Publicidade e Propaganda | Campus São Borja | Página: 8

PERÍODO DE APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESTÁ ABERTO NA SECRETARIA ACADÊMICA

A partir do dia 11 de junho até o dia 19, os acadêmicos podem comprovar as atividades complementares na secretaria do campus.

 

Por Alexia Saner

Estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

 

O período de certificar as atividades complementares (ACGs) realizadas pelos alunos começa no dia 11 de junho e estará disponibilizada até o dia 19 do mesmo mês. O aproveitamento das ACGs pode ser feito junto à Secretaria Acadêmica do campus, com os certificados das atividades impressos e com o formulário preenchido, que está disponível no Edital e na Secretaria.

No curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda é necessário que o aluno faça 180 horas de Atividades Complementares, sendo que é preciso ter 10% em cada área: atividades de ensino; pesquisa; extensão; Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão.

As Atividades Complementares de Graduação (ACGs) se dá pela participação do aluno em eventos, Ensino, grupos de pesquisa, atividades de extensão, entre outras ações, dentro ou fora da Universidade. Por exemplo, é necessário ter horas em atividade de pesquisa em grupos coordenados por docentes da Unipampa, mas o aluno também pode realizar cursos online, ou presenciais na cidade em que estuda ou em outra que contará para atividade de Ensino.

O aluno deverá cumprir, no mínimo, 180 horas ao total e em cada grupo de atividade deverá cumprimir, pelo menos, 10% da carga horária de cada área.

 

As ACGs são divididas em 4 áreas, são elas:

1 – Atividade de Ensino:  Segundo o site da Unipampa (https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/) conta horas para a atividade:

  • “cursos nas áreas de interesse em função do perfil de egresso;
  • monitorias em componentes curriculares de cursos da UNIPAMPA;
  • participação em projetos de ensino; estágios não obrigatórios ligados a atividades de ensino;
  • organização de eventos de ensino;
  • participação como ouvinte em eventos de ensino, pesquisa e extensão.”

 

2 – Atividade de Pesquisa: Para esse item, as seguintes ações contam como horas:

  • “participação em projetos de pesquisa desenvolvidos na UNIPAMPA”;
  • “publicação de pesquisa em evento científico ou publicação em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso online’’;
  • “apresentação de trabalho em eventos que tratam de pesquisa, tais como grupos de pesquisa, seminários, congressos, simpósio’’.

Para mais informações sobre Atividade de Pesquisa, acesse: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/

 

3 – Atividade de Extensão: Algumas das atividades que contam carga horário para essa atividade, são:

  • “participação em projetos e/ou atividades de extensão desenvolvidos na UNIPAMPA;
  • organização e/ou participação em eventos de extensão; publicação de atividade de extensão ou publicação de material pertinente à extensão em fontes de referência acadêmica, impressa ou de acesso online.”

Outras atividades que contam horas estão no site: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/

 

4 – Atividade Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão:  contam horas as seguintes atividades:

  • “organização ou participação ou premiação em atividades de cunho cultural, social ou artístico;
  • representação discente em órgãos colegiados; representação discente em diretórios acadêmicos;
  • participação, como bolsista, em atividades de iniciação ao trabalho técnico-profissional e de gestão acadêmica;”

Outras atividades estão no site: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/publicidadeepropaganda/dcgs-e-acgs/

ALUNOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIPAMPA VISITAM AGÊNCIAS PUBLICITÁRIAS EM PORTO ALEGRE

A visita ocorreu na capital do estado e teve como objetivo demonstrar como é o funcionamento de uma agência na prática

 

Por Alexia Saner

Estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

 

Os alunos de Publicidade e Propaganda, junto às professoras Renata Coutinho e Denise Lima, viajaram até a capital do estado, Porto Alegre, para visitar cinco agências de Publicidade e entender como é a prática das empresas no mercado de trabalho.

Os alunos puderam observar como as agências atuam na prática. Fonte: Denise de Lima

Durante os 2 dias de visita, os estudantes foram até as agências Moove, E21, Happy House, Paim e PaimLab para acompanhar o funcionamento profissional delas e aprender sobre a atividade profissional de publicidade.

