Publicidade e Propaganda | Campus São Borja | Página: 5

Curso de Publicidade leva 3 prêmios no Expocom Sul 2021

Na última sexta-feira (06/08) aconteceu a festa de premiação do Expocom Sul 2021. Os alunos dos cursos de Comunicação da Unipampa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas estavam com 20 trabalhos selecionados para concorrer com outras instituições públicas e privadas. Os três cursos tiveram alunos premiados.

Parabenizamos a todos os alunos e alunas que tiveram seus trabalhos selecionados, e comemoramos junto aos que ganharam essa etapa regional, em especial os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que teve três trabalhos premiados, são eles:

Aluno Líder: Luis Henrique de Almeida

Título do trabalho: Pesquisa sobre o consumo do público jovem em relação às ações comunicacionais da marcar Colgate-Palmolive.

Aluno Líder: Gabriel Henrique Ricciardi Mattos

Título do trabalho: Conecte-se Ao Artista próximo a você Spot Institucional para ABRAMUS.

Aluno Líder: João Paulo Pinto Pombalino

Título do trabalho: Planejamento estratégico de campanha publicitária em mídias digitais para a empresa Abramus.

Estamos orgulhosos! Pois mesmo em meio a um período tão difícil, com tantas adaptações, colhemos os frutos de trabalhos incríveis. Parabéns a todos que participaram, e seguimos juntos para a etapa nacional! Estamos com vocês.

Finalistas da Expocom Sul 2021

No último dia 05 saiu a lista oficial com o resultado dos trabalhos selecionados para a Expocom 2021, e o curso de Publicidade e Propaganda parabeniza todos os classificados para a etapa regional. O evento acontecerá de forma online nos dias 02 a 06 de agosto. Porém os vídeos devem ser submetidos no site da Expocom até o dia 16/07.  Os vencedores da etapa regional passam a concorrer ao Expocom Nacional!

Confira a baixo os nomes dos classificados:

 

Publicitário Paulo Coelho participa de conversa com estudantes da Unipampa

Imagem retirada da webNo dia 03 de março de 2021, o publicitário Paulo Coelho participou de um bate-papo com os alunos do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda. A atividade ocorreu na disciplina de Direção de Arte I, ministrada pela Profª. Drª. Denise Aristimunha de Lima. Paulo é formado em Comunicação Social pela ESPM, diretor de criação e atua há mais de 15 anos no mercado. Ele já trabalhou nas mais importantes agências brasileiras e também com diversas marcas, entre elas Johnson & Johnson, Heinz, Yahoo!, Unilever, Philips, IBM, Allianz, Pfizer, Ambev, Banco Itaú, Vivo Mobile (Movistar), LEGO, OLX, Forbes, Billboard. Com o resultado de seu trabalho, Paulo ganhou diversos prêmios como Cannes, Clio, London International Awards, Communication Arts, NY Festival, El Ojo e Wave Festival.
Paulo Coelho dialogou com os alunos a respeito de seu processo criativo e sobre o trabalho no mercado publicitário. Conforme a profa. Denise Lima, a atividade gerou interatividade com os alunos e foram feitas muitas perguntas ao convidado. Ainda de acordo com a professora, um dos pontos importantes da participação foi a apresentação de peças audiovisuais explicando a criação e produção bem como os detalhes de diferentes estratégias utilizadas com cada um dos clientes.

 

Último Papo de Comunicação de 2020 será nesta sexta, 04/12, às 19h

A última edição do ano de 2020 do Papo de Comunicação já tem data e hora marcada: será dia 04/12, às 19h. A convidada do bate-papo será Juliana Petermann, Publicitária e Mestre em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Juliana é docente da UFSM, lecionando na graduação e pós-graduação da universidade. É autora dos livros “Cartografia da Criação Publicitária” e “Criação Publicitária: Desafios no Ensino”, sendo o último lançado este ano, com parceria de Fábio Hansen e Rodrigo Correa. O papo terá como tema “Desafios no ensino e na pesquisa em Publicidade”, sendo mediado pela Profa. Dra. Juliana Salbego.

