisa sobre África, Ásia e Oriente Médio, além de cooperar para o fortalecimento de projetos de extensão, como o PAMPASUL, no qual me tornei secretária geral, sendo designada a representar o projeto em diferentes simulações internacionais realizadas por todo o Brasil. Ademais, fui agraciada com o convênio internacional Brasil-México (BRAMEX), realizando um intercâmbio acadêmico no Instituto Tecnológico de Roque – México, responsável por expandir meus conhecimentos acerca de uma realidade exterior à minha, tornando-me uma cidadã mais comprometida com as problemáticas mundiais. No momento atual, já como mestranda civil no Programa de Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra (PPGSID/ESG) e pesquisadora do Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (EGN), concluo que todo o auxílio que me foi proporcionado, especialmente pelos docentes da UNIPAMPA, influenciaram nas aprovações que obtive. Em agradecimento a esse apoio, colaboro como editora assistente da Revista de Relações Internacionais e Defesa (CRID), com o intuito de testemunhar o merecido reconhecimento do curso de Relações Internacionais da UNIPAMPA. Portanto, deixo os meus sinceros agradecimentos àqueles que fizeram parte dessa trajetória”.

Julia de Souza Lucena Nishio, formada em Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa em 2019/02.


“Optar por fazer um curso de Relações Internacionais em uma cidade fronteiriça, a mais de mil e quinhentos quilômetros da minha terra natal e em uma região onde a temperatura no inverno fica abaixo de zero, foi um desafio importante na minha trajetória de vida. Felizmente, o quadro de professores ligados ao curso, a estrutura do campus e o time de servidores públicos e terceirizados lograram propiciar uma formação sólida, atual e de qualidade. Compreender o fenômeno internacional, suas implicações multidimensionais e as diversas abordagens associadas com o campo disciplinar das Relações Internacionais é um ganho intelectual e pessoal que devo ao curso de RI da Unipampa, aos seus sempre prestativos docentes e à minha orientadora. Tal como muitos colegas egressos – vários dos quais tive o prazer de conviver na vívida e receptiva comunidade acadêmica do campus -, tenho na Unipampa o principal motivador e possibilitador de meu ingresso na carreira acadêmica. Hoje curso doutorado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estendendo as agendas de pesquisa e os ânimos acadêmicos nascidos em Livramento, ao âmbito da pós-graduação na capital gaúcha”.

Diego Felipe Barbosa Antunes, formado em Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa em 2015/02.


“Como resultado de um corpo docente e administrativo muito bem capacitado e que se envolvia com os discentes, assim como da grade curricular atualizada e do fomento aos mais diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão, cursar R.I. na Unipampa foi uma experiência única e cheia de oportunidades e aprendizados acadêmicos e pessoais. Além de viver e estudar em uma região de fronteira entre Brasil e Uruguai, o que por si só já é algo singular desse curso, desenvolvi habilidades pessoais, pensamento crítico, pesquisas em diversos temas e atividades de monitoria, assim como pude compartilhar meus conhecimentos com a comunidade local de Santana do Livramento. Ademais, tive a oportunidade, por meio do convênio institucional BRACOL, de estudar por um semestre na Universidad de San Buenaventura – Colômbia, expandindo a minha capacidade de compreensão de mundo e de responsabilidade pessoal com o planeta.   Em poucos meses de formado, obtive a oportunidade de representar o Brasil no Japão ao fazer parte da delegação brasileira no programa do governo japonês Ship for World Youth (Barco da Juventude Mundial) – SWY 32 e iniciei meu mestrado no Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC/SP), sendo a bagagem de extrema qualidade do curso de R.I. que me possibilitou essas conquistas. Por fim, sei que quando precisar, posso contar com o apoio do corpo docente do curso.
Só tenho a agradecer”.

Maurício Luiz Borges Ramos Dias, formado em Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa em 2019/02.


“Realizar o curso de R.I. da Unipampa foi uma oportunidade fundamental de aprendizado e de formação, não somente pelo currículo do curso, mas por poder, ao ser integrante da primeira turma, participar da formação do próprio curso e da universidade em uma região da fronteira brasileiro-uruguaia. Experienciar este processo, junto com um corpo docente e administrativo que também se envolvia nele, contribuiu para desenvolver uma capacidade de análise e de compreensão sobre as relações sociais, suas dinâmicas, seu histórico e, sobretudo, compreender a necessidade do compromisso com a dignidade humana.

Formado, esta experiência me permitiu conhecer e entender a profissão do pesquisador e docente, ingressando no mestrado em Ciência Política na UFRGS, e do prospector internacional, de parceiros e clientes em um escritório de advocacia. Ambos momentos me foram imprescindíveis para, hoje, estar, novamente, trabalhando com pequisa, cursando o doutorado na UnB”.

Alexandre Arns Gonzales, formado em Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa em 2013/01