Fonte: Denise de Lima

A agência Moove está a mais de 10 anos atuando no mercado e atende contas públicas, isto é, órgãos governamentais. A agência não segue o modelo tradicional e com bancadas (mesas) separadas para cada trabalho.  Já a e21 optou por um modelo aberto, dividido em departamentos administrativo e operacional. A Happy House é especializada em endomarketing, ou seja, são ações de marketing para o público interno. Com uma equipe de 70 pessoas, a classificação de trabalho é feita em 6 etapas: diagnóstico, planejamento do processo de comunicação interna e endomarketing, implantação do processo, manutenção do processo, atendimento às demandas de campanhas e mensuração de resultados. Por sua vez, a agência Paim trabalha com parceria estratégica com empresas e tem cerca de 150 colaboradores.  A PaimLab é uma subdivisão da agência Paim, foi criada em 2015 com a intenção de criar inovação na área de comunicação.

Fonte: Denise de Lima

O curso oferece conhecimento teórico e prático, mas entender a técnica da profissão em outras realidades, como é o caso das agências em Porto Alegre é essencial para a qualificação dos futuros profissionais. Para o acadêmico Willian Silva a experiência de observar o trabalho de um agência na prática ofereceu diferentes pontos de vistas sobre o mercado de trabalho. “Foi muito legal ver as estruturas das agências e como funciona o fluxo de trabalho. Pude ver um panorama e uma realidade totalmente diferente”, conta o estudante.  Já para a aluna do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Hallana Vitória, conhecer as agências a incentivou na área em que estuda. “a experiência mais marcante é acreditar no que se faz, pois é o fator principal para fazer dar certo” explica.

Fonte: Denise de Lima

Após 2 anos sem viagem, a comissão de curso ofereceu a viagem com o intuito de integrar a Universidade Federal do Pampa com o mercado de trabalho.

 Fonte: Denise de Lima

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA REOPÇÃO DE CURSO E PROCESSOS COMPLEMENTARES NA UNIPAMPA

O período de inscrição para os os dois processos seletivos na vão até o dia 21 de maio

                          Por Alexia Saner

As inscrições para a Reopção de Curso e os Processos Complementares estão abertas até o dia 21 de maio. Os candidatos interessados em Reopção de curso podem se inscrever no formulário disponível em:  https://www11.unipampa.edu.br/guri/psa/acesso/abrirJanelaLogin. Já para o Processo Complementares a inscrição é através do link a seguir: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/, os selecionados ingressam na Universidade a partir do segundo semestre de 2018.

Os Processos Complementares são reingresso, transferência voluntária e portador de diploma. Dessa forma, podem participar ex-alunos que estejam afastados da universidade a, pelo menos, menos 2 (dois) anos. Acadêmicos que estejam matriculados ou que tenham trancado a graduação em outras universidades, seja pública ou privada, também fazem parte do processo. Além disso, graduados em outras instituição de educação superior podem participar através do Portador de Diploma.

Por sua vez, a Reopção de Curso é para os discentes interessados em mudar de curso na instituição que estudam ou o turno do curso.

No campus São Borja, o curso de Publicidade e Propaganda está ofertando 10 vagas para reopção de curso e 20 para os processos seletivos complementares.

Os critérios para a seleção no Processo Seletivo  na área de Transferência voluntária, segundo o Edital:

“a.candidatos oriundos de Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda; b.candidatos oriundos de outros cursos de Comunicação Social; c.candidatos oriundos de outras áreas, que dispensem, pelo menos, 300 (trezentas) horas/aula do Curso de Comunicação Social, tendo como referência o currículo vigente na UNIPAMPA. Portador de diploma: candidato que tenha sido aprovado em disciplinas que dispensem, pelo menos, 300 (trezentas) horas/aula do Curso de Comunicação Social, tendo como referência o currículo vigente na UNIPAMPA.”

Já para a Reopção de Curso os critérios, segundo o Edital, são:

“a) número de vagas existentes no curso desejado (de acordo com o presente Edital); b) o candidato deverá ter cursado componentes curriculares que integralizem no mínimo 300 (trezentas) horas no curso de graduação da UNIPAMPA com o qual possui vínculo; c) quando a reopção implicar mudança de turno do mesmo curso, os componentes curriculares deverão corresponder à integralização do primeiro semestre do curso de origem”.