Para não esquecer:
? Na sexta-feira, 04/12;
⏰ Às 19 horas;
?No canal do YouTube do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA: https://bit.ly/3jn8Ww3

Inscrições abertas para ouvintes – Defesas públicas de TCCs de 2020.1

A Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), publiciza os links de inscrições para as defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso do 1º semestre de 2020, em formato remoto. Assim, pela particularidade das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs), haverá um limite de até 10 (dez) inscritos por sessões, com o objetivo de evitar transtornos. A seguir, há os links das inscrições:
Obs.: após o preenchimento das 10 vagas, os formulários serão encerrados automaticamente.

Defesa pública da discente Luana Dias Kasper
Data e horário: 01/12/2020, às 11h
Título do trabalho: Firehosing: uma obscura estratégia de Comunicação Política
Banca examinadora: Prof. Dr. Marco Bonito (Orientador), Prof. Dr. Gabriel Feil e Prof. Dr. Thiago Sampaio
Link de inscrição para ouvintes: https://forms.gle/6w5yuSwtLUerPyzZ6

Defesa pública do discente Pedro Cobra Lisboa Rosa
Data e horário: 01/12/2020, às 14h
Título do trabalho: Os sons do sentido: uma análise sobre as potencialidades do áudio em podcasts com branded content
Banca examinadora: Profa. Dra. Sara Feitosa (Orientadora), Profa. Dra. Renata Coutinho e Prof. Dr. Alexandre Augusti
Link de inscrição para ouvintes: https://forms.gle/dELQZqJregajvMXz6

Defesa pública do discente Vagner Feliciani Ferreira
Data e horário: 03/12/2020, às 10h
Título do trabalho: VT publicitário para as redes sociais: skatingboarding em ação
Banca examinadora: Profa. Dra. Roberta Thier (Orientadora), Profa. Dra. Denise Lima e Profa. Dra. Juliana Salbego
Link de inscrição para ouvintes: https://forms.gle/Rwkkpu1qYWkhbnx8A

Calendário de Defesas Públicas – TCCs 2020.1

A Coordenação do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), torna público o calendário de Defesas Públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso do 1º semestre de 2020, em formato remoto. Por conta da particularidade das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs), haverá um limite de até 10 (dez) convidados por sessões, com o objetivo de evitar transtornos, assim, as inscrições por meio de formulários iniciarão amanhã, 27/11.

4º Papo de Comunicação será nesta sexta, 20/11, às 18h

A próxima edição do Papo de Comunicação já tem data marcada: dia 20/11, às 18 horas, no canal do YouTube do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O bate-papo terá como convidada Carla Ernesto, Publicitária pela UNIPAMPA e Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Carla, durante a graduação, desenvolveu como pesquisa de seu Trabalho de Conclusão de Curso uma análise crítica do filme “Aliados pelo respeito” do Banco Bradesco sobre a representatividade da mulher negra na Publicidade. Possui interesse na área de Estudos Culturais, Publicidade Audiovisual e Análise de discurso. A Profa. Dra. Mérli Leal Silva fará a mediação. É importante citar ainda que, o bate-papo virtual terá como tema “Mulher negra e representação na publicidade”, fazendo alusão ao dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Para não esquecer:
? Na sexta-feira, 20/11;
⏰ Às 18 horas;
?No canal do YouTube do curso de Publicidade e Propaganda da UNIPAMPA: https://bit.ly/3jn8Ww3

 

3º Papo de Comunicação discute Cultura Digital e Publicidade em Maputo

Mais uma edição do Papo de Comunicação, ação que faz parte do Projeto de Gestão Ensino-Aprendizagem do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), aconteceu hoje, 30/10, no canal do YouTube do curso de PP, contando com a participação da convidada Camila Rodrigues Pereira, Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período sanduíche na Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, sendo mediado pela Professora Doutora Mérli Leal Silva. O bate-papo virtual teve como tema “Cultura Digital e Publicidade em Maputo”.

Durante o papo, temas como intercâmbio cultural, cultural digital em Maputo, contribuições do intercâmbio acadêmico na pesquisa da convidada foram explanados. Camila comentou que passou 6 meses em Maputo, desenvolvendo a sua pesquisa de Doutorado e partilhou as suas vivências na capital de Moçambique.

Ramon Boeni, estudante do sétimo semestre de PP, comentou sobre a importância do bate-papo: “a professora Camila, sempre foi muito aberta em relação aos ensinamentos e trocas que ela nos proporcionava, as aulas sempre eram diálogos que nos enriqueciam muito, então, quando vi que o Papo de Comunicação seria com ela, logo me empolguei, sem falar que a experiência em outro país é algo que busco muito. O bate-papo foi muito bom, saber das vivências dela e conhecer um pouco de um país que a mídia brasileira (e acredito que a mundial também) tanto invisibiliza e ao mesmo tempo tem um mesmo idioma oficial que o nosso. Para o curso, tem uma importância enorme, não podemos falar de um olhar mais humanizado se ele não vê/chega a outras vivências como em Moçambique e Cuba, e muito orgulho do curso e das professoras Mérli e Camila de compartilharem isso conosco. Parabéns a equipe realizadora e ao curso que tanto tenho orgulho!”, salientou.

Profa. Dra. Mérli Leal Silva e a convidada Camila Rodrigues Pereira durante o 3º Papo de Comunicação

Prazo para solicitações de ACGs ficará aberto até 12 de novembro

Considerando o atual contexto e a realização das atividades acadêmicas de forma remota, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) disponibilizou formulários, por campus, para que os discentes possam realizar suas solicitações de aproveitamento de Atividades Complementares de Graduação (ACGs). A solicitação compreenderá o preenchimento do formulário e a anexação dos documentos solicitados no mesmo (documentos comprobatórios). O prazo vai de 26 de outubro a 12 de novembro, através do preenchimento do seguinte formulário: https://bit.ly/3nydfIh


⚠️ IMPORTANTE: O discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento do formulário. A utilização do
login e da senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica, ficando dispensado, assim, o envio de documento físico assinado. 

As ACGs do curso de Publicidade e Propaganda são classificadas em 4 grupos de atividades:
1️) Atividades de Ensino;
2️) Atividades de Pesquisa;
3️) Atividades de Extensão;
4️) Atividades Culturais e Artísticas, Sociais e de Gestão.

É importante lembrar que devem ser cumpridas 180 horas de ACGs, somando todas as atividades dos grupos citados anteriormente. Desta carga horária total, devem ser cumpridas, no mínimo, 18 horas em cada um dos quatro grupos. No link que segue, há a discriminação de cada atividade, com as respectivas cargas horárias aceitas nas modalidades: https://bit.ly/3jaeCJy

Bate-papo com Publicitário movimenta aula de Redação

Durante a aula do componente curricular “Redação Publicitária: Impresso e Rádio”, do dia 09 de outubro de 2020, muito conhecimento e trocas de experiências foram compartilhados pelo convidado Luiz Gustavo Fonseca, profissional de Publicidade e Propaganda, que atua no mercado de redação publicitária há mais de 15 anos.

LG, como é conhecido, pontuou algumas questões importantes que os estudantes de Publicidade e Propaganda deveriam ter escutado durante o percurso acadêmico, como encontrar uma dupla de criação e a importância da defesa de ideias, que é uma das principais obrigações para um Publicitário em início de carreira.

A Profa. Dra. Mérli Leal Silva, docente responsável pelo componente curricular, comentou sobre a relevância de trazer o mercado para dentro da sala de aula: “[…] há uma distância muito grande entre o mercado de criação e o que se faz em sala de aula e é interessante ouvir o que se faz no mercado, para definirmos alguns parâmetros éticos e para onde queremos ir, fazendo questionamentos e problematizações sobre ele”, destacou a professora.